|
|
|
|
Oi Pessoal da RC, aprendi a fazer Iodine caseiro com uma pessoa experiente em marinho e de confiança, gostaria de compartilhar com vcs, espero estar colaborando. Abraço a todos. Ingredientes: 1 lata de leite ninho vazia e limpa(devera ser descartada após uso). 1 vidro de tintura de iodo ( compre- se em farmácia, é barato R$2,00) o pequeno 30 ml. Uma vazilha plástica pequena com tampa para armazenar o produto depois de pronto. 150 ml de agua filtrada( sem cloro). 1 colher descartável para mexer. Modo de fazer: Na lata de leite dilua a tintura de iodo em 150 ml de água filtrada, ou seja, 5 vezes a medida do vidro de tintura de iodo( 30 ml * 5= 150 ml) Ok?!., e assim sucessivamente. Leve esta mistura ao fogo baixo e deixe ferver, mas sempre mexendo, quando começar a soltar uma fumça roxa esta pronto nosso Iodine. Deixe esfriar, coloque no vazilhame plástico e guarde. Usar 1 gota para cada 200 litros de agua do aquário todos os dias. Espero realmente ter ajudado, estou usando e esta tudo muito bem. Abraço a todos.
|
|
|
|
|
|
Françoise, legal esse trabalho, mas me diz uma coisa, ja fez ele? deu certinho?
Hercules Fernando Ajundando o classificados da RC: http://www.reefcorner.org/forum/topic.asp?TOPIC_ID=86850
|
|
|
|
|
|
| Hercules ja fiz deu super certo, e a pessoa que me ensinou ja usa a anos, nao compra mais industrializado. Segue direitinho a receita e pronto, olha que dona de casa analisa bem as receitas e eu nao poderia ser diferente. Abraço. Fran.
|
|
|
|
|
|
| Fran, Quais foram as "melhorias" observadas por vc???? Vc poderia listar e dizer qual a proporção de melhoria de cada item?
Marco Vianna
"Minha atitude (!) depende da sua!" "Porque o palhaço gordo é sempre o mais engraçado?? Parece estar sempre com a bundinha rebolando... rsrsss"
|
|
|
|
|
|
| Marco, td bem?. Vou ser muito sincera com vc e todos que lerem o tópico, meu aquario é novo, foi montado em fevereiro, até entao não havia usado iodine nele, atraves de um amigo consegui esta receita e tem dado certo, meus corais desenvolveram, estao mais vistosos, alem dos peixes que aconteceu de dois terem sido feridos por camarões que vem nas rochas, as feridas fecharam mais rapido, pois o iodo tem ação cicatrizante. Por enquanto é isso, estou aprendendo ainda. Tive o prazer de ver o aquario dessa pessoa que me ensinou o iodine caseiro, posso assegurar que o aquario é super saudavel, ele fez o produto em minha presença e usou tambem. Espero ter colaborado. Abraço.
|
|
|
|
|
|
| Fran, Minha preocupação é de passarmos uma imagem de produto miraculoso sendo que nem sabemos como o aquário estaria sem ele! Muitos novatos lêem os tópicos e tomam as postagens como verdades incontestáveis! Isto é perigoso num fórum aberto e temos que ter sempre um contraponto para questionar a realidade dos fatos citados, concorda? Por hora sua experiência demonstra que provavelmente o "iodine caseiro" não causou males maiores à seu aquário e por hora é apenas o que podemos afirmar. Se referir ao aquário super saudável pelo uso do produto é algo, no mínimo, arriscado. Compreendemos sua vontade de querer contribuir com sua experiência ao fórum, mas seria interessante ouvirmos também a experiência de alguém que tenha tido algum problema e que tenha solucionada com este método, compreende? Agradeçemos sua contribuição, mas gostaria de deixar aqui esta ressalva e solicitar que alguém mais que tenha usado o produto para algum fim específico, deponha aqui no tópico.
Marco Vianna
"Minha atitude (!) depende da sua!" "Porque o palhaço gordo é sempre o mais engraçado?? Parece estar sempre com a bundinha rebolando... rsrsss"
|
|
|
|
|
|
| Oi Marco, concordo, estava tao feliz pensando que estava ajudando. Bom fica a seu critério remover ou nao o tópico ta?, vou entender, sou nova no hobby marinho e preciso conhewcer melhor as coisas antes de divulgar. Obrigada Françoise. Espero nao prejudicar alguem.
|
|
|
|
|
|
| Fran, Justamente por vc ser nova no fórum e justamente para te estimular, sem prejuízo de ninguém, fiz esta ressalva e solicitei a outros usuários do produto que coloquem aqui sua experiência, para poder corroborar com sua opinião. Sinta-se agradecida por todos e vamos fazer esta discussão evoluir para sabermos mais sobre o produto! Ë desta discussão que poderão surgir muitas outras opções ou até mesmo confirmações de sua teoria. Sua participação e iniciativa é louvável e fortemente apoiada por todos! 
Marco Vianna
|
|
|
|
|
#579947 Publicado - 21/05/2008 : 10:54:50 AM
|
E as pessoal funciona ou naum?
Abraço a todos
|
|
|
|
|
|
| ...Fran...bom dia!!! Seu tópico veio a calhar...estou saindo de uma infestação de ictio no meu FO e, após saber atraves de pesquisas que o ictio não tolera grandes quantidades de iodo dissolvido na agua(exemplo: agua do mar),...vou fazer o experimento e, posto o resultado pra vcs...abração!!!
leo
Editado por - Leonardo Souza em 21/05/2008 2:11:13 PM
|
|
|
|
|
#581082 Publicado - 23/05/2008 : 02:40:48 AM
|
Leonardo, funcionou?
Acho que nao, pois o dia da postagem foi a última visita dele...
Um T.´.F.´.A.´.
"Quando o caráter de um homem não estiver claro para você, observe os seus amigos!"
Meu reef: http://www.reefcorner.org/forum/topic.asp?TOPIC_ID=68734
E-mail: jsayegh@terra.com.br
|
|
|
|
|
|
Olá Fran e amigos da RC, eu tbm tenho um problema, quando li o tópico inteiro me deu uma enorme vontade de testar para ser o 1º á postar os resultados, porém estou com uma grande dúvida...e o seguinte, tenho um boyu mt-50 e ele tem 80lts bruto, e nas medidas da Fran, a proporção é de 1 gota para cada 200lts - oque devo fazer? aumentar a quantidade de água para esta gota de "iodine" ser de proporção menor á feita pela Fran?
Não sou nada bom com cálculos mas gostaria de manifestar os inteligentes e calculistas á ajudar-me!
Fico grato, pois tenho 1 frog de 4 cabeças e ele está desenvolvendo a 5º mas vejo que está sendo muito precoce e já ouvi falar que essa divisão, deixa o coral em si, mais fraco e sem muita resistência!
abraços á todos e espero que a minha dúvida seja a de muita gente aqui!
|
|
|
|
|
#583407 Publicado - 27/05/2008 : 02:03:19 AM
|
O que me preocupa é esta fervura em lata de leite, pois todos sabemos que as latas destinadas às conservas, liquidas ou não, passam por um tratamento químico que as protege de ferrugens, tanto o é assim que não se deve consumir os produtos provenientes de embalagens amassadas.
Então, ao se ferver a água, ou seja elevar a temperatura a 100ºC será que não libera parte deste tratamento na solução?
É de se pensar.
Abraços
email: wil_mendoca@ig.com.br msn: wilsomsp@ig.com.br
|
|
|
|
|
|
| Algum amigo ja se arriscou em fazer essa experiencia ??? Meu iodo acabou e gostaria de saber se realmente é confiavel ou não esse IODINE CASEIRO. abraços lele
|
|
|
|
|
#588289 Publicado - 05/06/2008 : 02:22:34 AM
|
Uma das substâncias que há no iodo de farmácia é ethanol (álcool), mas não sei se após a fervura ele desaparecerá. De qualquer forma é de se ter muito cuidado com estas experiências.
email: wil_mendoca@globo.com msn: wilsomsp@yahoo.com.br
|
|
|
|
|
|
| Ola, eu já usei, e ainda uso,e continuarei usando e acho muito bom
|
|
|
|
|
#588449 Publicado - 05/06/2008 : 1:01:44 PM
|
Ethanol evapora rápido, se aquecer tempo suficiente vai evaporar completamente. Mas eu acho que por outro lado, o perigo é abrir chama (não acho que chegue a explodir) já que ethanol é inflamável.
[]´s
Araki
|
|
|
|
|
|
| Oi pessoal do Reef Corner, fiquei um tempo afastada pois estava com problemas no computador. Atraves desta venho agradecer ao Rubens pelo seu testemunho e força, e Erick vou deixar a resposta de sua pergunta sobre quantidade de "iodine caseiro" para as outras pessoas que leram meu topico e sao mais experientes do que eu nos calculos e outros assuntos de aquarismo marinho. Minha experiencia esta indo muito bem, hoje sou novata, e amanha?, um dia todos foram novatos no assunto, creio eu. Amanha vou ser tambem experiente e nao vou esquecer que um dia fui novata no RC. Abraço a todos, quando eu fizer minha nova experiencia e nao icomodar, publico.
|
|
|
|
|
|
Ola Françoise!
Pelo que vi (ou melhor, li) vc pesquisou antes, colocou em pratica e postou os seus resultados....eu creio que devemos partir deste principio e compartilhar nossas experiencias com os outros....foi desta mesma maneira que acabei utilizando aquela "areia higienica para gatos", o TidyCat, para remover amonia do meu aqua de ciclideos e foi excelente os resultados....
O que as vezes acontece, é que algumas pessoas podem entender essas experiencias como algo comprovado "cientificamente" o que, as vezes, não é isso que ocorre....
Acho valido compartilhar experiencias desde que elas tenham uma fonte segura ou pelo menos algum tempo pra poder comprovar seus resultados....
[]´s Jorge Toyama jortoy@terra.com.br
Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. (Jo 3:16)
|
|
|
|
|
|
| Oi pessoal da RC!! Vou testar no meu aq o iodine caseiro por um mês, depois vou postar as minhas observações para todos tirarem suas conclusões. Sou a favor do empreendedorismo e inovações. Lembrem-se que um dia um "louco" falou que a Terra era quadrada, mas tudo evolui. Romilson
|
|
|
|
|
#600945 Publicado - 28/06/2008 : 3:16:20 PM
|
| eu tb vou tentar
|
|
|