Quer anunciar na ReefCorner também? Clique aqui e saiba como!

Todos os Fóruns
 Aquarismo
 Mostre seu Aquário
 Finalmente o projeto virou realidade
   Todos os usuários podem enviar NOVOS tópicos a este fórum
   Todos os usuários podem responder neste fórum
Página Seguinte
 Imprimir
Autor Tópico Anterior: Boyu Zumbo TL - 550 Tópico 107962 Tópico Seguinte: Novo Aquário  Atualizado -  * Novas Fotos*
Página: de 3

João Redin

Blumenau
SC - Brasil

72 Mensagens

Publicado - 31/01/2010 :  5:18:11 PM  Mostrar perfil  Adicionar João Redin a lista de contatos
3 - 3

Muito bem galera, finalmente eu coloquei o meu reef para rodas, depois de 3 anos do início do projeto, comprando e lendo aqui no reefcorner, finalizei as compras e coloquei para rodar. Alguém pode achar estranho levar tanto tempo, mas foi uma questão de prioridades e também porque sou bastante perfeccionista e queria montar com um equipamento de qualidade e baixo consumo, através das dicas dos membros deste maravilhoso grupo descobri que a palavra era tunze e fui ai, vejam aqui como ficou o brinquedo:

Display: 175 x 55 x 60h

Sump 110 x 50 x 40h, divido em 3 partes, sendo a 1ª parte com 30 cm para receber a água do Display e acomodar o Skimmer, Shark Bag, a 2ª parte é o refúgio e 3ª é a zona de recalque.)

Volume Liquido (Display + Sump) ( 602 litros, fiz questão de medir quando coloquei a água para ter precisão no uso de medicamentos e suplementos quando necessário)

Foto do conjunto:

Obs: Como moro no 15º andar mandei fazer um suporte em aço, já imaginou descendo água pelo elevador  até o téreo. Haja grana para pagar o estrago (risos).

Detalhe: Observe que a parte da frente da mobilha é móvel, fiz assim para facilitar as manutenções. Vea a foto:

Rochas e Substrato:

100kg de Rocha Viva de Recife (comprado e guardado a + 2 anos) (Vieram com docto de autorização do Ibama)

85 kg Ocean Direct – da CaribSea Inc

5 kg de Miracle Mud no refúgio sobre 15 kg Ocean Direct

Como ficou:

Iluminação:

5 lampadas T5 de 80w - Geisemann (2 AquaBlue + e 3 Pure Actinic)

A calha eu mandei fazer em alumínio com pintura em epóxi e coloquei dois ventiladores para resfriar e mais um de exaustor.

Bombas:

Recalque: 1 QuietOne 4.000 l/h

Circulação: 2 Tunze – Turbelle Stream 6.100 de 12.000 l/h cada, ligadas ao Multicontroller Tunze 7095.

Overflow: 2 overflow de 40 mm

Separei o display em duas partes, alguns chamam de 6º vidro, neste local de +/- 15 cm coloquei dois tudos de 40mm para decida da água, usei um terminal de ventilação (detalhe em branco perto da braçadeira plástica). Para separar este ambiente, mandei fazer uma grelha com aberturas de 3mm, assim fica difícil alguém cair para o outro lado. Contudo ai ficou uma área de nitritos e nitratos, para resolver isso, estou colocando uma Sarlobetter Mini C 90 lts/h. Creio que resolve.

O segundo overflow é de contingência e fica um pouco mais alto que o primeiro, em geral não trabalha. O terminal de ventilagção serve como uma grantia a mais para a equipe de limpeza não cair e trancar os registros de esfera.

Aquecimento e Resfriamento:

1 Chiller Gelagua de ¾ hp, como moro no último andar, mandei furar a lage e coloquei o barulhento embaixo do telhado

1 Aquecedor/Termostato 300w – Visi-Term

Testes

Comprei os testes da Elo, falta comprar ainda o Ca e Mg

Filtros:

Skimmer Tunze 9015 recomendado para reef até 1500lts

UV – J&T Jup 01 – 9w

Observem o skimmer da Tunze em ação:

No fundo da foto, o shark bag fazendo seu trabalho também,  

Painel de controle de energia: Eu mesmo montei um painel de controle (central de controle), instalei:

2 timer Siemes 7pv03 feitos para usar em painéis, acoplados a trilhos din, muito bom, todo digital e tem um esquema ótimo para controle de fotoperimetro invertido, liga um circuito e desliga outro.

1 Contactora – para ligar o chiller, ela é controlada por um medidor de temperatura da FullGauge

1 Medidor FullGalge

10 tomadas – 110 v – alimentadas por um estabilizador

10 tomadas – 220 v 1 tomadas 3 pinos para o skimmer

Veja a foto:

Tem ainda fio desorganizado, mas a idéia do painél e justamente para não ter fio solto. Também usei umas proteções de tomada (para criança), assim proteje da maresia.

Vou utilizar um reator de cálcio da Tunze – Mod 3174/3, mas ainda preciso comprar o cilindro de CO².

Deonizador – DIY - utilizei umas cápsulas de filtros da Aqualar, são empregados logo após o registro das redes publicas,  ficou bem mais caro do que fazer com tubos de pvc, mas aparência melhora bastante. Liguei 3 filtros em série, observando a foto abaixo, da direita para esquerda: entrada da água no filtro de celulose de 5 micras, passa por um filtro de carvão ativado da própria Aqualar e por último um filtro de resina mista. Depois mandei fazer um suporte em alumínio. Os testes de TDS ainda não estão legais, mas vou calibrar o meu aparelho com água deionizada e testa-lo novamente. A primeira água deu 16 ppm, mas usei mesmo assim porque estou ciclando.

Startup:

No dia 24/01/2010, preparei a água com meu deonizador e fui colocando sal e medindo com refratômetro, como estava como pouco sal, deixei a água com 1021, liguei as bombas de circulação, recalque e o skimmer. Pretendo deixar até o final de fevereiro somente ciclando e hoje a noite (31/01/2010) vou colocar 200 paguros e 200 Turbo Snails.

Dúvidas:

Qual a melhor composição da equipe de limpeza? Quantidade e tipo de “bichos”?

Tem problema colocar a equipe de limpeza, sendo que ficar mais 30 dias sem luz?

Quando devo começar a avaliar os parâmetros?

A primeira TPA deve ser feita com quantos dias e qual o percentual de água a ser substituído?

Ligo o filtro UV já ou espero?

Quando devo ligar o reator de cálcio?

Um forte Abraço e obrigado a todos do grupo que sempre ajudam os marinheiros de primeira viagem como eu!

João Carlos Redin
Fotos do Projeto e evolução do meu Reef: http://picasaweb.google.com.br/jcredin/ProjetoDoAquario#

Meu Reef: http://www.reefcorner.org/forum/topic.asp?TOPIC_ID=107962

Editado por - João Redin em 31/01/2010 5:39:56 PM
 Desconectado ~  Usuário desde: 27/08/2006  ~  Última Visita: 24/02/2011 Alertar Administração 

Vinicio Moitinho

Salvador
BA - Brasil

25 Mensagens

#786415 Publicado - 31/01/2010 :  6:34:14 PM  Mostrar perfil  Adicionar Vinicio Moitinho a lista de contatos
Não qualificado
Parabenizo pelo perfeccionismo e pela paciência. Boa sorte e aquardamos no futura as fotos com os peixes e os corais. Pessoas mais experientes com certeza irão esclarecer suas dúvidas. Abs, Vinício.
 Desconectado ~  Usuário desde: 21/06/2006  ~  Última Visita: 12/11/2011 Alertar Administração  Ir ao inicio da página

Luis Elias

Campinas
SP - Brasil

221 Mensagens

#786417 Publicado - 31/01/2010 :  6:44:15 PM  Mostrar perfil  Adicionar Luis Elias a lista de contatos
Opa, parabens pelo progeto primeiramente,

Sobre a equipe de limpeza eu acho que deveria esperar um pouco pois se colocar agora a maioria vai morrer pois eles não vao ter o que comer. Filtro uv cada um diz uma coisa então não irei dar palpite, agora o reator de calcio, da uma medida no seu calcio e veja como ele esta, caso estiver normal não teria o porque liga-lo de imediato ja que voce não tem nada consumindo o mesmo. Os mais experientes vão dar suas dicas eu sou muito novato ainda.

Abraços

Msn: lfcreck@ig.com.br
Meu Reef: http://www.reefcorner.org/forum/luis_crecks_reef_p-107511
Qual onibus passa perto da sua casa?
 Desconectado ~  Usuário desde: 14/09/2009  ~  Última Visita: 09/08/2014 Alertar Administração  Ir ao inicio da página

Raphael Bonzanini

Sao Paulo
SP - Brasil

629 Mensagens

#786433 Publicado - 31/01/2010 :  9:03:08 PM  Mostrar perfil  Adicionar Raphael Bonzanini a lista de contatos Ver Álbum de Fotos
Não qualificado
Caramba joao! Ficou um espetáculo! Parabéns!
Abraços!

Bonzanini
 Desconectado ~  Usuário desde: 17/09/2007  ~  Última Visita: 22/08/2014 Alertar Administração  Ir ao inicio da página

Nilo Otaviano

Recife
PE - Brasil

2121 Mensagens

#786441 Publicado - 31/01/2010 :  9:25:48 PM  Mostrar perfil  Adicionar Nilo Otaviano a lista de contatos
Não qualificado
Muito bom e caprichado, pensado nos minimos detalhes, vai ser show concerteza.
Só algumas sugestões: Tenta melhorar a regulagem desse skimmer que ele ta tirando muita agua, diminui um pouco a entrada de ar que você vai ver a diferença, e não coloca a equipe de limpeza agora, a maioria vai morrer (e os que sobrarem vão se alimentar dos restos dos outros), espera as algas começarem ai você põe eles.
No mais tá muito bom mesmo, concerteza será um aqua lindo.

Meu Flickr: http://www.flickr.com/photos/49666358@N03/
 Desconectado ~  Usuário desde: 22/04/2009  ~  Última Visita: 15/03/2014 Alertar Administração  Ir ao inicio da página

Wfrido Schut

-

233 Mensagens

#786443 Publicado - 31/01/2010 :  9:28:50 PM  Mostrar perfil  Adicionar Wfrido Schut a lista de contatos
Não qualificado

FALA CONTERRANEO.....BELO PROJETO....VAI FICAR SHOWWW...ESTE REEF !!!! demorou mas valeu a pena....

RESPOSTAS OPINIÃO as suas duvidas

---------------------------------------------------------------------------------------------------
Qual a melhor composição da equipe de limpeza? Quantidade e tipo de “bichos”?

VA AOS COSTÃO DE PENHA/PRAIA VERMELHA vc terá muita opção la de coleta, uns 100 bichos estará dentro para 600 Litros

Tem problema colocar a equipe de limpeza, sendo que ficar mais 30 dias sem luz?

Sim, eles morrerrão de Fom,,,,,ligue a luz primeiro ( depois)  e deixe as algas começarem a se desenvolverem inicialmente...e depois solta a bicharada

Quando devo começar a avaliar os parâmetros?

em 10/15 dias....o ciclo total deve durar até 40 dias

A primeira TPA deve ser feita com quantos dias e qual o percentual de água a ser substituído?
DEPENDE....se suas rochas ..estão paradas a um certo tempo prode iniciar em 15 dias com 30% a cada semana e depois pegar o ritmo normal de 10/15% por semana ...como vc faria no reef normalmente.......

o filtro UV já ou espero?

Só Depois da biologia formada....e o reef funcionando normalmente

Quando devo ligar o reator de cálcio?

hummm.....eu usaria metodo balling.....bem mais confiavel e tranquilo...e vc um crescimento fantastico do reef .....

-----------------------------------------------------------------------------------------------

Wfrido - Blumenau - Sc

Visite meus Blogs

wfrido@bol.com.br

http://blumenau-reef.blogspot.com/

http://blumenau-plantado.blogspot.com/

Desconectado ~  Usuário desde: 06/07/2009  ~  Última Visita: 25/05/2014 Alertar Administração  Ir ao inicio da página

Vladimir Alba

Vlad-Reef

Ribeirão Preto
SP - Brasil

1083 Mensagens

#786535 Publicado - 01/02/2010 :  10:15:03 AM  Mostrar perfil  Adicionar Vladimir Alba a lista de contatos Ver Álbum de Fotos
Não qualificado

show de bola seu projeto, os móveis brancos dão um ar leve pro ambiente.

ficou muito bonito mesmo.

parabéns.

boa sorte.

vlad-alba@terra.com.br

Políticos são como fraldas devem ser trocados sempre, pelos mesmos motivos!!!

MEU AQUARIO - http://http://lh3.ggpht.com/_L7jd_A_LFDo/S6-kx4eMZHI/AAAAAAAAAbw/wOfG03ePDa0/s512/CONJUNTO.jpg
 Desconectado ~  Usuário desde: 14/08/2007  ~  Última Visita: 29/09/2014 Alertar Administração  Ir ao inicio da página

Luiz Gonçalves

Moderador

Reef de Anemonas

São Paulo - Vl Formosa
SP - Brasil

4698 Mensagens

#786539 Publicado - 01/02/2010 :  10:31:04 AM  Mostrar perfil  Adicionar Luiz Gonçalves a lista de contatos Ver Álbum de Fotos
Não qualificado

Oi João,

Parabéns pelo capricho !!!

Com certeza será um show de reef ...

Valeu, abraços

Luiz

E-mail / MSN luiz.alfa@brturbo.com.br

Meu REEF DE ANEMONAS
http://www.reefcorner.org/forum/topic.asp?TOPIC_ID=150522

"Ter problemas na vida é inevitável, ser derrotado por eles é opcional"
 Conectado ~  Usuário desde: 27/10/2004  ~  Última Visita: 30/09/2014 Alertar Administração  Ir ao inicio da página

João Redin

Blumenau
SC - Brasil

72 Mensagens

#786611 Publicado - 01/02/2010 :  3:04:49 PM  Mostrar perfil  Adicionar João Redin a lista de contatos
Não qualificado

Olá Pessoal,

Vinícius - Obrigado por seus comentários, espero fazer ainda mais amigos com este fabuloso hobby.

Luis Elias - Obrigado pelas dicas é sempre bom ouvir quem já tem alguma experiência. Certamente a sua experiência é maior que a minha. ;-)

Rafael - Obrigado pelos elogios, tenho dois filhos 1 de 4 anos e 1 de 2 meses, os dois foram os grandes responsáveis pelo projeto existir e também pelas mudanças de prioridade (risos).

Nilo - Valeu pelas dicas e elogios.

Wfrido - Estamos na mesma cidade, vamos marcar alguma coisa em breve, lembre-se que haverá um encontro aqui em Blumenau, tenta participar.

Wladimir - Muito obrigado pelos elogios, vou tentar manter a paciência e transformá-lo em um ambiente com muita cor.

Luiz Reef - É muito bom receber elogios de pessoas que já montaram seus projetos, acredito que a leitura e os amigos que fiz aqui no reefcorner tem bastante destes crédito.

Um forte abraço a todos!!!

João Carlos Redin
Fotos do Projeto e evolução do meu Reef: http://picasaweb.google.com.br/jcredin/ProjetoDoAquario#

Editado por - João Redin em 01/02/2010 3:09:03 PM
 Desconectado ~  Usuário desde: 27/08/2006  ~  Última Visita: 24/02/2011 Alertar Administração  Ir ao inicio da página

Anderson Vacilotto

Sao Caetano do Sul
SP - Brasil

234 Mensagens

#786617 Publicado - 01/02/2010 :  3:11:17 PM  Mostrar perfil  Adicionar Anderson Vacilotto a lista de contatos Ver Álbum de Fotos
Não qualificado
Parabens bela montagem, o movel branco da um visual muito lindo.
Não tenho vicio só bebo e fumo quando jogo.
 Desconectado ~  Usuário desde: 13/10/2007  ~  Última Visita: 31/01/2014 Alertar Administração  Ir ao inicio da página

Leonardo Machado

Blumenau
SC - Brasil

475 Mensagens

#786809 Publicado - 02/02/2010 :  09:59:39 AM  Mostrar perfil  Adicionar Leonardo Machado a lista de contatos
Não qualificado

João !!!!!

Seu reef ta show de bola....

Quero só ver quando a bicharada já estiver por ai....

hehehehe

abração

Léo.

Desconectado ~  Usuário desde: 23/02/2006  ~  Última Visita: 29/09/2014 Alertar Administração  Ir ao inicio da página

Felipe Barbosa

São Paulo
SP - Brasil

103 Mensagens

#786907 Publicado - 02/02/2010 :  5:16:22 PM  Mostrar perfil  Adicionar Felipe Barbosa a lista de contatos
Coisa de primeiro mundo!!!! Parabéns...

Essa miracle mud vc colocou a quantidade recomendada por eles?

abrs

Felipe B.

Longos Nano Reef -> http://www.reefcorner.org/forum/topic.asp?TOPIC_ID=108865
 Desconectado ~  Usuário desde: 01/02/2007  ~  Última Visita: 15/03/2013 Alertar Administração  Ir ao inicio da página

Fernando Roio

São Paulo
SP - Brasil

306 Mensagens

#786918 Publicado - 02/02/2010 :  5:44:16 PM  Mostrar perfil  Adicionar Fernando Roio a lista de contatos
Não qualificado

Muito bem montado!

Vai ficar show.

Abraço

Desconectado ~  Usuário desde: 20/01/2009  ~  Última Visita: 01/04/2014 Alertar Administração  Ir ao inicio da página

João Redin

Blumenau
SC - Brasil

72 Mensagens

#787204 Publicado - 03/02/2010 :  2:53:03 PM  Mostrar perfil  Adicionar João Redin a lista de contatos
Não qualificado

Salve Galera!

Anderson - Obrigado pelos comentários, a cor foi idéia da esposa (risos), uma boa forma de envolve-las no projeto.

Leonardo - hhehe,.. tá quase chegando este momento, meu pequeno já ficou maluco com os paguros, imagine depois. Nos falamos no sábado.

Felipe - Obrigado, realmente eu procurei caprichar no projeto, devar mais com qualidade (risos). Estou utilizando uns 15kg ce Ocean Direcet e 4,6 kg de Miracle Mud, com todos que falei sobre o assunto já falaram que assim já estaria ótimo.

Fernando - Obrigado pelos elogios, a idéia é fazer um jardin de corais atrás da mesa de jantar (hehehehe).

Abração e obrigado a todos!!!

João Carlos Redin

Desconectado ~  Usuário desde: 27/08/2006  ~  Última Visita: 24/02/2011 Alertar Administração  Ir ao inicio da página

Alisson Berrido

Blumenau
SC - Brasil

25 Mensagens

#787213 Publicado - 03/02/2010 :  3:12:08 PM  Mostrar perfil  Adicionar Alisson Berrido a lista de contatos
Não qualificado
Dae Joao!!

Demorou mais saiu...
   Como amigo de longa data e tendo o prazer de ver o aquario de perto me sinto na obrigação de dar meu depoimento.
   O projeto como um todo é uma perfeição, atençao aos mínimos detalhes além de equipamentos de ponta. Com certeza teremos um aquario de otima qualidade, principalmente se tiver a mesma dedicação daqui para frente.

Agora é terminar de ciclar, comprar os bichinhos e apreciar... quero ver ele com os YT, Powder, Achilles e Cia. Vai ficar muito show!

Obs: obrigado pelas pedras e dicas... com certeza ainda vou lhe incomodar muito... hehehe

Sucesso amigo!

Abraco,
Alisson C. Berrido
alissonb@brturbo.com.br
 Desconectado ~  Usuário desde: 02/10/2009  ~  Última Visita: 23/02/2014 Alertar Administração  Ir ao inicio da página

João Redin

Blumenau
SC - Brasil

72 Mensagens

#787468 Publicado - 04/02/2010 :  3:00:37 PM  Mostrar perfil  Adicionar João Redin a lista de contatos
Não qualificado

Grande Alisson,

Obrigado pelas palavras e lembre-se: Os amigos nunca incomodam!

Suas contribuições tem sido importando. Valeu!!!

Ele lá vão as dúvidas para os amigos:

Ontem aferi dois parâmetros e não sei se estão bons, por favor, opinem:

PH: 8.1

Cálcio 565

Obs. As luzes estão todas desligadas ainda.

Abraço,

João Carlos Redin

Rodrigo Kazuo

Colaborador

Sorocaba
SP - Brasil

1646 Mensagens

#787619 Publicado - 05/02/2010 :  12:14:35 AM  Mostrar perfil  Adicionar Rodrigo Kazuo a lista de contatos
Não qualificado
Bem legal parabens.
Meu reef
http://www.reefcorner.org/forum/sorocaba_reef-129103
 Desconectado ~  Usuário desde: 20/06/2007  ~  Última Visita: 25/09/2014 Alertar Administração  Ir ao inicio da página

João Redin

Blumenau
SC - Brasil

72 Mensagens

#787683 Publicado - 05/02/2010 :  10:07:47 AM  Mostrar perfil  Adicionar João Redin a lista de contatos
Não qualificado

Valeu Rodrigo,

Obrigado pelo elogio, tomara que fique melhor ainda com os peixes e corais.

Abraço,

João Carlos Redin

Milton Silva

Colaborador

Reefkcondinho III Evolution

Caconde
SP - Brasil

3562 Mensagens

#787720 Publicado - 05/02/2010 :  1:55:39 PM  Mostrar perfil  Adicionar Milton Silva a lista de contatos Ver Álbum de Fotos
O reef esta ficando show!
Milton
 Desconectado ~  Usuário desde: 18/11/2005  ~  Última Visita: 28/09/2014 Alertar Administração  Ir ao inicio da página

Everton Psilva

Sao Paulo
SP - Brasil

218 Mensagens

#787961 Publicado - 06/02/2010 :  7:20:42 PM  Mostrar perfil  Adicionar Everton Psilva a lista de contatos
Não qualificado

belo aqua .parabéns

"Livrai-me de todo mal....Amém"
Meu aquário: http://www.reefcorner.org/forum/topic.asp?TOPIC_ID=165225
 Desconectado ~  Usuário desde: 09/08/2007  ~  Última Visita: 21/09/2014 Alertar Administração  Ir ao inicio da página

Marco Matozo

Brusque
SC - Brasil

30 Mensagens

#787972 Publicado - 06/02/2010 :  9:08:03 PM  Mostrar perfil  Adicionar Marco Matozo a lista de contatos
Não qualificado

Show de bola, pode ter certeza que vai ficar ainda melhor!!!!!!

Quando tiver o encontro em Blumenau me incluam. Moro em Brusque durante a semana e em Joinville nos finais de semana.

Tenho um nano de 120 litros que esta ciclando em Brusque e em Joinville  um de 250 litros. Porem como estava fora durante a semana a temperatura subiu alem do esperado e matou alguns corais.

Um abraço.....

meu msn matozomac@globo.com

Desconectado ~  Usuário desde: 21/12/2008  ~  Última Visita: 29/09/2014 Alertar Administração  Ir ao inicio da página
Página: de 3 Tópico Anterior: Boyu Zumbo TL - 550 Tópico 107962 Tópico Seguinte: Novo Aquário  Atualizado -  * Novas Fotos*  
 Imprimir
Página Seguinte
Ir a:
  Esta página foi gerada em 0,82 segundos.