::    Agradecimentos    ::    Contribuições    ::    Contato   

Quer anunciar na ReefCorner também? Clique aqui e saiba como!

Fórum
 Aquarismo
 Faça Você Mesmo
 Luminária LED fácil de fazer
   Todos os usuários podem enviar NOVOS tópicos a este fórum
   Todos os usuários podem responder neste fórum
Página Seguinte
 Imprimir
Autor Tópico Anterior: DIY Moonlight Tópico 118609 Tópico Seguinte: montando luminaria
Página: de 2

Marcio Tdgiot

Sao Paulo
SP - Brasil

374 Mensagens

Publicado - 24/09/2010 :  12:49:58 AM  Mostrar perfil  Adicionar Marcio Tdgiot a lista de contatos
Não qualificado
Bom, como muita gente tem vontade de ter LED's, mas carece  de conhecimentos técnicos suficientes para montar uma luminária, com led's, drivers, dissipadores e soldagem, abaixo apresento uma luminária com LED's muito simples de se fazer.

A simplicidade vem da utilização de lampadas com LED's que são atarraxadas em soquetes E27 ( soquetes normais ).

Estas lampadas acima são com 3 led's de 1W cada, usando Brancas (cool white) e azuis (blue). Elas funcionam tanto em 110V como em 220V.  Custam cerca de US$ 5,20 cada já incluso frete  também no EBAY.

Também usei estas lampadas abaixo, são E27 azuis que funcionam apenas em 220V.

Composta por 38 led's de baixa potencia que totalizam 2,3 W cada e tem foco bem aberto.  Custam cerca de US$ 5,70 cada no EBAY já com frete incluso.

Uma vista das duas juntas, que tem praticamente o mesmo tamanho, algo em torno de 5 cm de diâmetro e 5,5 cm de altura.

Como não tenho o hábito de documentar a montagem, eu vou ter que pular a parte onde eu fiz uma caixa de madeira, instalei 2 chaves liga/desliga ( uma para as brancas e azuis de 3W e outra para as azuis de 2,3W) e 2 cabos de energia com tomada e o furo que aparece na foto é para um cooler de 60 mm que na data das fotos ainda não havia chego.

Nestas fotos acima, a lampada do meio eu coloquei para um teste, é branca puxado para o azulado, mas preferi voltar com mais uma azul.

A ligação elétrica é bem simples, são soquetes de cerâmica ( 3 reais cada em loja de elétrica) ligados em paralelo.

Abaixo uma foto das lampadas azuis ligadas ( com uma branca no meio).

Agora as brancas e azuis de 3x1W ligadas.

E agora todas ligadas.

Duas fotos que mostram que apesar de não serem muitas lampadas nem muto potentes, não dá para desprezar o poder de iluminação das lampadas.

A primeira foto sem a luminária ligada, é da lateral de um prédio a 55 metros da janela.

Agora com a luminária ligada.

Abaixo, uma foto só com as azuis de 2,3 W ligadas ...  3 no total.

E agora com  as 3 de 2,3W e 2 de 3x1W azuis, como podem notar, as lampadas de 3x1W tem um foco muito fechado, dá para ver um azul mais intenso em apenas 2 pequenas parte do aquário.

O que eu fiz, mas não documentei, foi abrir uma lampada azul 3x1W e retirar 2 led's azuis, colocando 2 brancos tirados das lampadas brancas.
Isso requer algum conhecimento, mas nem tanto, há necessidade de desoldar led's e soldar também.

O resultado, pode se ver abaixo, a primeira fileira de lampadas está modificada, com 2 led's brancos e 1 azul e a última fileira ainda permanece original.

E aqui o resultado no aquário, o azul está mais distribuído na parte da frente, no fundo ainda dá para ver que tem uma lampada azul concentrando o facho.

Mesmo assim, por conta do foco fechado das lampadas 3x1W , os cantos estão escuros. É necessário fazer um grid de 4x4 lampadas pelo menos ao invés do de 3x3 lampadas.  De eixo a eixo, cada lampada está separada por 12 cm.

As fotos estão um pouco escuras, culpa da máquina.
Abaixo o link para um video que dá para ver que é mais claro do que aparece nas fotos.

[url=http://picasaweb.google.com.br/front.artico/IluminacaoLEDLampadas#5516562986015187954]Video.[/url]

[url=http://www.reefminds.net.br/Articles.aspx]Artigos Nitrificação e desnitrificação e rochas artificias passo a passo[/url]
 Offline ~  Usuário desde: 22/03/2007  ~  Última Visita: 04/08/2014 Alertar Administração 

Paulo Zuchetti

São Paulo
SP - Brasil

68 Mensagens

#840586 Publicado - 24/09/2010 :  01:24:48 AM  Mostrar perfil  Adicionar Paulo Zuchetti a lista de contatos Ver Álbum de Fotos
Não qualificado

Marcio,

Essa é bem fácil mesmo, pra ficar mais fácil ainda era só ir pegar essas lâmpadas na Sta Ifigênia.

Será que lá tem?

Muito legal sua luminária, e ainda mais que vai fazer uma bela economia na conta de energia. Parabéns

Paulo

Só as crianças e os loucos dizem
a verdade. Por isso temos
escolas e manicómios.
Visita meu aquário - http://www.youtube.com/watch?v=Ylc_IBAP5P4
 Offline ~  Usuário desde: 01/03/2010  ~  Última Visita: 23/05/2014 Alertar Administração  Ir ao inicio da página

Marcio Tdgiot

Sao Paulo
SP - Brasil

374 Mensagens

#840593 Publicado - 24/09/2010 :  01:37:57 AM  Mostrar perfil  Adicionar Marcio Tdgiot a lista de contatos
Não qualificado
Citação:

Marcio,

Essa é bem fácil mesmo, pra ficar mais fácil ainda era só ir pegar essas lâmpadas na Sta Ifigênia.

Será que lá tem?

Muito legal sua luminária, e ainda mais que vai fazer uma bela economia na conta de energia. Parabéns

Paulo

[i][right]Mensagem original de Paulo Zuchetti - 23/09/2010 :  10:24:48 PM[/right][/i]

Paulo, deve ter na Santa Efigenea, como também na Consolação, mas a diferença de preço é bem grande ....   As azuis de 2,3w vi vendendo por 55 reais , as de 3W não achei azul e as brancas estavam na faixa de 80 reais ...

A luminária com tudo acessa está gastando 38 Watts conforme o wattimetro que tenho.

[url=http://www.reefminds.net.br/Articles.aspx]Artigos Nitrificação e desnitrificação e rochas artificias passo a passo[/url]
 Offline ~  Usuário desde: 22/03/2007  ~  Última Visita: 04/08/2014 Alertar Administração  Ir ao inicio da página

Marcelo Ishikawa

Guarulhos
SP - Brasil

366 Mensagens

#840655 Publicado - 24/09/2010 :  2:02:47 PM  Mostrar perfil  Adicionar Marcelo Ishikawa a lista de contatos
Não qualificado
cara sucess o com o "experimento", vao postando os resultados....e sEus up dates....... pois todos estamos procurando alternativas- de baixo coonsumo........e valor.... eheehhehe...

abraçosss

tdo d e bom

marcelo_ishikawa@uol.com.br
 Offline ~  Usuário desde: 02/05/2008  ~  Última Visita: 02/06/2013 Alertar Administração  Ir ao inicio da página

Fábio Fidalgo

Angra dos Reis
RJ - Brasil

389 Mensagens

#840704 Publicado - 24/09/2010 :  6:14:39 PM  Mostrar perfil  Adicionar Fábio Fidalgo a lista de contatos
Não qualificado

Ficou show... quero fazer uma destas também.

Você pode colocar o link de onde comprou no ebay?

Sabe quais são as temperaturas de cor destas lampadas?

Parabéns, excelente projeto!

Água mole em pedra dura, tanto bate, até que molha tudo e a patroa reclama pra burro!
 Offline ~  Usuário desde: 18/05/2010  ~  Última Visita: 09/09/2013 Alertar Administração  Ir ao inicio da página

Samuel Mendes

Jaboticabal
SP - Brasil

299 Mensagens

#840721 Publicado - 24/09/2010 :  7:44:28 PM  Mostrar perfil  Adicionar Samuel Mendes a lista de contatos
Não qualificado

Uma assim acho que eu consigo montar, sempre que vejo os topicpos sobre led acho que nunca vou conseguir montar uma calha dessas, e não entendo metade do que o pessoal fala.

mais com esses que é só ligar, ai vai!!!!!

samuel mendes
 Offline ~  Usuário desde: 26/07/2007  ~  Última Visita: 19/11/2014 Alertar Administração  Ir ao inicio da página

Marcio Tdgiot

Sao Paulo
SP - Brasil

374 Mensagens

#840792 Publicado - 25/09/2010 :  01:05:11 AM  Mostrar perfil  Adicionar Marcio Tdgiot a lista de contatos
Não qualificado
Citação:
cara sucess o com o "experimento", vao postando os resultados....e sEus up dates....... pois todos estamos procurando alternativas- de baixo coonsumo........e valor.... eheehhehe...

abraçosss

tdo d e bom
[i][right]Mensagem original de Marcelo Ishikawa - 24/09/2010 :  11:02:47 AM[/right][/i]

Obrigado Marcelo, prometo que mantenho informado.

Citação:

Ficou show... quero fazer uma destas também.

Você pode colocar o link de onde comprou no ebay?

Sabe quais são as temperaturas de cor destas lampadas?

Parabéns, excelente projeto!

[i][right]Mensagem original de Fábio Fidalgo - 24/09/2010 :  3:14:39 PM[/right][/i]

Obrigado Fábio

Seguem os links solicitados abaixo. A temperatura é de 7K para as brancas e as azuis não tem esta informação. O que eu posso te dizer que o azul das lampadas de 3W são mais claros que o o azul das lampadas de 2,3w.

Brancas

http://cgi.ebay.com/ws/eBayISAPI.dll?ViewItem&item=400143319870&ssPageName=STRK:MEWNX:IT

O link acima é para 5 lampadas, que ficam mais baratas do que comprar individualmente.

Lampadas azuis 3W

http://cgi.ebay.com/ws/eBayISAPI.dll?ViewItem&item=160469078815&ssPageName=STRK:MEWNX:IT

O valor das lampadas acima são para duas unidades.

Lampadas azuis 2,3W

http://cgi.ebay.com/ws/eBayISAPI.dll?ViewItem&item=320497174250&ssPageName=STRK:MEWNX:IT

Valor acima para cada uma.

Citação:

Uma assim acho que eu consigo montar, sempre que vejo os topicpos sobre led acho que nunca vou conseguir montar uma calha dessas, e não entendo metade do que o pessoal fala.

mais com esses que é só ligar, ai vai!!!!!

[i][right]Mensagem original de Samuel Mendes - 24/09/2010 :  4:44:28 PM[/right][/i]

Samuel,

Realmente são bem mais fáceis de se fazer e esta é a intenção do projeto.

Editado por - Marcio Tdgiot em 25/09/2010 01:13:30 AM
 Offline ~  Usuário desde: 22/03/2007  ~  Última Visita: 04/08/2014 Alertar Administração  Ir ao inicio da página

Wilson Miranda

Niterói/friburgo
RJ - Brasil

338 Mensagens

#851519 Publicado - 14/11/2010 :  06:46:02 AM  Mostrar perfil  Adicionar Wilson Miranda a lista de contatos
show! Ja tinha visto essas lampadas, mas como vc disse aqui custa muito caro. e o preto da calha ficou bom! Parabens!
wilson_line@terra.com.br
 Offline ~  Usuário desde: 05/11/2010  ~  Última Visita: 15/07/2014 Alertar Administração  Ir ao inicio da página

Fabio Godoy

Americana
SP - Brasil

101 Mensagens

#853069 Publicado - 19/11/2010 :  2:37:40 PM  Mostrar perfil  Adicionar Fabio Godoy a lista de contatos
Não qualificado
Fala meu amigo, tudo bem?

Se você for importar mais lampadas de me um toque que a gente pode pedir juntos, dividindo os custos de frete, impostos etc...

Tenho interesse em trazer umas 20/25 lampadas... 

Gostei bastante do seu projeto, ficou massa, faz tempo que estou procurando um projeto legal com leds e o seu ficom bem simples, porem, funcional, parabéns...

Abraços

Fábio Godoy

Nossa força é MAIOR que nossa miséria!!!

mastergodoy@hotmail.com
 Offline ~  Usuário desde: 16/01/2007  ~  Última Visita: 01/11/2014 Alertar Administração  Ir ao inicio da página

Jessé Barcelos

Franca
SP - Brasil

486 Mensagens

#853469 Publicado - 21/11/2010 :  10:57:47 AM  Mostrar perfil  Adicionar Jessé Barcelos a lista de contatos Ver Álbum de Fotos
Não qualificado

Parabéns Mario, ficou muito boa essa luminaria, como fez para ligar as lampadas usou bocal?

Offline ~  Usuário desde: 18/01/2009  ~  Última Visita: 07/02/2013 Alertar Administração  Ir ao inicio da página

Marcio Tdgiot

Sao Paulo
SP - Brasil

374 Mensagens

#858499 Publicado - 22/12/2010 :  4:04:54 PM  Mostrar perfil  Adicionar Marcio Tdgiot a lista de contatos
Não qualificado
Citação:

Parabéns Mario, ficou muito boa essa luminaria, como fez para ligar as lampadas usou bocal?

[i][right]Mensagem original de Jessé Barcelos - 21/11/2010 :  07:57:47 AM[/right][/i]

Olá jesse, desculpe a demora , acabei não recebendo aviso de resposta ...

Sim, usei bocal ceramico comum, custa uns 3 reais cada um ...

Marcio Tdgiot

Sao Paulo
SP - Brasil

374 Mensagens

#858502 Publicado - 22/12/2010 :  4:07:42 PM  Mostrar perfil  Adicionar Marcio Tdgiot a lista de contatos
Não qualificado
Citação:

[i][right]Mensagem original de Jessé Barcelos - 21/11/2010 :  07:57:47 AM[/right][/i]

Olá jesse, desculpe a demora , acabei não recebendo aviso de resposta ...

Sim, usei bocal ceramico comum, custa uns 3 reais cada um ...

Heitor Ettori

São Paulo
SP - Brasil

42 Mensagens

#858899 Publicado - 27/12/2010 :  1:34:11 PM  Mostrar perfil  Adicionar Heitor Ettori a lista de contatos
Ola marcio! nao entendo bulhufas de eletrica e afins... mas será que se vc "raspar" as lampadas, ne alguma maneira, elas nao perdem essa focalização tão pequena e a luz fica melhor espalhada pelo aquário??
 Offline ~  Usuário desde: 19/06/2009  ~  Última Visita: 25/11/2014 Alertar Administração  Ir ao inicio da página

Marcio Tdgiot

Sao Paulo
SP - Brasil

374 Mensagens

#859043 Publicado - 28/12/2010 :  1:15:42 PM  Mostrar perfil  Adicionar Marcio Tdgiot a lista de contatos
Não qualificado
Citação:
Ola marcio! nao entendo bulhufas de eletrica e afins...mas será que se vc "raspar" as lampadas, ne alguma maneira, elas nao perdem essa focalização tão pequena e a luz fica melhor espalhada pelo aquário??[i][right]Mensagem original de Heitor Ettori - 27/12/2010 :  10:34:11 AM[/right][/i]

Olá Heitor,

Não tem como raspar, cada LED tem sua lente ( 3 no total por lampada)

O que fiz para resolver foi trocar as lentes de 30 graus por lentes de 60 graus ...

Thiago Grossi

Natal
RN - Brasil

66 Mensagens

#860771 Publicado - 12/01/2011 :  02:49:15 AM  Mostrar perfil  Adicionar Thiago Grossi a lista de contatos
Não qualificado

Boa noite Márcio.

Parabéns pelo seu projeto.

Eu queria saber se desde a montagem até o presente momento como vai o crescimento dos seus corais?

Você acha q a quantidade de LED´s brancos estão sendo suficientes?

Abraço e boa sorte.

Offline ~  Usuário desde: 28/08/2003  ~  Última Visita: 10/04/2014 Alertar Administração  Ir ao inicio da página

Luis Lopes

São Paulo
SP - Brasil

5 Mensagens

#861821 Publicado - 18/01/2011 :  3:30:50 PM  Mostrar perfil  Adicionar Luis Lopes a lista de contatos
Não qualificado

Boa Tarde Márcio,

Bela idéia, ótima luminária e com os custos bem baixos.

E os resultados foram bons? Os corais estão bem?

Abs.,

Luis

Offline ~  Usuário desde: 08/09/2008  ~  Última Visita: 19/08/2013 Alertar Administração  Ir ao inicio da página

Rafael Lessa

Maceió
AL - Brasil

585 Mensagens

#864267 Publicado - 26/01/2011 :  12:43:04 AM  Mostrar perfil  Adicionar Rafael Lessa a lista de contatos Ver Álbum de Fotos
Não qualificado
Lâmpadas de LED do tipo PAR (30, 38, [ou como estas que você está usando] etc...) não devem ficar em tampas, pois todo o aquecimento que o LED dissipa pelas suas bases, são transferidos para os dissipadores próximos ao soquete. E não nos esqueçamos que o calor sobe, e a melhor posição para se colocar exaustores são nos topos de nossas montagens. (Resumindo, quanto mais calor, menor a vida útil do LED)

Como são lâmpadas com LEDs de 1w em geral (as de LED de baixa potência podem ser descartadas com relação ao calor) você provavelmente vai ter sucesso com sua montagem, que, na minha humilde opinião, foi uma ideia muito bem bolada, por sua praticidade e fácil alcançe (conseguir o produto e disponibilidade financeira).

Parabéns!

O que é PAR? - http://reefcorner.org/forum/par_tentando_descomplicar-157817
 Offline ~  Usuário desde: 12/07/2009  ~  Última Visita: 25/11/2014 Alertar Administração  Ir ao inicio da página

Marcio Tdgiot

Sao Paulo
SP - Brasil

374 Mensagens

#865440 Publicado - 29/01/2011 :  7:13:21 PM  Mostrar perfil  Adicionar Marcio Tdgiot a lista de contatos
Não qualificado
Citação:

Boa noite Márcio.

Parabéns pelo seu projeto.

Eu queria saber se desde a montagem até o presente momento como vai o crescimento dos seus corais?

Você acha q a quantidade de LED´s brancos estão sendo suficientes?

Abraço e boa sorte.

[i][right]Mensagem original de Thiago Grossi - 11/01/2011 :  11:49:15 PM[/right][/i]

Olá Thiago,

Sim, acho que ela cumpre o que se propõe, mas para o tamanho do aquário, acho que precisaria de pelo menos mais 3 lampadas.

No momento troquei esta luminária por uma outra de LED que eu mesmo fiz.  É bem mais potente e os corais estão crescendo rápido.

Esta é a luminária atual para o aquário no início

Uma foto mais atual do aquário

Editado por - Marcio Tdgiot em 29/01/2011 7:16:03 PM

Diogo Li

Poá
SP - Brasil

405 Mensagens

#866154 Publicado - 01/02/2011 :  2:09:20 PM  Mostrar perfil  Adicionar Diogo Li a lista de contatos Ver Álbum de Fotos
Não qualificado
Fica muito louco mesmo eu acabei pegando a idéia do amigo e montei uma para mim fica com um aspecto realmente incrivel ,obrigado pela dica !!!!
O Planeta pede ajuda,vamos contribuir
diogo_lioliveira@brturbo.com.br
diogolioliveira@itelefonica.com.br
 Offline ~  Usuário desde: 15/12/2007  ~  Última Visita: 12/05/2013 Alertar Administração  Ir ao inicio da página

Eduardo Cunha

Colaborador

Curitiba
PR - Brasil

1353 Mensagens

#887914 Publicado - 02/05/2011 :  10:34:09 PM  Mostrar perfil  Adicionar Eduardo Cunha a lista de contatos Ver Álbum de Fotos
Não qualificado
Muito bom, parabéns!

.`.

"A NATUREZA ANTES DE SER COMANDADA, PRECISA SER COMPREENDIDA".
 Offline ~  Usuário desde: 26/11/2006  ~  Última Visita: 29/09/2014 Alertar Administração  Ir ao inicio da página

Eric Borelli

Ribeirão Preto
SP - Brasil

238 Mensagens

#947147 Publicado - 11/12/2011 :  12:09:05 PM  Mostrar perfil  Adicionar Eric Borelli a lista de contatos
Não qualificado

Ola Marcio,

Parabens pelo projeto.

Estou montando um aquario de 130Litros e estou afim de testar sua idéia.

Porme estou afim de fazer o seguinte.

Colocaria 06 Lampadas Branca de LED (Desta que tem 03 LED cada) e as azuis usaria as 02 T8 que já tenho. Será que vai dar um visual legal????

Abraços!!!!!

Eric Borelli
 Offline ~  Usuário desde: 04/06/2007  ~  Última Visita: 25/10/2014 Alertar Administração  Ir ao inicio da página
Página: de 2 Tópico Anterior: DIY Moonlight Tópico 118609 Tópico Seguinte: montando luminaria  
 Imprimir
Página Seguinte
Ir a:
  Esta página foi gerada em 0,5 segundos.