Contribuições    ::    Contato   

Quer anunciar na ReefCorner também? Clique aqui e saiba como!

Fórum
 Aquarismo
 Marinho
 Grupo de estudo para projetos leds DIY
   Todos os usuários podem enviar NOVOS tópicos a este fórum
   Todos os usuários podem responder neste fórum
Página Seguinte
 Imprimir
Autor Tópico Anterior: maior tridacna em aquario? será? Tópico 111283 Tópico Seguinte: duvida red coco worm
Página: de 63

Daniel Neuwiedi

São Paulo
SP - Brasil

2694 Mensagens

Publicado - 11/04/2010 :  07:28:38 AM  Mostrar perfil  Adicionar Daniel Neuwiedi a lista de contatos Ver Álbum de Fotos
4,3 - 12
   Olá Galera....

Como foi prometido no tópico anterior "Diga tudo o que vc sabe sobre leds"...fiquei de montar um tópico aqui para discutirmos e focarmos em projetos DIY para leds de alta performance...Eu tô tentando restringir um pouco o foco...para não abrir para outros leds (já tem um tópico muito legal de um colega que está usando led´s de baixa wattagem)...
   O objetivo deste tópico é discutir os projetos DIY de alta performance...e tentar adapta-los para a nossa realidade ($$$)...pretendo com esse tópico e quem sabe com a ajuda de alguns de vcs chegar em drivers adequados e mais em conta...saídas em conta para fontes de energia...melhores arranjos...especificações técnicas de montagem...e por fim o objetivo maior seria chegar a um projeto eficiente e acessível para todos aqueles desafortunados que como eu ainda não podem arcar com as calhas comerciais...mas que querem trocar as hqi´s e t´s-5.

Bom...vamos ver no que dá...rsss

Separei alguns artigos para introduzir o assunto...são muitos na verdade...mas acho que aqui cabem colocar alguns deles...este primeiro traz um pouquinho do conceito de iluminação...e diferença dos leds perto das outras saídas...e o que devemos olhar no tocante a iluminação...entre outros pontos, existe uma infinidade de tópicos mais detalhados mas não quero sair muito do foco:

Esse outro do Sanjay tbm é interessante mas trata apenas com as calhas comerciais...que não são o foco do tópico...mas vale a pena dar uma olhada tbm!

Agora entrando no assunto led´s DIY o tópico que acredito que seja (juntamente com o debaixo) os  grandes guias  para o nosso...ou ao menos é como eu  gostaria que fosse (é enorme...mas os conceitos estão todos na primeira pg com o texto do Evil.) :

Este outro tópico mostra na prática os DIY dos gringos e sua montagem...o objetivo é que possamos chegar nisso...ou até em coisas melhores...

Dentro de cada um destes links tem outros links para as especificações de equipamento e tal.
   Acho que depois que estivermos em razoável consenso...poderíamos começar com algo razoávelmente simples...como>

- Quais destes componentes conseguiremos por aqui...sem ter de importar tudo...o que vai baratear MUITO
- O que pode ser substituído?
- O que dá pra melhorar?
- Como podemos ter algo tão eficiente quanto com o menor preço possível???

Não entendo nada de eletrônica...e será muito bem vindo alguém que entenda e que esteja disposto a esclarecer alguns pontos mais obscuros para leigos como eu...
   Se conseguirmos baratear ao menos os drivers e as fontes creio eu que os leds...apesar de não custarem tão barato...podem ser um "custo aceitável" .
   Espero que juntos consigamos fazer algo similar ao que eles estão fazendo lá...com resultados ótimos diga-se de passagem!!!!

Não serei louco de dizer que ninguém por aqui tentou isso antes...sim...já tem gente usando calhas diy de leds de alta performance com bons resultados....

Bom é isso....eu tenho mais uma p*da de links aqui de especificações...lojas ...preços....mas acho que isso vai ser importante se tivermos quorum para tanto (espero honestamente que sim)!

Muitas vezes tentamos saídas sozinhos e depois passamos para frente o conhecimento e o projeto...aqui to tentando fazer algo diferente...vamos tentar fazer um projeto juntos...algo objetivo...e que possa da melhor maneira atender a todos. Se todos estiverem de acordo...podemos começar com coisas simples..do tipo...aonde arrumamos os dissipadores...custo disso...quais drivers poderíamos utilizar sem ter de importar estes?? que fontes de alimentação???...seria uma boa solução substituir estes led´s por outros??? emprego de programas de controle...como arduino....etc....tópico por tópico...vendo valores...pesquisando juntos e ajudando uns aos outros...como eles fizeram lá!

Espero que dê certo....tem bastante coisa aí para ler e começar a discutir...se algum ponto destes tópicos que passei ficar "obscuro" vamos discutir e tentar clarificar para todos...assim como outros tópicos eventualmente trazidos por outros membros!!!!

Tô empolgado...espero que vcs tbm se animem e participem ativamente!!!!

gde abs a todos....

D.

"Existem possivelmente duas coisas infinitas na vida...o universo e a estupidez humana...sobre a primeira eu ainda tenho dúvidas" Albert Einstein

Gamma reef: http://www.reefcorner.org/forum/gamma_reef-123198
 Offline ~  Usuário desde: 23/08/2005  ~  Última Visita: 14/04/2014 Alertar Administração 

Daniel Camolez

Americana
SP - Brasil

644 Mensagens

#803803 Publicado - 14/04/2010 :  12:28:14 AM  Mostrar perfil  Adicionar Daniel Camolez a lista de contatos
5 - 1
Rapaz... como sempre escrevendo biblias rsss. ainda bem !!!!

Vou agrupar e resumir as pesquisas que consegui e volto a postrar.

Abraços.

http://danielcamolez.wordpress.com/
http://www.reefcorner.org/content.asp?/forum/topic.asp?TOPIC_ID=112159
"Não tente controlar a natureza, só vai ficar frustrado, acredite!!!"
 Offline ~  Usuário desde: 25/11/2009  ~  Última Visita: 21/08/2014 Alertar Administração  Ir ao inicio da página

Yuri Barros

São Paulo
SP - Brasil

816 Mensagens

#803992 Publicado - 14/04/2010 :  6:44:47 PM  Mostrar perfil  Adicionar Yuri Barros a lista de contatos Ver Álbum de Fotos
Não qualificado

Achei.....o tópico.......kkkkkkk

Na minha opinião.............acho que deveriamos começar com uma de 30W.......

Não adianta por muita potência e depois ter de suspender a luminária............

Tem de ser algo para Aquas até 60/70 de altura............e com medição de PAR em torno de 300micromols no meio de Aqua............(p/ Acroporas).......... 

Pensei em LEDs de 3W............

Royal Blue..........450-460nm..........Talvez equivalente á 50.000K............

e Cool White........6500K.......talvez equinalente á 670-675nm.........

OBS: Em negrito estão as infos que eu obtive......o "talvez" é suposição........

Talvez sejam esses LED que mais se aproximam do PUR : 435nm....e 675nm...........

A proporção mais comum é 1:1 (50%).........mas pode ser 2:1 (2 CW p/ 1 RB).............

E aí será que 30W fica bom ou fica fraco ???

Offline ~  Usuário desde: 20/04/2007  ~  Última Visita: 16/08/2014 Alertar Administração  Ir ao inicio da página

Daniel Neuwiedi

São Paulo
SP - Brasil

2694 Mensagens

#804015 Publicado - 14/04/2010 :  8:44:08 PM  Mostrar perfil  Adicionar Daniel Neuwiedi a lista de contatos Ver Álbum de Fotos
5 - 1
opa Yuri....

O pico de PAR nos CW é praticamente o mesmo do pico nos RB...a única diferença é que como nos CW existe uma sobreposição de outras cores existem tbm outros picos...fora do nosso desejado...mas PAR por PAR..ou PUR por PUR...são quase iguais..montamos 1:1 para ajustar a temp de cor e não os níveis de PUR nesse caso...2:1 tbm fica bonito...mas pela emissão pontual do diodo eles dizem que é mais difícil mesclar as cores ...fazer o "blended"...apesar de que vi um 2:1 impressionante

Bom...na questão dos watts...vai depender de muita coisa....principalmente do tamanho do tanque....eu tô querendo dimensionar os projetos neste tópico baseados nos led´s da cree...ou  similares...de 3 watts cada...o quanto de wats...ou seja de led´s necessários vai depender do tamanho do aqua.......esses de 3 watts com as lentes certas podem dar índices de PAR equiparáveis as hqi´s de 150 ou 250...mas para isso tem de agrupar os leds...30 wats...seriam 10 leds...o que não é muito eficiente em termos de drivers....já que poderiamos explorá-los um pouco mais (os buckpucks por exemplo..comportam 6 leds desses cada)....assim sendo...2 drivers...12 leds...36 watts...para um aqua de digamos...lógico que dá pra fazer com menos que isso tbm...
   Acho que o ponto principal aqui seria encontrar saídas mais em conta para os materiais usados.....os dissipadores são caros...os drivers são caros...e os leds tbm....estou entrando em contato com alguns fabricantes de dissipadores nacionais (importar isso é loucura para aquas maiores por conta do peso)..e também estou atrás de drivers nacionais....mas a maioria dos que vi...ainda não vale apena (baixa amperagem)....tem projetos de montagem de drivers tbm, mas para mim isso sai um pouco da minha realidade...não tenho conhecimento para isso...

Se eu fosse hoje, montar um nano cubo de 30x30x30...importaria praticamente tudo (menos a fonte e talvez os dissipadores) ...dá pra fazer algo bem em conta...(nesse caso daria pra fazer 12 leds tranquilamente... ...com 2 buckpucks...o dissipador...não precisa ser muito grande (essa m!!!! é cara)....e acho que teria bastante luz....com 30 cm de profundidade nem precisaríamos de lentes....não seria algo muito caro ao meu ver.

Mas precisamos tentar ver algo mais em conta mesmo....principalmente para aquas maiores...que precisarão..de mais leds, mais drivers, mais dissipadores etc...o propósito aqui é encontrar saídas alternativas a importação de todos os componentes....

abs

D.

"Existem possivelmente duas coisas infinitas na vida...o universo e a estupidez humana...sobre a primeira eu ainda tenho dúvidas" Albert Einstein

Offline ~  Usuário desde: 23/08/2005  ~  Última Visita: 14/04/2014 Alertar Administração  Ir ao inicio da página

Yuri Barros

São Paulo
SP - Brasil

816 Mensagens

#804026 Publicado - 14/04/2010 :  9:21:29 PM  Mostrar perfil  Adicionar Yuri Barros a lista de contatos Ver Álbum de Fotos
Não qualificado

Essa parte de Eletrônica eu não sei nada........sobre esse pessoal que voçê entrou em contato......o que eles podem dizer sobre o Comprimento de Onda...........?

Existe a possibilidade de fazer algo específico...........?

Voçê teria como colocar o Gráfico do PAR.............com os dois picos (PUR).....?

Por exemplo : Se o diagrama de Intensidade em Função do Comprimento de Onda são contínuos e com Picos associados as Temperaturas de Cor de Referência..........como leds de mesmo Comprimento de Onda tem Temperatura de Cor diferente ?

Se tem.......então por que nos basearmos na Temperatura de Cor .......se o que interessa é o Comprimento de Onda .......?

Pelo que eu entendi..............o que interessa é a Zooxhantela..........e para a Zooxhantela realizar a fotossíntese nescessita do estímulo luminoso proveniente das Ondas emitidas no Comprimento de Onda do PUR.......435nm e 675nm..............

Esse a meu ver é o principal motivo de muitos Organismos Fotossintéticos não irem tão bem...........muito julgam ser a intensidade..........eu acho que é a intensidade certa com Comprimento de Onda certo...............

O que determina o Comprimento de Onda num LED.....? É a Temperatura de Cor....?

Offline ~  Usuário desde: 20/04/2007  ~  Última Visita: 16/08/2014 Alertar Administração  Ir ao inicio da página

Daniel Camolez

Americana
SP - Brasil

644 Mensagens

#804051 Publicado - 14/04/2010 :  11:47:19 PM  Mostrar perfil  Adicionar Daniel Camolez a lista de contatos
Não qualificado
Eita .. esse topico ta começando a ficar quente !!!

Bom moçada meu pai é tecnico em eletronica o mesmo possui uma empresa/loja a 28 anos de consertos de TV, microonda etc... por sinal não poderia ser diferente o nome Eletronica Camolez rsss, bom eu sempre fiz projetos DIY de automação coisas bobas só para aprender eletronica não sou expert mas o importante não é saber tudo e sim conhecer quem sabe rssss.

Daniel ... sobre a aquisição de 6 led's royal blue +  dois les de 10w 6500k vc tem razão, pois bem pensei melhor vou adiquirir 6 leds cool white e 6 royal blue, ai é que vem a questão na aquisição do driver, pois para variar estou achando muito caro isso apesar desse esquema utilizar apenas dois não sei não, acho que vou arriscar e construir os driver também, encontrei esquemas na internet como fazer não é complicado porem ... só testando mesmo.

Estou aguardando receber alguns pagamentos para iniciar a compra destes, vou comprar os drives mas mesmo assim vou construir e se der certo vou  passar um passo a passo não tem como errar.

Yuri será que isso serve para medir alguma coisa ???
http://www.dealextreme.com/details.dx/sku.5100

Abraços

Editado por - Daniel Camolez em 15/04/2010 12:09:45 AM
 Offline ~  Usuário desde: 25/11/2009  ~  Última Visita: 21/08/2014 Alertar Administração  Ir ao inicio da página

Marco Delfino

Bom Jesus dos Perdoes
SP - Brasil

62 Mensagens

#804073 Publicado - 15/04/2010 :  12:28:53 AM  Mostrar perfil  Adicionar Marco Delfino a lista de contatos
Não qualificado
Poxa até que em fim achei esse topico... Confeço que tava procurando no lugar errado,na area  sobre DIY. Bem vou ler tudo que já foi postado, enclusive os links, pra depois entrar na converça!
 Offline ~  Usuário desde: 03/04/2003  ~  Última Visita: 19/08/2014 Alertar Administração  Ir ao inicio da página

Daniel Neuwiedi

São Paulo
SP - Brasil

2694 Mensagens

#804105 Publicado - 15/04/2010 :  02:32:58 AM  Mostrar perfil  Adicionar Daniel Neuwiedi a lista de contatos Ver Álbum de Fotos
Não qualificado
Opa Yuri vamos lá:

Não podemos olhar só a cor...pq a cor branca do espectro da cree xre por exemplo...é uma soma de picos de ondas diferentes...a qtdade de PAR medida para elas e para as RB é igual...aliás....se vc espiar o site da CREE...vai ver a distribuição de cores desta....vc vai ver que elas se sobrepõe na faixa azul de PUR....o segundo pico...o "vermelho"...não é atingido por estas nem por nenhuma outra lâmpada de forma efetiva (ao menos não as mais utilizadas no aquarismo até onde eu saiba)....trabalhamos no geral...com o primeiro pico. E na verdade o que a princípio mais importa é fornecer o espectro luminoso nesta faixa.
    A questão da temperatura de cor não está diretamente ligada....exatamente pq os picos de onda ocorrem em todas elas...a questão da cor neste caso é muito mais estética do que outra coisa...vc pode iluminar um aqua só com RB ou com CW....que em termos de PAR...vai dar no mesmo....mas com uma vc vai conseguir iluminar de maneira muito azul...e de outra muito branca. 
Dá uma zapeada no data sheet das cree´s x-res  www.cree.com
...eu não sei como colar o gráfico aqui...mas olha no site...um dos últimos...aonde tem três linhas....uma pra PAR, uma pra HQI e uma para os leds....aliás nesse gráfico eles usam um segundo pico meio questionãvel se vc olhar a especificação da cree...mas como ele não fela que led é este....sei lá...http://www.americanaquariumproducts.com/aquarium_lighting.html

Agora pegas as especificações da cree-xre e olha aonde a concentração de emissão se concentra!!!!
   Concordo com vc em gênero, número e grau...intensidade por si só...não quer dizer muita coisa...o importante é  ter o comprimento certo para maximizar a fotossíntese....é esse o "grande trunfo" dos leds....bom...ao menos destes aqui.

Xará...é os drivers são caros mesmo...não parece complicado de fazer com Lm317...mas como eu quero dirigir ao menos 39 leds....vou acabar optando por um driver mean well....não é barto mas vai ter de ser....pra vc que vai com poucos leds...bom no site da DX tem uns drivers lá...eles são unitários...por led...não são caros...e são os mesmos que este rapaz usou na construção dele http://www...br/modules.php?name=Forums&file=viewtopic&t=42170&postdays=0&postorder=asc&start=0 dá uma olhada!!!....
   Olha bem o que vc vai usar como dissipador....isso é algo que não é muito falado mas é MEGA importante...esses leds esquentam a extremidade oposta do diodo (principalmente qdo a amperagem usada neles é alta...tipo 1A)....e se operam quentes a sua vida útil caí muito!!!!! além disso sua performance tbm, por isso...bons dissipadores são necessários! Um led de 3W tocado a 1A pode apresentar pouca vantagem do que o mesmo tocado a 350mA se a temperatura for alta no diodo (o site da cree tem as especificações)....mandei uns emails para duas firmas daqui que fazem...tô esperando a resposta...pq isso para importar é um problema.....é pesado!
   Esse é o link mais recomendado para os americanos comprarem os dissipadores (os "melhores conceituado" pela galera que faz led diy)...
...mas com certeza conseguimos coisa igual por aqui...espero

Vai usar lentes?????

Opa Marco...é vdd!!!...ainda bem que este tópico começou a esquentar.....pq eu já tava ficando frustrado!!!!!

abs a todos.....vamo que vamo!

D.

Offline ~  Usuário desde: 23/08/2005  ~  Última Visita: 14/04/2014 Alertar Administração  Ir ao inicio da página

Vicente Rosina

Niterói
RJ - Brasil

385 Mensagens

#804219 Publicado - 15/04/2010 :  9:37:34 PM  Mostrar perfil  Adicionar Vicente Rosina a lista de contatos
Também vou acompanhar.
[s] Vicente Rosina
 Offline ~  Usuário desde: 01/05/2002  ~  Última Visita: 31/05/2014 Alertar Administração  Ir ao inicio da página

Daniel Neuwiedi

São Paulo
SP - Brasil

2694 Mensagens

#804240 Publicado - 15/04/2010 :  11:04:31 PM  Mostrar perfil  Adicionar Daniel Neuwiedi a lista de contatos Ver Álbum de Fotos
Não qualificado
....Só para desabafar...

Hoje tive mais uma prova de o por que que essa país não vai pra frente...tem 3 dias que tô tentando contato com os fabricantes de dissipadores (leia-se aqui..liguei 3 vezes em horário comercial e enviei 2 e-mails) para orçar o metro de dissipador. Bom simplesmente não tem ninguém pra me passar valores...eles falaram 2 dias seguidos que iriam responder meu email e nada...ou seja...ou isso é uma "pegadinha do malandro" ou tem alguma secretária muito ineficiente nesta firma. Em contra-partida...fui atrás dos americanos..mandei e-mails para alguns fornecedores de leds, lentes e drivers...nem preciso dizer que me responderam no mesmo dia..ou melhor na mesma hora!!! Troquei vários emails com eles durante a tarde..e postei algumas dúvidas no fórum gringo....principalmente quanto a frequência elétrica...que aqui é de 60 Hz e em boa parte do mundo é de 50 Hz... Os drivers Mean Well trabalham em ambas as frequências...já outras fontes eu não sei dizer....para quem vai de buckpuck...ou outro driver que necessite de fonte...e for importar esta fonte...vale a pena ficar atento para a frequência destas!!!! Apesar que eu acho que para quem vai de driver sem fonte..comprar a fonte aqui tbm sai bem mais em conta!

Meu projeto inicial:

- 20 leds cree-xr cw wg q5
 - 19 leds cree-rb
 - 39 lentes cree-xrde 80 graus
 - 3 drivers Mean Well 60-48 D
 - dissipador...tá difícil mas vou ver um por aqui
- estou propenso a usar thermal pads na montagem ao invés de furar a chapa e parafusar...por questão de praticidade.

A partir do mês que vem...vou começar a comprar as coisas....esse mês tô enforcadíssimo...

Este é um projeto para iluminação de um aqua de 200l (100x40x50)...que pretende ter um misto de sps e lps....se eu fosse ter só sps e quisesse atingir algo tipo 300 PAR no substrato...mudaria as lentes e acrescentaria mais13 leds e mais um driver. Acredito que com essa configuração vou conseguir PAR mais que suficiente para ter sps na metade superior do tanque...e uma área com um pouco menos para não torrar os softs e lps´s...hehe.
   A idéia é montar uma luminária de leds realmente eficiente e com boas leituras de PAR gastando no máximo 1000 reais....será que vou consegir???
   Sugestões serão muito bem vindas....e podemos discutir em cima disso...
Meu xará Camolez tbm vai começar o projeto dele e parece que ele vai tentar fazer seu próprio driver e tal....o que seria ótimo!!! Vamos acompanhando por aqui!!!! Posta aí xará o esquema do driver!!!!

Abs a todos!!!

D.

Marco Delfino

Bom Jesus dos Perdoes
SP - Brasil

62 Mensagens

#804280 Publicado - 16/04/2010 :  01:57:46 AM  Mostrar perfil  Adicionar Marco Delfino a lista de contatos
Não qualificado

Olá Daniel... Tenho umas perguntas pra Vc. 1º -  driver Mean Well 60-48 D qual a vantagem dele em relação a um nacional, e em questão de valores realmente compença importar?

2º com os 39 leds vc pretende cobrir toda a area da superficie do aqua? se sim, com o uso de lentes vc tera que determinar uma altura exata para que o foco dessas lentes se encontrem em um ponto  deteminado, não é isso?

3º O Dissipador, pretende usar uma peça só pra todos? pretende colocar ventilação forçada nele?

Desculpe por tantas perguntas! quero entender bem do assunto.

Eu tenho em mente uma luminaria totalmente diferente das que vejo por ai....       

Offline ~  Usuário desde: 03/04/2003  ~  Última Visita: 19/08/2014 Alertar Administração  Ir ao inicio da página

Altieres Carvalho

Guarulhos
SP - Brasil

199 Mensagens

#804282 Publicado - 16/04/2010 :  02:15:02 AM  Mostrar perfil  Adicionar Altieres Carvalho a lista de contatos
Não qualificado

Olá pessoal, eu a um tempo a traz estava pesquisando muito sobre os leds pra montar uma calha DIY pra um amigo que esta com reef economico, esse reef é um teste que estamos fazendo, o reef usa somente um recalque e mais nada, sem skimmer, sem reator, e ate a circulação interna aproveitamos o recalque em um gira gira pra circular todo o aquario e ate hoje com quase 5 meses esta rodando super bem e esta dando muito resultados positivo e ele esta montado com o sistema ecomod no sump e mais nada! e com esse projeto todo teve a necessidade da calha DIY por que o aquario é de canto de parede ate mesmo se ele quizesse comprar uma calha, nenhuma daria certo ai tive que realmente fazer uma..rsrs o sistema foi montado com uma placa unica gigante que achei de circuito impresso com leds de 3watts soldado nela, os dicipadores fica em cima da placa e pelo tamanho da placa nem preciso de cooler a placa e bem grande e nem esquenta nada, fica 10 horas ligado sem ao menos ficar morno, a ligação que no momento achei mais viavel foi com fonte de PC usando a saida de 3.3v ligando os leds em paralelo, esse aquario tem 300 litros e pelo que vi essa calha deu conta do recado coloquei mudas de SPS do meu aquario e algum LPS e estao indo ate agora super bem, acredito que a calha ficou boa.

Mais de tudo isso a questao maior foi o valor gasto no projeto, a minha opiniao sobre o assunto que pra fazer um calha realmente boa de leds gasta uma boa grana menos que mil reais pra reefs entre 200 a 300 litros nao sai, e tambem da um bom trabalho pra montar, hoje vendo essa pronta parece ter sido facil, mais pra chegar ate onde ela fico demorou 1 semana inteira. mais pra gente que ama esse rob é uma boa diversão..rs

segue as fotos abaixo pra vcs terem uma ideia do resultado, so tenho 3 fotos que foram tiradas do celular esse fim de semana vou levar a can digital e tirar umas fotos melhores.

.

.

Meu aquario: http://www.youtube.com/watch?v=KPN4LfN-AtE
Mudario SPS do meu aquario:
http://www.youtube.com/watch?v=qubby5uy7VU&feature=plcp
 Offline ~  Usuário desde: 12/05/2007  ~  Última Visita: 18/12/2014 Alertar Administração  Ir ao inicio da página

Sergio Roth

Porto Alegre
RS - Brasil

17 Mensagens

#804296 Publicado - 16/04/2010 :  02:52:40 AM  Mostrar perfil  Adicionar Sergio Roth a lista de contatos
Não qualificado
Estou desenvolvendo um projeto em parceria com outro aquarista e estamos baseando a iluminação em leds de 1W. Não requerem dissipador. Dispondo os mesmos em uma calha plástica temos a cobertura de todo o tanque. A potência luminosa é muito boa (380K MCD brancos e 250K MCD os azuis). Estamos adotando uma 5 calhas com algo entre 15 e 20 leds por calha sendo 3 brancas e 2 azuis.
Cada Led destes gera cerca de 120-140 lumens. Estamos ligando os leds em 5V com resistores de 5,6 ohms com dissipação de 1W. A baixa voltagem é boa porque evita choques e minora a dissipação de potência nos resistores. Estamos usando fontes de computador para termos os 5V. Podem ser conseguidas até em sucatas de computador.
Estamos comprando os leds via ebay. Segue o link:
http://cgi.ebay.com/New-Product-10-PCS-10mm-40-White-LED-380-000mcd-HOT_W0QQitemZ290368272245QQcmdZViewItemQQptZLH_DefaultDomain_0?hash=item439b4c3775

Assim que ligarmos as primeiras vamos postar os resultados.
 Offline ~  Usuário desde: 23/01/2010  ~  Última Visita: 19/04/2012 Alertar Administração  Ir ao inicio da página

Daniel Neuwiedi

São Paulo
SP - Brasil

2694 Mensagens

#804314 Publicado - 16/04/2010 :  05:16:01 AM  Mostrar perfil  Adicionar Daniel Neuwiedi a lista de contatos Ver Álbum de Fotos
Não qualificado
   Vamos lá Marco!!!

1- Sim...Bom a maior vantagem deste driver é que ele toca 13 leds em série a 1A (o que não é muito fácil de ver por aí em drivers para led)..não precisa de fonte...e dá pra fazer dimmer...acho que compensa importar pq a princípio não encontrei nada aqui mais em conta...além disso os macetes para operar este driver já estão bem conhecidos (bastante gente usa ele lá fora) e tem garantia de dois anos. (é possível que se eu encontrar algo por aqui mais em conta eu opte sim por outro driver...mas a princípio vou de Mean Well  60-48D.

2- Sim vai cobrir toda a área com a luz...com angulares de 80 graus eu calculo que 15 cm da lâmina da água estará mais que suficiente....com 80 graus dá pra dar um efeito de "blended" em alturas menores...se fosse com uma lente mais apertada...ou teria de diminuir o espaço intra-led ou aumentar a altura razoavelmente. O número de led´s não tirei da minha cabeça não...foi lendo muito e conversando com os gringos...se eu tivesse mais grana...até pensaria em mais led´s...mas isso leva a mais importação..mais um driver...mais preocupação com calor no dissipador...mais watts...enfim...vou optar pelo que eu preciso...nada mais. Temos de lembrar que esta calha com 40 leds de 3w...equivale a 120w...na vdd mais que isso..pq a 1A esses leds vão para 3,5-3,7...mais ou menos 140w...e pretendo ter com essa calha a mesma qtdade de PAR de duas HQI´s 150w (só pra ficar claro...PAR não é lumem).

3- Sim..um dissipador só, peça única...até poderia optar por duas...mas por questão de estética e praticidade uma vai ser suficiente. Sim pretendo utilizar dois pequenos coolers diretamente sobre ela...qto mais perto de 25 graus o led estiver...mais perto das 50.000 horas da prometida duração ele vai ter.

Sim...ela é um pouco diferente das que a gente vê por aqui....principalmente por usar leds de alta potência (diga-se de passagem de alta performance tb) e lentes...mas não é idéia minha não...nos sites que postei aí em cima vc vai ver que iso já é bemmmm usado a algum tempo lá fora.

Opa Altieris tudo bom???

Bom... que ótimo que temos algo real e brazuca para ver nesse tópico!!!!  Bem, vamos lá...que led´s que são estes (a marca)??? Quais e quantos drivers vc tá usando???
   Bom...parece que a calha tem led pra kct...acho que mais de 60 né?...qtos ao todo??? qual a distância entre eles??? tem lente??? quais as outras especificações do aquário??? Vc montou a calha com dimer??? De que tamanho é o dissipador??? ou vc está usando dissipadores separados para cada led???  Tá tocando em paralelo a qto de amperagem????...acho que se vc tá tocando em paralelo vai ter um max de 700 para a maioria dos drivers...algum motivo para montar em paralelo??? (ao meu ver é um pouco mais arriscado....e perdemos um pouco de potência tbm). MUITO BOM que tem um aqua com leds de 3w em teste por aqui!!!! Parabéns!!! Posta mais fotos aí!!!!!!!!!
   Hum...se me permite fazer uma sugestão...acho que seria bom usar vidro ou acrílico para proteger não só dos respingos...como tbm da evaporação provinda do tanque...isso não vai afetar a performance luminosa e vai tornar a coisa toda mais segura!!!!

Opa Sérgio...

Então cheguei a ver de montar a calha com leds de 1w...aliás cheguei até a pesquisar no ebay tbm..heheh...é tentador...poder diminuir o número de drivers...usar fontes baixas não "esquentar com a dissipação"e tal...mas acabei por optar pelos leds de 3 w (da Cree) pela potência destes através da coluna dágua...pelos tópicoss que tenho acompanhado dos gringos...as calhas de leds de 1 w...funcionam sim...e muito bem...mas principalmente para reefs mais baixos...sendo que com mais profundidade o PAR atingido não é muito alto....mas...sei lá...quem sabe não dá  certo??? Seria com certeza uma saída mais em conta...
    Eu optei pelo que já tá sendo usado com resultados concretamente satisfatórios (medições de PAR) lá fora...mais por uma questão de "segurança" do que de qualquer outra tentativa de inovação ou coisa do tipo. Bom...vai postando os avanços dessa calha aí...pq isso muito me interessa...aliás a todos nós eu acho.
   Só uma dúvida me ficou...qual a distância led a led que vc pretende usar??? pq o ângulodestes led´s de emissão parece bem apertado...o que por um lado é ótimo...pq acho que vc vai conseguir atingir bons níveis de luz mesmo em profundidades maiores...mas por outro lado acho que vai ter de usar uma distância curta entre os leds para cobrir a área não???

E vamos continuar o debate!!!!

abs a todos!!!!!!!!!!!!!!

D.

Yuri Barros

São Paulo
SP - Brasil

816 Mensagens

#804395 Publicado - 16/04/2010 :  5:06:47 PM  Mostrar perfil  Adicionar Yuri Barros a lista de contatos Ver Álbum de Fotos
Não qualificado

Pessoal cometi um erro grave.........com a ajuda de um amigo que me alertou..........sobre a Potencia..........

eu mencionei 30W..........mas na realidade eu me confundi............

http://www.reefcentral.com/forums/showthread.php?t=1817995&page=9

Na verdade foi um erro de leitura e compreensão..........

O cara usa 160W a cada 50 cm de Aqua........e não 30W................

Olha o PAR Meter...........

O link que voçê colocou é do LUX Meter......que mede a quantidade de Lúmens.........é legal também............

Daniel Neuwiedi

São Paulo
SP - Brasil

2694 Mensagens

#804405 Publicado - 16/04/2010 :  6:05:12 PM  Mostrar perfil  Adicionar Daniel Neuwiedi a lista de contatos Ver Álbum de Fotos
Não qualificado
Opa Yuri...ótimo link!

Vale a pena atentar para mais algumas coisas aqui....não é exatamente 160w para 50 cm (essa seria uma análise um pouco crua ao meu ver).....ele tem 60 cm de profundidade e 60 cm de  largura...o que aumenta o espaço de cobertura bastante....e necessita de um espaçamento de led´s bem menor para conseguir esta leitura de PAR suficiente para sps´s nos níveis mais profundos do aqua..como no caso destas leituras de mais de 200...em mais de 50 cm de profundidade. Se não me engano estas leituras estão próximas aquelas de hqi´s de 400w!!!
   Honestamente eu não sei se seria necessário tanto PAR assim...até pq temos um nível de saturação da clorofila...e parece pelo que eu li  que a maioria dos sps ficam bem em níveis de 300-350..mas com certeza...para ele funcionou bem..o aqua tá lindo!!! Só me pergunto se não é um tiro de canhão para matar uma mosca...tlvz um tapa fosse suficiente...afinal de contas...mosca morta é mosca morta.

Abs a todos

D.

Marco Delfino

Bom Jesus dos Perdoes
SP - Brasil

62 Mensagens

#805077 Publicado - 21/04/2010 :  01:43:54 AM  Mostrar perfil  Adicionar Marco Delfino a lista de contatos
Não qualificado

Estive pençando como montaria uma luminaria led pro meu aqua... alguem já viu alguma luminaria com leds SMD? eu estou imaginando uma luminaria assim, usando uns 8 leds em conjuntos de dois em dois, tipo um led de 10.000 e um 50.000 com uns 30w cada. Com isso eu distribuiria os 4 conjuntos como meus antigos kits de HQI.

Hoje eu uso as SHOs ligando-as intercaladas 1ª e 3ª e uma hora depois 2ª e 4ª com os leds eu usaria um dimmer pra chegar a 100% da luz em pelo menos duas horas depois de ligadas o no desligamento tambem seria desta forma.

As principais vantagens seriam diminuir a mão de obra com soldas e fios, o uso de apenas quatro dissipadores do tipo PC um para cada par de leds. Gostaria de usar somente um driver mas não sei se existe um que suporte, mas pode ser feito por encomenda. Com apenas uma fonte, pencei em usar uma fonte de CFTV, pois foi a melhor opção que encontrei seguram mais de 30 amperes numa boa. Isso tambem dispençaria o uso de lentes já que com seu tamanho reduzido a luz será bem distribuida com os 120° originais e pra isso ha potencia de sobra.

Bem... por enquanto é só uma ideia que um dia quero colocar em pratica, mas eu gostaria de ter a opnião de vocês para aperfeiçoar esse projeto! e quem sabe dai surgirão novas ideias para outros  projetos tambem...  

Daniel Neuwiedi

São Paulo
SP - Brasil

2694 Mensagens

#805224 Publicado - 21/04/2010 :  8:15:40 PM  Mostrar perfil  Adicionar Daniel Neuwiedi a lista de contatos Ver Álbum de Fotos
Não qualificado
Opa Marco...blza???

Eu não conheço essa calha nem estes leds de 30w....sei quais são ...mas não vi projetos com iluminação só com eles...qual tamanho é seu aqua??? tem mais info´s sobre estas lâmpadas??? Acho que uma saída interessante para quem quer substituir por lãmpadas montadas com leds e não um monte de diodos em uma placa são as PAR38... o pessoal do nano-reef tem usado com sucesso...mas é uma outra pegada de distribuição de luz..dá um efeito muito mais spotlight..

abs

D.

Marco Delfino

Bom Jesus dos Perdoes
SP - Brasil

62 Mensagens

#805546 Publicado - 23/04/2010 :  02:37:23 AM  Mostrar perfil  Adicionar Marco Delfino a lista de contatos
Não qualificado

Então Daniel eu tambem não ainda não vi uma calha pronta usando só estes smd´s mas pro meu aqua eu acredito ser uma solução pois ele tem 2,30x0,70x0,70 e imagine quantos leds eu teria de usar para cobrir toda superficie

Sobre os leds SMD eu tava pençando em usar uns como estes:                                                                                       

http://cgi.ebay.com/ws/eBayISAPI.dll?ViewItem&item=130381784066&ssPageName=STRK:MEWAX:IT

O que vcs acham?

Daniel Neuwiedi

São Paulo
SP - Brasil

2694 Mensagens

#805549 Publicado - 23/04/2010 :  03:18:48 AM  Mostrar perfil  Adicionar Daniel Neuwiedi a lista de contatos Ver Álbum de Fotos
Não qualificado
Opa Marco...

Putz pois é...seu aqua é grande...largo..e profundo...acho que uma saída de leds de 3w pra vc ficaria bem carinha...pq para atingir um bom PAR nessa profundidade teria de usar lentes de 45 graus e um espaçamento muito curto entre os leds...ou seja...muitos leds...muitos drivers....o que por hora tonra tudo muito caro.
   Eu não vi calhas com essas lâmpadas...e nem posso discutir em cima dos dados apresentados aqui pelo vendedor..pq ele não fala qto ao número de PAR..e tal...além disso é um ângulo muito aberto de emissão o que em teoria diminuiria o poder de penetração....mas...honestamente...não sei.
   Eu acho que  valeria muito a pena vc pegar uma opinião do Evil lá na nano-reef....o cara já usou tudo o que foi led e tem dados concretos sobre a maioria das especificações...se fosse eu....acho que eu consultaria ele antes...imagina só comprar 10 dessas e elas não funcionarem conforme esperamos...
   Caso vc queira a opinião dele mas tenha alguma dificuldade com o inglês (não que o meu seja uma maravilha rss) me passa a pergunta que eu repasso lá pra ele

abs

D.

Daniel Camolez

Americana
SP - Brasil

644 Mensagens

#805603 Publicado - 23/04/2010 :  1:42:02 PM  Mostrar perfil  Adicionar Daniel Camolez a lista de contatos
Não qualificado
Ola Srs....

Só para constar, ontem fiz a aquisição de seis leds cool white na dealextreme, não encontrei os royal blue, apenas aqui http://www.ledsupply.com/ encontrei eles + os drivers porem o que está me tirando o sono é o frete 26 dolares, estou achando muito salgado, ai vai a pergunta vcs sabem algum outro site que também nao seja este http://www.luxeonstar.com/default.asp para aquisição destes led's royal blue ?

Ha estava vasculhando na net achei este analise http://www.advancedaquarist.com/2007/10/review apesar de ser de 2007 está bem explicado.

Abraços.

Página: de 63 Tópico Anterior: maior tridacna em aquario? será? Tópico 111283 Tópico Seguinte: duvida red coco worm  
 Imprimir
Página Seguinte
Ir a:
  Esta página foi gerada em 1,01 segundos.