|
|
|
ola pessoal, eu comecei a fazer uma pequena luminaria com leds de 5mm e 18000mcd.
comecei com uma luminaria pequena que um amigo nosso do forum pediu para eu fazer e ja serveria de teste para fazer uma maior.
Vou mostrar passo a passo:
Antes de começar a faze-la, ja surgiu um problema, que seria onde colocar/apoiar os leds, eu tinha a ideia de espetalos numa placa duma espuma dura, parecida com isopor como esta da foto:

Aí, eu estava na loja de um amigo e vi uma coisa que me chamou a atençao, eu tinha um led comigo, peguei ele e fui ver se encaixava, coube perfeitamente, é uma placa de madeira/papelao compressada com varios furos, onde se encaixa uns ganchos para penturar produtos, vejam a foto:

foi perfeito, iria ficar muito feio e nao ficaria reto as fileiras de leds se fosse feito no pedaço de espuma. custou 3 reais uma placa de 50x37cm, de graça pela praticidade. Aí ontem mesmo eu ja comecei a fazer para testar se ficaria bom. Cortei um pedaço que tem uns 8cm de largura - da 3 fileiras, para fazer uma pequena luminaria com 100 leds, qu ena verdade vao ser 99 leds, 33 conjuntos em paralelo com 3 leds em serie cada conjunto.

Nessas 2 fotos da para ver o detalhe dos leds ligados em serie - __0__+-__0__+-__0__+
 Da um trabalhao soldar perninha por perninha, rsrsrsrs.

depois de algumas horas:

meu ajudante que quase queimou o dedo no ferro de solda. Ele é vascaíno viu! rsrsrrr

finalmente quase td pronto para testar:

Agora está pronta, eu liguei numa fonte de 12v e 200mA, nao é a tensao nem corrente correta para os 99 leds, mas foi só para testar. A fonte correta para esta pequena luminaria seria uma de 10,8v e 660mA. Mesmo com pouca corrente ela ficou bem forte, mais do que eu imaginava, pela foto nao da para ter uma ideia real da luz que ela faz.

Nao da pra olhar diretamente para ela, dói muito o olho, ficou bem forte, sao só leds azuis, que é um pouco mais fraco que o branco, azul tem 12000mcd, branco tem 18000mcd.
é isso ai pessoal, depois de arrumar os detalhes, vou começar a grande, vou fazer com 600 leds nesta placa:

Depois vou postando mais coisas. O nome dessa placa com furos eu nao sei o nome, esqueci de perguntar, eu comprei numa macenaria, dei os detalhes de como era que eu queria ai ele disse que tinha e me mostrou ela, eles vendem placas bem grandes ou pedaços, vc escolhe o pedaço e eles cortam. Eu só estou com uma grande duvida, será que é necessario colar alguma folha de aluminio refletivo na frente? pq estes leds sao bem direcionais, eles nao espalham a luz, o angulo da luz deles é de 25graus.
é isso ai, opinem, perguntem, deem ideias novas. Nao sou vendedor de luminarias, só comecei a fazer esta para o Maycon Miyanoto pq ele pediu e serviria de teste, conversei sobre isso com ele, que eu nao iria garantir uma coisa linda e perfeita, pois eu nao sei fazer, estou aprendendo.
abraços aos colegas e seus reef´s
|
|
|
|
|
|
| Ricardo bom dia, pode ser usado aquela mantas de telhado que tem uma parte metalica na parte de baixo. Vc ligou todos os led em uma so fonte? Pode me mandar o esquema? Obrigado
Não tenho vicio só bebo e fumo quando jogo.
|
|
|
|
|
|
Ola, bom dia, fiz um esquema no paint, sou pessimo desenhista, mas da pra entender.

|
|
|
|
|
#775332 Publicado - 10/12/2009 : 3:35:54 PM
|
Legal não vejo a hora dos meus Leds chegarem... Mas fica a duvida
Quantos leds eu posso ligar em uma fonte 12v com 850mA?
A serie so pode ter 3 ou pode ter mais leds por fileira?
Abraços
Max
Triste epoca em que vivemos, na qual e mais facil desintegrar um atomo do que quebrar um preconceito.
|
|
|
|
|
|
pode ter mais, depende da tensao de saida da fonte, hj eu rodei a cidade toda procurando fonte, achei uma de 12v e 3A e o cara da eletronica disse que consegue mudar a tensao de 12v para 10,5v(que seria ideal para 3 leds em serie) mas a fonte eu achei cara, era 50 reais e ele cobrou mais 15 para mudar a tensao dela.
A fonte de 12v e 850mA da para ligar 42 conjuntos de 3 leds cada que da um total de 126 leds. mas ligando 3 leds em 12v nao sei se vai queimar eles qnd ficarem muito tempo ligados, pq cada lede suporta até 3,6v, 3x3,6=10,8v.
Tive uma ideia, vou deixar alguns leds ligados a noite td na fonte de 12v e 200mA que tenho para ver se vao queimar.
abraços
|
|
|
|
|
#775470 Publicado - 11/12/2009 : 03:25:49 AM
|
muito legal essa dica ricardo.....fiz uns led noturno mandei um marceneiro furar uma placa de madeira e pintar ficou bom mas essa dica é mais pratico e barato
Rogerio Araujo araujo1979@fieltorcedor.com.br
|
|
|
|
|
|
| Ricardo, Como material reflexivo pra parte de baixo da sua placa, vc pode usar esses adesivos que se usa pra maquina de corte eletronico. Tem dele com acabamento tipo cromado, e o bom e q e baratinho, uns 7 reais por metro quadrado. Gostei muito o seu esquema. Estou pra montar um FO e estava com vontade de fazer uma experiencia com luminaria de led, acho q vc matou a charada da fixacao dos leds. Conto com a sua ajuda pra me orientar no fechamento dos circuitos entre os leds? abs, Eduardo
água mole em pedra dura, tanto bate até que molha tudo
|
|
|
|
|
|
Foi a charada mesmo aquela plaquinha. Qnt ao adesivo, até da para colar sim, ficaria bem legal, mas, imagine ter que furar o adesivo td e deixar os furos alinhados.
eu ia fazer uma com 600, agora vou por 814, vou usar uma fonte de pc, achei uma que na saida dela ta marcando 11,3v, 3 leds em serie pede 10,8v, acho que esses 0,5v a mai nao fará mal, ou estou enganado?
alguem que entende de eletronica pode opinar e ver se tem algum erro no esquema eletrico que desenhei?
abraços
|
|
|
|
|
|
| Ricardo, eu tenho uma plotter de recorte de adesivos. Vamos fazer o seguinte, eu vou comecar a montar a minha luminaria e dai vou cortar o adesivo na maquina pra coincidir certinho com os furos da chama. Se der certo eu mando pra vc uma manta de adesivo e ai vc so cola em cima da sua placa, blz? abs, Eduardo
água mole em pedra dura, tanto bate até que molha tudo
|
|
|
|
|
|
Blz Eduardo, vc encontrou a placa que eu citei? eu queria saber o nome dela, rsrsrsrs.
logo posto algumas fotos da luminaria maior.
seria legal os adesivos, eu agradeço a ajuda.
eu te mando alguns leds em troca.
abraços
|
|
|
|
|
|
| Ricardo, boas.... Pelo que entendi vc coloca varios conjuntos de 03 leds ( serie ) em paralelo certo ? Se vc usar uma fonte de 12 Volts para alimentar 99 LEDS de 20miliamperes x 3,6 volts voce devera colocar um resistor de 62 Ohms x 0,5 Watts em cada jogo de 3 leds, para proteje-los de sobrecarga. E a fonte devera ter pelo menos de 660 miliamperes pra cima... Espero ter ajudado... Fui..
| + 12 V |  |  |  |  |  |  | | R = 62 #937; | | |  |  |  |  |  |  | | R = 62 #937; | | |  |  |  |  |  |  | | R = 62 #937; | | |  |  |  |  |  |  | | R = 62 #937; | | |  |  |  |  |  |  | | R = 62 #937; | | |  |  |  |  |  |  | | R = 62 #937; | | |  |  |  |  |  |  | | R = 62 #937; | | |  |  |  |  |  |  | | R = 62 #937; | | |  |  |  |  |  |  | | R = 62 #937; | | |  |  |  |  |  |  | | R = 62 #937; | | |  |  |  |  |  |  | | R = 62 #937; | | |  |  |  |  |  |  | | R = 62 #937; | | |  |  |  |  |  |  | | R = 62 #937; | | |  |  |  |  |  |  | | R = 62 #937; | | |  |  |  |  |  |  | | R = 62 #937; | | |  |  |  |  |  |  | | R = 62 #937; | | |  |  |  |  |  |  | | R = 62 #937; | | |  |  |  |  |  |  | | R = 62 #937; | | |  |  |  |  |  |  | | R = 62 #937; | | |  |  |  |  |  |  | | R = 62 #937; | | |  |  |  |  |  |  | | R = 62 #937; | | |  |  |  |  |  |  | | R = 62 #937; | | |  |  |  |  |  |  | | R = 62 #937; | | |  |  |  |  |  |  | | R = 62 #937; | | |  |  |  |  |  |  | | R = 62 #937; | | |  |  |  |  |  |  | | R = 62 #937; | | |  |  |  |  |  |  | | R = 62 #937; | | |  |  |  |  |  |  | | R = 62 #937; | | |  |  |  |  |  |  | | R = 62 #937; | | |  |  |  |  |  |  | | R = 62 #937; | | |  |  |  |  |  |  | | R = 62 #937; | | |  |  |  |  |  |  | | R = 62 #937; | | |  |  |  |  |  |  | | R = 62 #937; |
|
|
|
|
|
|
Ola Epifanio, estes resistores sao para dissipar a tensao a mais né? pq 3 leds pede 10,8v, seria para dissipar os 1,2v a mais?
obs, ontem a noite testei 5 fontes diferentes na casa de um amigo, nenhuma tinha tensao de saída como a anunciada. tinha fonte de 9v que saia 11,8v teve fonte de 12v que estava saindo 16,4v e varias outras com tensoes diferentes da especificada nela, vale como dica para testar a fonte antes de liga-la nos leds.
Obrigado pelo esquema Epifanio, se eu tiver uma fonte de 10,5v eu nao preciso usar resistores né?
abraços
|
|
|
|
|
|
| Opa.. boas... Sim... usa os resistores... pois fontes tem saida padrao...tipo 6 12 18 24.... Se vc usar a padrao .. 12 volts eh soh colocar os resistores que mencionei no esquema... O que o pessoal cobra pra baixar a tensao.. eh muita sacanagem... So colocam um resistor dentro da fonte pra baixar a tensao pra 10,8... eu usaria fonte padrao de 12 v que tem preço em conta... e usaria os resistores...sempre obedecendo a amperagem de saida... senao a fonte acaba fritando... abraço...
|
|
|
|
|
|
Olá Ricardo! Em primeiro lugar parabens pelo projeto, quanto à placa de madeira se não me engano ela se chama eucatex! Abraços e vai postando o progresso!
|
|
|
|
|
#776187 Publicado - 14/12/2009 : 02:28:52 AM
|
| parabems perfeito!!
|
|
|
|
|
|
Mais 2 fotos da luminaria grande que estou fazendo, é chatinho ficar soldando led por led, rsrssrs. Logo estará pronta para testar e colocarei fotos aqui.

|
|
|
|
|
#776251 Publicado - 14/12/2009 : 1:41:08 PM
|
Djalma, se não me engano Eucatex é Tinta... ????
Cara soldar isso é um saco hahahahaha... Aqui usando uma fonte de 12v - 25A... da para montar series de 4 leds ao invez de 3??? Com esta Fonte (descrita acima) da para usar sem resistor ou tenho de usar o resistor? de quanto Ohms cada?
o meu medo com relação a esta madeira é o fato da umidade... com o tempo ela vai apodercer....
Outra cosia tem de montar uma caixa para protejer os leds? Pois com o tempo deve ir juntando de sal e como as conexões são muito proximas pode dar curto????
Abraços e Boa sote ai
Triste epoca em que vivemos, na qual e mais facil desintegrar um atomo do que quebrar um preconceito.
|
|
|
|
|
|
Toma cuidado com esses leds muito juntos, separa os que tão em serie senão da curto e queima os leds, se os que tiverem em paralelo encostarem queima a fonte...
Meu Flickr: http://www.flickr.com/photos/49666358@N03/
|
|
|
|
|
|
Max, se usar a fonte de 12v com 4 leds em serie nao precisa de resistor nao! Eu nao tinha pensado na umidade, mas eu acho que se pintar ela nao da nada, as tampas dos aquarios tmb sao de madeira.
depois de soldados os leds, da para tirar da placa, eles ficam bem fixos, aí pinta ela e põe os leds de volta depois de pinta-la.
a minha ta quase, ta um trabalhao mesmo soldar eles, rsrsrsrsrsrsr.
abraços
|
|
|
|
|
#776310 Publicado - 14/12/2009 : 4:21:25 PM
|
Ok Ricardo Valeu!!!!
|
|
|
|
|
|
| Ricardo, Qual a potência dos leds que utilizou (1W, 3W, etc)? Onde os comprou? Tenho lido que é muito importante prestar a atenção na dissipação de calor dos LEDs. Em alguns casos, são utilizadas ventoinhas de computador para dissipação do calor, mas não me recordo ao certo se são utilizadas apenas para os leds ou para a fonte também. Inclusive nas luminárias produzidas industrialmente tem este artefício. Abraços, Andre Oliva
andre_oliva2004@yahoo.com.br
|
|
|