Quer anunciar na ReefCorner também? Clique aqui e saiba como!

Todos os Fóruns
 Aquarismo
 Faça Você Mesmo
 Calha de LEDs - 10 leds de 3W cada
   Todos os usuários podem enviar NOVOS tópicos a este fórum
   Todos os usuários podem responder neste fórum
Página Seguinte
 Imprimir
Autor Tópico Anterior: Ajuda com projeto de luminária Tópico 115427 Tópico Seguinte: sensor de Nível
Página: de 2

André Varella

São Carlos
SP - Brasil

775 Mensagens

Publicado - 14/07/2010 :  7:26:06 PM  Mostrar perfil  Adicionar André Varella a lista de contatos
Não qualificado
Olá pessoal....
Tenho acompanhado sempre o fórum mas meio distante de postagens, e percebi que muita gente tem interesse em iluminação por LEDs, principalmente destes mais potentes, apropriados para o uso em aquas.
Bem, esse meu projeto teve como objetivo um teste, de forma que eu vou retirar uma lâmpada t5 do meu aqua e colocar esta calha no lugar, por isso que fiz ela desse jeito, comprida, para ocupar o lugar de uma lâmpada mesmo. Caso o resultado seja satisfatório (está sendo e muito até agora, apesar de ter colocado a calha a apenas dois dias), vou construindo mais calhas e na medida que as lâmpadas t5 forem vencendo troco por leds.

Neste projeto gastei muito pouco... fiz praticamente tudo. Optei por colocar nesta calha metade dos leds branco frio (6500K) e outra metade azul (fica até amis azul que a lâmpada t5), mas para as próxmas talvez eu coloque mais brancos.

Bem, vamos às especificações:

- calha de 90 cm - alumínio com dissipadores e proteção frontal com acrílico
- 30W (10 LED de 3W cada - 5 azul e 5 branco)
- driver de potência (4,2V x 700mA) x 10 --> drivers independentes
- entrada automática 110/220VAC - corrente constante na saída

Bem, vamos a algumas fotos.....

este é o driver na minha mão...
Imagem

Imagem

este é o driver aberto
Imagem

LED branco e LED azul na calha
Imagem Imagem

calha com LEDs
Imagem

dissipadores
Imagem

e finalmente a calha acesa
Imagem

Imagem Imagem

Bem, é isso aí.... qualquer crítica ou questionamento fiquema vontade em perguntar.

Grande abraço, André Varella.

André Varella
 Desconectado ~  Usuário desde: 16/07/2008  ~  Última Visita: 01/02/2012 Alertar Administração 

Marcelo Ishikawa

Guarulhos
SP - Brasil

366 Mensagens

#825051 Publicado - 14/07/2010 :  7:49:07 PM  Mostrar perfil  Adicionar Marcelo Ishikawa a lista de contatos
Não qualificado

opa parabens andre, ficou bem funcional...

duvida- vc usou 1 driver p/cada led ´e isso? onde vc conseguiu?

abvraços

marcelo_ishikawa@terra.com.br
 Desconectado ~  Usuário desde: 02/05/2008  ~  Última Visita: 05/02/2012 Alertar Administração  Ir ao inicio da página

André Varella

São Carlos
SP - Brasil

775 Mensagens

#825228 Publicado - 15/07/2010 :  9:12:44 PM  Mostrar perfil  Adicionar André Varella a lista de contatos
Não qualificado
Olá Marcelo... exatamente. Um driver para cada LED. Desta forma sai mais barato do que ter um driver para um conjunto (claro, falando de poucos leds). Cada driver é de 4,2V x 700mA. Comprei pelo ebay... chegaram de boa, inclusive os LEDs foi por lá....

André Varella
 Desconectado ~  Usuário desde: 16/07/2008  ~  Última Visita: 01/02/2012 Alertar Administração  Ir ao inicio da página

Marcelo Ishikawa

Guarulhos
SP - Brasil

366 Mensagens

#825363 Publicado - 16/07/2010 :  1:47:08 PM  Mostrar perfil  Adicionar Marcelo Ishikawa a lista de contatos
Não qualificado
OPAAA fmza.....seria muita indelicadeza saber os valores?? ahahha.qto fcou o projeto?

abraçosss

marcelo_ishikawa@ig.com.br
 Desconectado ~  Usuário desde: 02/05/2008  ~  Última Visita: 05/02/2012 Alertar Administração  Ir ao inicio da página

André Varella

São Carlos
SP - Brasil

775 Mensagens

#825422 Publicado - 16/07/2010 :  6:34:48 PM  Mostrar perfil  Adicionar André Varella a lista de contatos
Não qualificado
Indelicadeza nenhuma Marcelo.
Peguei um lance muito bom... nem previa comprar leds agora, mas......... navegando pelo ebay vi um leilão que terminaria em 15 minutos... num lote de 5 leds de 3W branco 6500K por $0,99 sem nenhuma oferta.... dei o lance e ganhei... logo que ganhei vi que o mesmo vendedor tinha um leilão igual para leds azuis... e sem nenhuma oferta... $0,99 de novo. Então custou nos 10 leds, $1,98 + frete, que deu um total de cerca de 30 reais já com o frete.
Os drivers fiaram 35 reais com o frete também....

O resto, é o preço nromal... placa de circuito, trilho de alumínio... coisinha aqui, alí... ventoinha (porque os drivers esquemtam bem), etc.... nada demais....

Se animou em fazer umas calhas?

Abraço

André Varella
 Desconectado ~  Usuário desde: 16/07/2008  ~  Última Visita: 01/02/2012 Alertar Administração  Ir ao inicio da página

Marcelo Ishikawa

Guarulhos
SP - Brasil

366 Mensagens

#825439 Publicado - 16/07/2010 :  7:23:04 PM  Mostrar perfil  Adicionar Marcelo Ishikawa a lista de contatos
Não qualificado
opa...com certeza...porem nunca comprei pelo ebay...( os leds aki no br sao muito caros em comparação com os gringos..)..porem desconheço estas negociações....

haha se vc for comprar mais me avise...eu deposito na tua conta...... ahha assim vem de uma vez só........ahaha  eu pago o frete.....sei la.. ahahah...

pois cada led aki no br achei por quase 10R$ cada.....

ahah  abraçossss

sucesso obrigado pelas respostas.

Marcelo Ishikawa

marcelo_ishikawa@ig.com.br

Marcelo Ishikawa

Guarulhos
SP - Brasil

366 Mensagens

#825472 Publicado - 16/07/2010 :  9:42:12 PM  Mostrar perfil  Adicionar Marcelo Ishikawa a lista de contatos
Não qualificado
travou tudo

marcelo_ishikawa@globo.com

Joel Quadros

São Paulo
SP - Brasil

241 Mensagens

#825572 Publicado - 17/07/2010 :  2:22:42 PM  Mostrar perfil  Adicionar Joel Quadros a lista de contatos Ver Álbum de Fotos
Opa André! Muito lega hein! Também vou começar alguns testes com leds. Vc. disse que os drivers esquentam, mas e os Led's esquentam tb?
Outra coisa, onde vc. comprou o trilho de aluminio?

[]'s Joel
 Desconectado ~  Usuário desde: 29/05/2003  ~  Última Visita: 27/03/2011 Alertar Administração  Ir ao inicio da página

André Varella

São Carlos
SP - Brasil

775 Mensagens

#825661 Publicado - 17/07/2010 :  10:14:48 PM  Mostrar perfil  Adicionar André Varella a lista de contatos
Não qualificado
Olá Marcelo.... se vc encontrar LEDs de boa qualidade por 10 reais pode comprar... rsrsrs... aqui são mais caros que isso com certeza... rs
Bem, não dá muito certo isso de eu comprar por você pelo seguinte: comprei barato assim porque foi um leilão em um lote... e ninguém mais ofertou, então comprei por este preço barato, e foi só um lote... senão já teria comprado muitos mais pra mim mesmo... rs... Então, ou vc compra pelo preço de venda direto ou fica esperto nesses leilões, mas fica sujeito as quantidades do lote em questão.
Sobre comprar no ebay, é tranquilo.... veja vendedores bem qualificados que não tem erro....

Olá Joel.... os LEDs esquentam sim, todos esquentam, e estes de 3W para cima muito mais, por isso a necessidade de dissipadores de calor sobre eles. Neste caso, usei dois trilhos de alumínio usados em cortinas rebitados um de costas para o outro... rsrs... prático e barato.

Qualquer coisa é só perguntar.... grande abraço,          André

André Varella

André Varella

São Carlos
SP - Brasil

775 Mensagens

#825662 Publicado - 17/07/2010 :  10:15:29 PM  Mostrar perfil  Adicionar André Varella a lista de contatos
Não qualificado
Olá Marcelo.... se vc encontrar LEDs de boa qualidade por 10 reais pode comprar... rsrsrs... aqui são mais caros que isso com certeza... rs
Bem, não dá muito certo isso de eu comprar por você pelo seguinte: comprei barato assim porque foi um leilão em um lote... e ninguém mais ofertou, então comprei por este preço barato, e foi só um lote... senão já teria comprado muitos mais pra mim mesmo... rs... Então, ou vc compra pelo preço de venda direto ou fica esperto nesses leilões, mas fica sujeito as quantidades do lote em questão.
Sobre comprar no ebay, é tranquilo.... veja vendedores bem qualificados que não tem erro....

Olá Joel.... os LEDs esquentam sim, todos esquentam, e estes de 3W para cima muito mais, por isso a necessidade de dissipadores de calor sobre eles. Neste caso, usei dois trilhos de alumínio usados em cortinas rebitados um de costas para o outro... rsrs... prático e barato.

Qualquer coisa é só perguntar.... grande abraço,          André

André Varella

Hevertton Santos

Curitiba / Cascavel
PR - Brasil

217 Mensagens

#825901 Publicado - 19/07/2010 :  12:13:33 AM  Mostrar perfil  Adicionar Hevertton Santos a lista de contatos
Não qualificado
Oi André! 
Gostei da tua ideia. To doido pra montar uma coisa assim..
como eu acho esse esquema do driver??? achei um site de leds bem legal...

superbrightleds.com

Vc tem uma dica de driver? Se vc tiver tempo de dar uma olhada no site que passei ai... será que vc não poderia dar uma olhadinha, e ver se tem algum desses drivers compativeis com os leds... pra eu encomendar?
eheheh

agradeço tua gentileza!

grande abraço

M.I.C.T.M.R.

Meu Boyu 450
http://www.reefcorner.org/forum/hever_boyu_450-100297
 Desconectado ~  Usuário desde: 18/08/2009  ~  Última Visita: 12/01/2012 Alertar Administração  Ir ao inicio da página

André Varella

São Carlos
SP - Brasil

775 Mensagens

#825985 Publicado - 19/07/2010 :  2:02:26 PM  Mostrar perfil  Adicionar André Varella a lista de contatos
Não qualificado
Ola Heverton.
Esse site que vc passou tem bastante coisa legal sim, e de qualidade.... esses LEDs da marca CREE são muito bons, mas acaba saindo muito caro (pro meu bolso pelo menos), tendo em vista que custam na faixa de 10 dólares cada um pelo que vi.
Bem, os drivers que estou usando servem para estes LEDs também, e comprei pelo ebay:

http://cgi.ebay.com/ws/eBayISAPI.dll?ViewItem&item=150445374941&ssPageName=ADME:B:EOIBSA:US:1123

O anuncio já terminou, ma serve para vc procurr por outro semelhante. Os Leds comprei em um leilão... coisa de ocasião... foi muito barato... e vc pode ficar tento tb.

Tem drivers nacionais tb... só dar uma procurada, mas acaba saindo mais caro tb...

Abraço,           André Varella.

André Varella

Hevertton Santos

Curitiba / Cascavel
PR - Brasil

217 Mensagens

#826052 Publicado - 19/07/2010 :  7:49:17 PM  Mostrar perfil  Adicionar Hevertton Santos a lista de contatos
Não qualificado
Grande garooooto... valeu...
vou dar uma olhadinha nesse link pra procurar um semelhante!!

abração

M.I.C.T.M.R.

Meu Boyu 450
http://www.reefcorner.org/forum/hever_boyu_450-100297
 Desconectado ~  Usuário desde: 18/08/2009  ~  Última Visita: 12/01/2012 Alertar Administração  Ir ao inicio da página

Ricardo Balthazar

Presidente Prudente
SP - Brasil

466 Mensagens

#826119 Publicado - 19/07/2010 :  10:34:46 PM  Mostrar perfil  Adicionar Ricardo Balthazar a lista de contatos Ver Álbum de Fotos
Não qualificado

olá, desculpa minha ignorancia, mas para que comprar esses driver???

não seria mais facil vc arrumar uma fonte qualquer com voltagem desejada e ligar direto no led??

uma fonte de computador em 5v solta 30 amperes da ligar uma p*da de led, ou não da certo????

obrigado

ricardo

e mail ricamp@yahoo.com.br
 Desconectado ~  Usuário desde: 24/08/2004  ~  Última Visita: 01/05/2011 Alertar Administração  Ir ao inicio da página

Marcelo Ishikawa

Guarulhos
SP - Brasil

366 Mensagens

#826141 Publicado - 20/07/2010 :  12:13:36 AM  Mostrar perfil  Adicionar Marcelo Ishikawa a lista de contatos
Não qualificado
Citação:

olá, desculpa minha ignorancia, mas para que comprar esses driver???

não seria mais facil vc arrumar uma fonte qualquer com voltagem desejada e ligar direto no led??

uma fonte de computador em 5v solta 30 amperes da ligar uma p*da de led, ou não da certo????

obrigado

ricardo

[i][right]Mensagem original de Ricardo Balthazar - 19/07/2010 :  7:34:46 PM[/right][/i]

opa ...entao a fonte de pc liberando a tensão que o led precisa e sua corrente...claro q serve....
mas como o colega disse..ele comprou de um leilao...e pagou muito barato.....

agora.....um driver é especificamente projetado para fornecer uma corrente FIXA......assim sendo...a vida util do led é mais proxima da estipulada pela fabrica...
( nada impede que afonte do pc, seja alterada..ou feito um limitador de corrente.......).

abraçoss

André Varella

São Carlos
SP - Brasil

775 Mensagens

#826307 Publicado - 20/07/2010 :  5:44:46 PM  Mostrar perfil  Adicionar André Varella a lista de contatos
Não qualificado
Olá Heverton... boa sorte na procura aí....

Ricardo.... esses drivers são pequenas fontes de corrente e tensão constantes...
Se fosse usar uma fonte de PC, teria que usar reguladores, e mesmo assim não ficaria de primeira.... além de disperdiçar energia, de certa forma.

Valeu por adiantar a reposta Marcelo....

Abraço

André Varella

Marcelo Ishikawa

Guarulhos
SP - Brasil

366 Mensagens

#826308 Publicado - 20/07/2010 :  5:47:09 PM  Mostrar perfil  Adicionar Marcelo Ishikawa a lista de contatos
Não qualificado
opaaaaa  Andre.......eaeee...ja "testou"...mandou ver em cima do reef??? ahahah fotosss  fotos....fotossss  abraçosss

marcelo_ishikawa@hotmail.com

André Varella

São Carlos
SP - Brasil

775 Mensagens

#826330 Publicado - 20/07/2010 :  7:45:53 PM  Mostrar perfil  Adicionar André Varella a lista de contatos
Não qualificado
Ainda não, porque vou trocar uma t5 e tenho que tirar a tampa para mudar o posicionamento delas..... só pro fim de semana... isso se não for viajar... to ansioso tb, mas p fazer essas coisas tem que ser com tempo....

André Varella

Marcelo Ishikawa

Guarulhos
SP - Brasil

366 Mensagens

#826337 Publicado - 20/07/2010 :  8:32:13 PM  Mostrar perfil  Adicionar Marcelo Ishikawa a lista de contatos
Não qualificado
op..é vdd..com tempo.. ajhahahah.....fmza...... teste bastante ahahah  abraçoss sucesso

Joel Quadros

São Paulo
SP - Brasil

241 Mensagens

#826956 Publicado - 23/07/2010 :  11:49:09 AM  Mostrar perfil  Adicionar Joel Quadros a lista de contatos Ver Álbum de Fotos
Opa André!! Vc sabe qual a melhor distância pra deixar entre os LEDs?

[]'s Joel
 Desconectado ~  Usuário desde: 29/05/2003  ~  Última Visita: 27/03/2011 Alertar Administração  Ir ao inicio da página

André Varella

São Carlos
SP - Brasil

775 Mensagens

#827724 Publicado - 27/07/2010 :  12:25:59 AM  Mostrar perfil  Adicionar André Varella a lista de contatos
Não qualificado
Olá Joel.... estes meus achoq eu ficaram muito distantes... seria legal colocar mais leds neste calha.
A distância ideal creio que seja entre 2 e 3 cm.

Abraço,         André

André Varella
Página: de 2 Tópico Anterior: Ajuda com projeto de luminária Tópico 115427 Tópico Seguinte: sensor de Nível  
 Imprimir
Página Seguinte
Ir a:
  Esta página foi gerada em 0,35 segundos.