Quer anunciar na ReefCorner também? Clique aqui e saiba como!

Todos os Fóruns
 Aquarismo
 Faça Você Mesmo
 Rocha Viva Artificial - sem segredos
   Todos os usuários podem enviar NOVOS tópicos a este fórum
   Todos os usuários podem responder neste fórum
Página Seguinte
 Imprimir
Autor Tópico Anterior: Lâmpadas de LED no Boyu Tópico 57060 Tópico Seguinte: Conectores para filtros DIY
Página: de 9

Luiz Fernandes

Itajaí
SC - Brasil

1726 Mensagens

Publicado - 23/08/2007 :  4:54:20 PM  Mostrar perfil  Adicionar Luiz Fernandes a lista de contatos
4,3 - 6

Este assunto já mereceu a atenção em diversos tópicos e a cada dia se torna mais interessante por três razões fundamentais:

1) A rocha artificial evita a degradação ambiental;

2) O interessado pode fazê-la mesmo residindo num apartamento e é excelente remédio após um dia de trabalho (cura stress - você esquece do mundo) e

3) O modelo da rocha artificial (molde) depende da necessidade e criatividade de cada um.

MATERIAL:

O material que utilizo é massa pronta vendida em qualquer casa de materiais de construção. (massa pronta para reboco e pequenos reparos) + cimento (que até pode ser o branco, nem precisa) + cascalho ou halimeda - Não uso halimeda pq ela pode dissolver com o tempo e tenho facilidade na coleta do cascalho.

MASSA:

Eu uso uma porção de massa pronta + uma de cimento (pra deixar mais resistente) e 4 a 5 de cascalho + água claro.

PREPARO:

Sempre digo "Eu" faço assim mas cada um pode fazer como bem entender: mas o resultado pode não ser o mesmo.

1) Pego a massa e adiciono o cimento e misturo (sem água);

2) Coloco água até que a mistura fique bem pastosa, sem consistência;

3) Vou acrescentando o cascalho, porção por porção para facilitar na mistura e não judiar a mão do caboclo. A massa tem que ficar aparentemente seca - senão vira um bloco de concreto E NÃO DÁ POROSIDADE. Obs.: bater muito

4) Fazer a rocha: Ai eu pego lata de cerveja; copo; lâmpada fluorescente de 20/30 e 40W e pedaços de canos diversos pra formar as "cavernas" e vou jogando a massa no recipiente onde a rocha vai ser feita.

Obs.: costumo fazer as minhas nestas bandejas de frios que compramos nos supermercados e sempre deixo cascalho na parte de baixo da bandeja pra não ficar aquela coisa "reta" embaixo.

SEGREDO:

Acho que o segredo pra não acabar virando um bloco de concreto, É NÃO AMASSAR OU BATER A MISTURA na hora já de montar a roca, senão acaba virando um bloco de concreto.

Eu jogo a massa com uma colher porção sobre porção e vou pressionando levemente as camadas pra não haver, como tido, a formação de um bloco de concreto no meio.

PREPARO DA ROCHA DEPOIS DE PRONTA:

1) Deixar secar por uns dois ou três dias e depois fazer a limpeza pq irá soltar um monte de pedaços das laterais;

2) Eu coloco depois em água doce num recipiente com uma bomba de circulação pequena, trocando a água todos os dias nos primeiros dias e depois, de dois em dois dias ou até mais, isso por uns 15 dias.

3) Deixo secar novamente e vou adicionando no áqua "AOS POUCOS" - já li relato de alguém que fez um monte e jogou tudo dentro do aquário E PERDEU TUDO O QUE TINHA.

BOA SORTE E A NATUREZA AGRADECE.

ALGUMAS FOTOS

Foto do cascalho:

Um pedaço de rocha pronta - Observem se há porosidade e tirem a conclusão

Rocha artificial que entrou crua e foi maturada dentro do meu próprio aquário

Nesta foto de baixo tem uma rocha natural, uma rocha vulcânica e a minha, não necessariamente nesta mesma ordem.

Façam as suas.

Um abraço a todos e bom divertimento.

Desconectado ~  Usuário desde: 24/03/2004  ~  Última Visita: 28/08/2009 Alertar Administração 

Flavio Petronieri

Moderador

São Bernardo do Campo
SP - Brasil

4147 Mensagens

#462199 Publicado - 24/08/2007 :  11:31:34 AM  Mostrar perfil  Adicionar Flavio Petronieri a lista de contatos Ver Álbum de Fotos
Olá Luiz !

Parabéns, ficou muito bacana esse projeto de RV Artificial ! Show ! [:)]

[]´s

Petronieri
 Desconectado ~  Usuário desde: 15/04/2001  ~  Última Visita: 04/02/2012 Alertar Administração  Ir ao inicio da página

Eduardo Arraval

Itu
SP - Brasil

1682 Mensagens

#462319 Publicado - 24/08/2007 :  3:19:04 PM  Mostrar perfil  Adicionar Eduardo Arraval a lista de contatos Ver Álbum de Fotos
e isso ai.....parabens !!!
Eduardo
ABRAQUA - participe a associacao e sua!!
Nutratec - Nutricao, Tratamento e Tecnologia
Aquario protegido por DELTEC 702
 Desconectado ~  Usuário desde: 01/11/2002  ~  Última Visita: 08/11/2011 Alertar Administração  Ir ao inicio da página

Alessandro Kozlowski

Goiânia
GO - Brasil

11 Mensagens

#462799 Publicado - 25/08/2007 :  6:03:32 PM  Mostrar perfil  Adicionar Alessandro Kozlowski a lista de contatos
Não qualificado

Olá Luiz Fernando, uma duvida !!! vc usa é o cascalho de areia, aquele usado em construção ??? Obrigado.

Desconectado ~  Usuário desde: 14/06/2005  ~  Última Visita: 21/01/2012 Alertar Administração  Ir ao inicio da página

Luiz Fernandes

Itajaí
SC - Brasil

1726 Mensagens

#462866 Publicado - 25/08/2007 :  11:09:32 PM  Mostrar perfil  Adicionar Luiz Fernandes a lista de contatos
Não qualificado

Não Alessandro.

O cascalho que uso é uma mistura de resto de corais, cascas de ostras, mariscos, estrelas, casa de paguros, minipaguros, snails, turbosnails, astreas, ossos de peixe, ouriço enfim, tudo o que vem dar na praia, num local onde parece que a praia é só formada por esse cascalho.

Até meu substrato tem 150 quilos desse material.

[]'s

Desconectado ~  Usuário desde: 24/03/2004  ~  Última Visita: 28/08/2009 Alertar Administração  Ir ao inicio da página

Leonardo Magnago

Vitoria
ES - Brasil

50 Mensagens

#463054 Publicado - 26/08/2007 :  11:54:39 PM  Mostrar perfil  Adicionar Leonardo Magnago a lista de contatos Ver Álbum de Fotos
Olá Luiz Fernando, uma duvida !!! Que massa pronta .......
tipo quartzolit
 Desconectado ~  Usuário desde: 03/08/2002  ~  Última Visita: 03/02/2012 Alertar Administração  Ir ao inicio da página

Luiz Fernandes

Itajaí
SC - Brasil

1726 Mensagens

#463064 Publicado - 27/08/2007 :  12:32:37 AM  Mostrar perfil  Adicionar Luiz Fernandes a lista de contatos
Não qualificado

Fala Leonardo.

Eu uso uma massa pronta para REBOCO e PEQUENOS REPAROS -

Tem em qualquer loja de material de construção.

Mas tem que ser para reboco e pequenos reparos

[]'s

Desconectado ~  Usuário desde: 24/03/2004  ~  Última Visita: 28/08/2009 Alertar Administração  Ir ao inicio da página

Marlon Stein

Vitória
ES - Brasil

104 Mensagens

#463124 Publicado - 27/08/2007 :  01:41:27 AM  Mostrar perfil  Adicionar Marlon Stein a lista de contatos Ver Álbum de Fotos
Não qualificado
Luiz,
em relação a porosidade da rocha, que eu acho que seria o maisimportante, como que vc fez??? Eu entendi que vc falou para nãomisturar muito a massa, mas só com isso vc consegue algumaporosidade???

Vejam meu aquário:
http://reefcorner.org/content.asp?/forum/topic.asp?TOPIC_ID=57708

Vejam minhas fotos:
http://www.flickr.com/photos/nature_s
 Desconectado ~  Usuário desde: 16/06/2007  ~  Última Visita: 04/02/2012 Alertar Administração  Ir ao inicio da página

Luiz Fernandes

Itajaí
SC - Brasil

1726 Mensagens

#463126 Publicado - 27/08/2007 :  01:45:48 AM  Mostrar perfil  Adicionar Luiz Fernandes a lista de contatos
Não qualificado

Marlon.

A massa tem que ser muito misturada. O que não pode é "AMASSAR DE+" qdo tiver formando a rocha, senão a parte do meio vira um bloco fechado.

Vai formando a rocha aos poucos, colocando camada por camada enendes. Eu uso uma colher. Isso mesmo, uma colher e vou colocando a massa aos poucos, criando um formato, SEM AMASSAR a parte que vai ficando pra baixo certo.

Porosidade 100%

[]'s

Luiz Teixeira

Brasil
MG - Brasil

384 Mensagens

#463213 Publicado - 27/08/2007 :  11:31:37 AM  Mostrar perfil  Adicionar Luiz Teixeira a lista de contatos Ver Álbum de Fotos
Não qualificado
Fala chara blz ??
é o seguinte andei falando com um amigo meu que é eng.civil e o mesmo me reportou um fato interressante :
A massa para o reboco em contato prolongado com  a agua seja ela doce(pois  a salgada ele nao soube me responder) tem uma tendencia de se desfazer pois ela é mais fraca  do que  o cimento por conter o cal e outros adtivos que contribuem para o tal fato.Informei a ele o meu proposito que era imergir essas rochas na agua por um periodo de tempo maior e obtive  a seguinte resposta :
use massa de cimento de preferencia sem nenhum adtivo quimico com uma generosa quantidade de cimento na mistura  para nao correr o risco de algum aditivo quimico(presente no concreto usinado)nao interfira na  agua do aquario. Mas é somente uma hipotese  nao signica que acontecerá , mas ja diz o ditado e melhor prevenir do que remediar

--------------------------------------------------------------------------------
Jesus, Reis dos reis.

Desconectado ~  Usuário desde: 27/09/2006  ~  Última Visita: 05/02/2012 Alertar Administração  Ir ao inicio da página

Luis Fernando

São Paulo
SP - Brasil

416 Mensagens

#466160 Publicado - 03/09/2007 :  8:44:49 PM  Mostrar perfil  Adicionar Luis Fernando a lista de contatos
Tudo bom Luiz, não sei se vc tem ai, mas seria legal as fotos da montagem das rochas p/ não montar o bloco solido.
E queria saber se vc fez alguma em mais de um estagio, tipo fez a base, esperou secar e fez ela na seqüência mais alta com formatos e etc?
E só por curiosidade, falando em poro, existem pedras como a sabão que são lotadas de poros... alguém já experimentou?

abraços
 Desconectado ~  Usuário desde: 27/12/2005  ~  Última Visita: 04/02/2012 Alertar Administração  Ir ao inicio da página

Luiz Fernandes

Itajaí
SC - Brasil

1726 Mensagens

#466168 Publicado - 03/09/2007 :  8:59:42 PM  Mostrar perfil  Adicionar Luiz Fernandes a lista de contatos
Não qualificado

Luiz Teixeira.

Olha só - Eu trabalho com rochas vivas artificiais já tem uns 3 anos acho, e a formação de algas calcáreas sobre elas acaba fortalecendo de uma maneira que não acredito na hipótese de se desmancharem com o tempo não. Muito pelo contrário. Na formação de pontes por exemplo sob o mar as bases são de cimento. Tá certo que não vai cal e outros componentes, MAS PELO QUE EU VEJO DAS MINHAS, não vão desmanchar nunca.

Se observarmos bem, as rochas vivas naturais sim se desmancham com mais facilidade.

Outra coisa: eu mesmo estou colocando um "extra" de cimento na massa.

Luís Fernando.

Não faço isso não. Prefiro montar as rochas dentro do aquário colando com durepoxi uns pedaços até pra facilitar na formação de um bom bloco, com cavidades de todos os tamanhos.

Se for montar um bloco grande fora do aquário, tudo fica mais difícil, até o próprio manuseio.

Eu sou contra blocos grandes entendes. Prefiro fazer uma boa formação rochosa dentro do áqua, com pedaços de em média, 1 a 2 quilos.

[]`s

Luiz Teixeira

Brasil
MG - Brasil

384 Mensagens

#466179 Publicado - 03/09/2007 :  9:32:31 PM  Mostrar perfil  Adicionar Luiz Teixeira a lista de contatos Ver Álbum de Fotos
Não qualificado

Luiz Fernandez

hehe, entendi tudo agora agoar sim  ta explicadissimo um abraço amigo

--------------------------------------------------------------------------------
Jesus, Reis dos reis.

Desconectado ~  Usuário desde: 27/09/2006  ~  Última Visita: 05/02/2012 Alertar Administração  Ir ao inicio da página

Maurílio Benite

Ribeirão Preto
SP - Brasil

43 Mensagens

#466332 Publicado - 04/09/2007 :  04:04:01 AM  Mostrar perfil  Adicionar Maurílio Benite a lista de contatos
Prezado Luiz

estou pensando em montar meu reef apenas com RVA, será que dá certo? Conhece algum projeto parecido com isso?
 Desconectado ~  Usuário desde: 17/02/2002  ~  Última Visita: 05/02/2012 Alertar Administração  Ir ao inicio da página

Luiz Fernandes

Itajaí
SC - Brasil

1726 Mensagens

#466404 Publicado - 04/09/2007 :  1:08:46 PM  Mostrar perfil  Adicionar Luiz Fernandes a lista de contatos
Não qualificado

Maurílio.

Eu hoje não sei dizer ao certo qual o percentual de rochas artificiais que tem dentro do meu áqua, mas acho que deve ser muito mais artificial que natural.

Só pra teres uma idéia, tem umas 3 semanas que fiz mais 50 quilos que está secando (falta de tempo pra colocar dentro da água doce), pra depois ir adicionando aos poucos no sistema.

Além destes 50 quilos quero fazer mais uns 100 acho, pra fechar um canto que tenho no aquário onde a concentração de algas calcáreas pink é muito forte.

Acho que em pouco tempo já estarão forradas de algas.

Vou acabar ficando com mais ou menos uns 80% ou mais de artificiais no meu sistema.

Tem um amigo aqui de Itajaí que vai remontar um e será basicamente com artificiais.

É como eu já disse: Não adianta comprar ou fazer um bloco de concreto sem efeito filtrante algum.

O segredo é a porosidade da rocha.

[]`s 

Maurílio Benite

Ribeirão Preto
SP - Brasil

43 Mensagens

#466454 Publicado - 04/09/2007 :  2:58:55 PM  Mostrar perfil  Adicionar Maurílio Benite a lista de contatos
Oi Luiz

Obrigado pela informação. Eu realmente imagino que funcione, mas como garantia vou colocar uma rocha viva natural apenas, e todo o resto RVA. Assim espero conseguir colonizar todas as outras com a microvida necessária e com o menor impacto ambiental possível.

grande abraço
Maurílio
 Desconectado ~  Usuário desde: 17/02/2002  ~  Última Visita: 05/02/2012 Alertar Administração  Ir ao inicio da página

Emerson Peliser

Campo Mourão
PR - Brasil

705 Mensagens

#466789 Publicado - 05/09/2007 :  03:07:55 AM  Mostrar perfil  Adicionar Emerson Peliser a lista de contatos Ver Álbum de Fotos
Não qualificado

Olá Pessoal.

Cerca de 70% das rochas existentes no meu aqua são artificiais feitas pelo Luiz Fernandes. São excelentes. As que eu tenho são tão porosas que quando retiro um pedaço de dentro do aquario escuto a agua literalmente correr por entre os poros. Luiz vou aproveitas a sua receita e tentar fazer algumas por aqui. Tenho que montar o aqua da loja ..

Abraços.

Emerson
 Desconectado ~  Usuário desde: 18/01/2002  ~  Última Visita: 05/02/2012 Alertar Administração  Ir ao inicio da página

Rodrigo Felipe

Sao Paulo
SP - Brasil

64 Mensagens

#472577 Publicado - 18/09/2007 :  1:51:38 PM  Mostrar perfil  Adicionar Rodrigo Felipe a lista de contatos
Luiz, vc ja tentou fazer as rochas sem essa massa pronta, só com cimento? Será q da muita diferença na porosidade?
digofelipe@terra.com.br
11 7339-0038
 Desconectado ~  Usuário desde: 26/08/2004  ~  Última Visita: 27/12/2010 Alertar Administração  Ir ao inicio da página

Rodrigo Felipe

Sao Paulo
SP - Brasil

64 Mensagens

#472579 Publicado - 18/09/2007 :  1:52:52 PM  Mostrar perfil  Adicionar Rodrigo Felipe a lista de contatos
Luiz, vc ja tentou fazer as rochas sem essa massa pronta, só com cimento? Será q da muita diferença na porosidade?
digofelipe@ig.com.br
11 7339-0038
 Desconectado ~  Usuário desde: 26/08/2004  ~  Última Visita: 27/12/2010 Alertar Administração  Ir ao inicio da página

Luiz Fernandes

Itajaí
SC - Brasil

1726 Mensagens

#472597 Publicado - 18/09/2007 :  2:08:01 PM  Mostrar perfil  Adicionar Luiz Fernandes a lista de contatos
Não qualificado

Oi Rodrigo.

Não tentei não e te confesso que:  "time que está ganhando não se muda".

Minhas rochas ficam muito boas mesmo.

Emersom. A porosidade destas que faço hoje é muito maior (melhor) que estas que tens ai e as antigas que estão no meu áqua.

Qdo vier alguém dai pra cá me avisa antes que te mando uns 10 quilinhos destas novas, pela amizade claro, sem custo.

[]'s

Ronaldo Pinto

São Paulo - Vila Ema
SP - Brasil

9877 Mensagens

#472604 Publicado - 18/09/2007 :  2:12:00 PM  Mostrar perfil  Adicionar Ronaldo Pinto a lista de contatos Ver Álbum de Fotos
Fala Luiz,

Parabéns pela matéria e o grau de simplicidade na explicação, nesse novo reef vou eu mesmo fazer algumas rochas para ver como vão sair. Espero que fiquem porosas.

Valeu mesmo.

ronaldojcp@ig.com.br
(11)9995-7811

Desconectado ~  Usuário desde: 18/09/2001  ~  Última Visita: 31/01/2012 Alertar Administração  Ir ao inicio da página
Página: de 9 Tópico Anterior: Lâmpadas de LED no Boyu Tópico 57060 Tópico Seguinte: Conectores para filtros DIY  
 Imprimir
Página Seguinte
Ir a:
  Esta página foi gerada em 0,69 segundos.