Quer anunciar na ReefCorner também? Clique aqui e saiba como!

Todos os Fóruns
 Aquarismo
 Faça Você Mesmo
 Montando calha de LED - 200 LEDS x 3W - Ajuda
   Todos os usuários podem enviar NOVOS tópicos a este fórum
   Todos os usuários podem responder neste fórum
 Imprimir
Autor Tópico Anterior: Ajuda p transformação Skimmers BOYU DG 2524 Tópico 117356 Tópico Seguinte: Reef Micro Controlado  

Fabrício Fonseca

Brasília
DF - Brasil

3 Mensagens

Publicado - 27/08/2010 :  5:58:18 PM  Mostrar perfil  Adicionar Fabrício Fonseca a lista de contatos
Não qualificado

Bom pessoal, até que fim minha calha LED sairá do papel, quase tudo chegou, faltando apenas o controlador com PWM que comprarei após esta tudo terminado.

Espero concluir esse projeto em um mês 09/2010, não terei pressa, montarei tudo aos poucos para não da nada errado, afinal foi um investimento de um pouco mais de R$ 4500,00.
Como esse topico focarei somente na luminária, não comentarei sobre o projeto total, para quem não conhece aqui está. Topic

Somente o resumo do projeto para qual essa luminária atenderá:
Reef de corais diversos, 176x70x70.

Meu objetivo é demonstrar passo a passo para que outros leigos como eu, com quase nenhum conhecimento de eletrônica e com muita disposição consegue montar algo bacana.

Aquisição:
200 LEDS CREE pretendo usar 192 sendo a proporção de 2 XPG (White) para 1 XRE (Royal Blue) - comprei na rapidled e dealextreme:

128 x CREE XP-G R5 Cool White 3W LED on Star - Data Sheet Binning and Labeling
64 x CREE XR-E Royal Blue 3W LED on Star - Data Sheet - Binning and Labeling Guide
16 x Mean Well ELN-60-48P dimmable driver - Especificação
4 x calhas de aluminio para dissipação FNT-020-AL-C 30 cm x 19.5 cm
2 x Led Dimmer Brilho Ajustavel Controller Dc 12v 8a N
4 x calhas de acrílico personalizada para o tamanho correto (acabamento)
196 x lentes de 40 graus - Elliptical Optic Lens

Pois bem, esses são os meus brinquedinhos, pretendo colocar 36 leds por calha, sendo que 24 serão brancos e 12 azuis, forão feitos nessas dimensões para possíbilitar mais calhas caso seja necessário e até mais leds nas calhas caso seja necessário.

[align=center]Para cada calha, serão utilizados 3 drivers e 36 leds dispostos da seguinte maneira. Note na imagens os furos que serão feitos para fixar os leds.
[/align]
A base será toda furada para que os leds sejam parafusados e não colados, oq devo usar entre o dissipador e o led? Pasta térmica?

Como utilizarei 4 calhas, futuramente consigo fazer o simular do amanhecer, por do sol e quem sabe fases da lua etc...

Minha dúvida inicial, fui aconselhado a utilizar 12 leds em série por drivers, sendo que não devem ser misturados em um unico driver as 2 cores, por isso usarei 3 drivers por calha sendo 1 para os azuis e 2 para os brancos.
Como devo configurar os drivers para cada 12 leds azuis e brancos? Usarei o dimmer junto ao driver, oq devo ter para conseguir regular e como regular? Vi em um tópico em outro forum que usam resistores ou diodos não lembro oq era após o out de cada fonte, se bem me lembro era para não queimar os primeiros leds da série assim quando fossem ligados, podendo sofrer sobrecarga, isso procede? Ou só ligando em série já basta? O que mais preciso para montar essas calhas além do discriminado acima?

Lembro, sou leigo em eletrônica, por isso preciso de ajuda básica
Quero montar uma calha bem bacana e que seja durável, nunca usando os LEDS em 100%

Em breve começarei a postar as fotos passo a passo.

Dicas e sugestões serão bem vindas.... Nada é fixo, tudo pode ser mudado ser for para melhorar...

Montagem

1º - 29/07/2010 - comecei a soldar os leds, tentei soldar em série, me arrependi, como o layout pretendido os leds ficam muito próximos, acabaria encostando na lente e fazendo besteira, resolvi soldar todos os + e - dos leds separadamente após isso usarei algum conector para uni-los.

Erro de iniciante, achas que quanto mais potente melhor... Não se engane isso torra os leds

Dissipadores (4x)

Solda de 50 w, aconslho de 30

Minha mesa de trabalho

Fios (0.5), aconselho, quanto mais fino melhor, mais facil de soldar

Led XPG - após soldado

LedS XPG soldados, somente o negativo

LEDS, Lentes e suportes

Multímetro que tenho

LED XRE

Resumindo o passo atual, comprei uma nova solda de 30 w, muito melhor que a de 50 e 100 w, realmente estava muito exagerado. Para quem não tem experiência como eu, não cometa o mesmo erro tentando usar solda acima de 30w.
Comprei tb pasta de solda, ajuda muito quando a ponta da solda esta suja e queimada, recomendo a compra, apesar que é bem barato.

Soldei todos os + e - respectivamente, me arrependo um pouco de ter feito isso de uma única vez, pois pelo layout da calha que estou propondo, quando eu vou montar as vezes é necessário mecher no posicionamento do fio para que fique melhor ajustado. Recomendo ir ajustando os LEDS na calha e ao mesmo tempo soldando, claro se for um layout que os leds firam apertados.

Fiz a medição de corrente (amperes) e tensão (v), não sei se fiz bem preciso que me ajudem. fiz conforme o JoaoCAlves me indicou:

Medi a corrente da seguinte maneira (Multimetro):

Ligas a ponta preta, "com", do multimetro ao positivo do driver.
Ligas a ponta vermelha do multimetro ao positivo do conjunto dos 12 leds em serie.

Quando eu fiz isso achei meio estranho, coloquei a ponta preta do multimetro no positivo do driver, coloquei a outra ponta no positivo do conjunto dos 12 leds. Não seria a mesma coisa de ligar o positivo e negativo do multimetro no positivo do driver? Fiz isso e apontou no meu multimetro 0.07, isso ta correto? Tem uma imagem abaixo mostrando isso.

Todos meus leds, XPG soldados

Minha soldagem, não tão perfeita mais essa era um dos piores

Pasta de solda, ótima para limpar a ponta da soda quando ja está bem queimada

Minha nova solda de 30w, não usem mais que isso ou vai queimar leds...

Meu circuito de leds, achei melhor usar esses conectores que na verdade se chamam (barra sindal)

Medindo a tensão, 41.5 v

Medindo corrente. 700ma

Leds ligados

Medindo corrente conforme eu expliquei acima, correto?

Pois bem, teoricamente acabei a ligação elétrica da primeira calha de 4 no total.
Aprendi e testei alguns prós e contras pelas formas que fiz, nas próximas talvez seja mais rápido e faça um pouco diferente.

Aprendizado:

+ Acharia melhor soldar e fixar led a led, pois dependeno da posição o comprimento do fio seria menor e o acabamento seria mais bem feito.

+ Usaria fios ainda mais finos, usei de 0.5 e ainda achei um pouco exagerado.

+ Talvez nas próximas não usarei mais os conectores, tentarei soldar led a led usando apenas uma cor de fio.

+ O parafuso é muito complicado, pois as vezes fica menos de 1mm do polo + e -, acho que colando os leds não teria esse problema. Não sei ate q ponto compensa colocar com parafusos.
Será que com as colas apropriadas a descolagem é fácil caso necessite?

No más, só sucesso

Calha completa com os XPG e XRE, repare que os XRE tem as lentes redondas e maiores.

Regunlando a corrente dos XRE a 700ma, deixei a 690ma com 10 de margem para o erro.

Tensão para os XRE, será que tá correta? 40.8/12 = 3.4V.

Os leds funcionando a 35v = 35/12 = 2.91V, ficam bem menos luminosos

Lentes dos XRE, difere apenas a parte preta, pois dos XRE é redonda e dos XPG quadrada (parte que encaixa na lente do led).

Lentes em outros angulos

Especificação das lentes dos XRE

Especificação das lentes dos XPG

Comparativo (visão de frente, 50cm de distância)

Comparativo (visão de frente, 70cm de distância)

Apontando a máquina para o teto com as luzes apagadas.
Com lente o foco fica mais concentrado, não apareceu muito nessa foto

Apontando para o teto, repare o foco com lentes bem mais concentrado

fiz alguns teste e tb soldei e fixei os leds na luminária nº 2, descidir não fazer como a 1º, testei soldar os fios em série e ver como se sairia. A princípio ficou mais limpo (clean), tb deu menos trabalho.

Farei as próximas no mesmo estilo, não usarei mais os conectores, mesmo ficando mais simples na eventual troca de um led queimado, a facilidade não compensa na construção.

Usei a pasta termica tradicional, branca.

Deixei os leds ligados 24h e fiz a medição da temperatura em vários estágios do dia.

A temperatura ambiente inicial da calha de led era de 24º, no topo do teste já com todos os leds ligados a temperatura chegou ao pico de 58º, não usei nenhum cooler e nenhum tipo de resfriamento, o quarto a qual a luminária foi testada não tinha ventilação, proposital para simular o ambiente real onde elas ficaram no futuro.

Creio que se fixar alguns coolers a temperaturá ficará abaixo dos 45º. Testarei novamente com os coolers e ver a temperatura que eles ficam.

Medi a temperatura led a led e também no proprio dissipador, por incrível que pareça os leds estavam com menor temperatura que a calha do dissipador. Variando no máximo 1º.

Comprei a pasta termica de prata ARCTIC SILVER 5, ainda não chegou, testarei a calha nº com essa pasta e veremos se haverá diferença da 1 e 2.

A temperatura está boa? Qual a temperatura ideal e qual a máxima que devo considerar como normal levando em consideração o tempo de vida útil ideal?

Teste de temperatura, desligado, temperatura ambiente

Ligado após 10 horas seguidas, chegou ao máximo de 58º

100% em funcionamento em vários angulos

Visão do teto

Nova que ainda estou a terminar

Comparativo entre a primeira luminária e a 2ª

]
Medindo a tensão 41.5. Isso com leds desligado, quando ligo os leds cai para 38.4 V, tá correto?

Leds ligados, luz do quarto desligado

Teto para ter como base o tanto que eles iluminam

estou progredindo no meu projeto das 5 calhas leds, acabei toda a fiação e Tb a fixação, hoje começarei a fixação definitiva passando a pasta térmica Arctic Silver 5.

Resolvi retirar a pasta térmica branca, até que não foi muito difícil, a superfície dos leds limpei com álcool isopropilico e sai normalmente sem grandes dificuldades, a calha de dissipação tirei o excesso com um pano depois meti embaixo da torneira com água e sabão, saiu tudo 100%.

Próximo passo, pensarei na instalação elétrica, parte estética de acrílico e modo de fixação.

Arctic Silver 5

Arctic Silver Thermal

5 Calhas montadas, falta fixar os leds definitivamente

Editado por - Fabrício Fonseca em 27/08/2010 6:36:00 PM
 Desconectado ~  Usuário desde: 27/08/2010  ~  Última Visita: 10/11/2011 Alertar Administração 

Marcelo Ishikawa

Guarulhos
SP - Brasil

366 Mensagens

#834616 Publicado - 28/08/2010 :  01:17:19 AM  Mostrar perfil  Adicionar Marcelo Ishikawa a lista de contatos
Não qualificado
ooooooooooooopaa.....parabenssssss  cara muito sucesso...vamos ao q eu consegui entender....ver se ajudo ahahahah

( ja ta tudo "feito"ahahha)

corrente minima e máxima
  • Min. lumens 139 @ 350mA
  • 1500mA max. drive current

• pelo q vc mediu... a primeira vez..deu

0,70A isso é igual a 700mA( lembre da corrente maxima 1500mA ou 1,5A)

..entao.......a tensão cai um pouco mesmo..quando vc liga....

..pasta de solda é boa.....( unica coisa q demora pra acabar... ehehe)- da proxima vc pode comprar FLUXO de SOLDA - é o mesmo principio porem vc usa uma"seringa".....

limpeza o alcool isopropilico mesmo...s em problemas........o que pode te ajudar ..pega um pincel "apara" ele...assim vc vai ter uma "escovinha" para limpar os leds com o alcool...

( nao sei se ja fez isto...mas......achu q é de alguma valia ehhehe)...

Quais cooler vc vai instalar ????  1 p cada calha?

cara muito sucesso belo investimento.... kero ver as fotos. ahaha

abraçosss

marcelo_ishikawa@terra.com.br
     Desconectado ~  Usuário desde: 02/05/2008  ~  Última Visita: 05/02/2012 Alertar Administração  Ir ao inicio da página

Bruno Cardoso

Niterói
    RJ - Brasil

105 Mensagens

#835010 Publicado - 30/08/2010 :  11:47:33 AM  Mostrar perfil  Adicionar Bruno Cardoso a lista de contatos Ver Álbum de Fotos
    Não qualificado

Fabrício!

Para quem não tem intimnidade com eletrônica você está muito bem.

Parabens

Bruno Cardoso
    niterói - RJ

Desconectado ~  Usuário desde: 15/07/2003  ~  Última Visita: 03/02/2012 Alertar Administração  Ir ao inicio da página

Fabrício Fonseca

Brasília
    DF - Brasil

3 Mensagens

#838912 Publicado - 16/09/2010 :  5:56:49 PM  Mostrar perfil  Adicionar Fabrício Fonseca a lista de contatos
    Não qualificado
    Muito obrigado.

Usarei 1 cooler por calha, ainda não coloquei para funcionar a todo vapor, vou instalar sem cooler e com o tempo vou medindo para ver oq realmente vou precisar.

Muito obrigado pelas visitas, com o tempo posto as fotos do acabamento que estou fazendo...
     Desconectado ~  Usuário desde: 27/08/2010  ~  Última Visita: 10/11/2011 Alertar Administração  Ir ao inicio da página

Robson Pires

Ribeirão Preto
    SP - Brasil

44 Mensagens

#839171 Publicado - 17/09/2010 :  5:38:30 PM  Mostrar perfil  Adicionar Robson Pires a lista de contatos
    Não qualificado
    Parabens, muito legal o projeto...Por curiosodade, qual o custo total das luminárias.
    Robson RP
     Desconectado ~  Usuário desde: 04/02/2008  ~  Última Visita: 19/01/2012 Alertar Administração  Ir ao inicio da página
      Tópico Anterior: Ajuda p transformação Skimmers BOYU DG 2524 Tópico 117356 Tópico Seguinte: Reef Micro Controlado  
     Imprimir
    Ir a:
      Esta página foi gerada em 0,39 segundos.