Quer anunciar na ReefCorner também? Clique aqui e saiba como!

Todos os Fóruns
 Aquarismo
 Marinho
 Zona de descontinuidade de REDOX
   Todos os usuários podem enviar NOVOS tópicos a este fórum
   Todos os usuários podem responder neste fórum
 Imprimir
Autor Tópico Anterior: Zoanthus oque eles comem ? Tópico 3265 Tópico Seguinte: marine depot  

Ricardo Nishimoto

Colaborador

Maringá
PR - Brasil

3080 Mensagens

Publicado - 02/02/2002 :  8:38:14 PM  Mostrar perfil  Adicionar Ricardo Nishimoto a lista de contatos Ver Álbum de Fotos
Não qualificado
Fala, Gustavo, tio Fernando e povo da RC

Vcs se lembram das zonas de substrato escuras, muitas delas perto da superfície no reef do tio Fernando? Pois então... na época foram cogitadas duas hipóteses, uma de que seriam apenas algas que haviam nascido no vidro e uma outra que chamou muita atenção da galera: seria uma zona de descontinuidade de redox, ou seja, região desnitrificante!

Passaram-se duas semanas do meu reef montado, 1 semana com animais, e ontem qdo fui realocar alguns corais, acidentalmente, cavoquei o substrato bem no meio do aquário e o susto: uma areia preta surgiu na superfície! como essa parte do substrato não ficava perto do vidro e, portanto, não recebia luz, descartei a opção de uma alga oportunista e agora dou todos os créditos à Zona de Descontinuidade de Redox.

Maravilhas que o sistema ReefCorner pode nos proporcionar. hehehe!

O detalhe: reef com pouco mais de duas semanas, 1 semana de luz e animais, algas sumindo, HQI 400W na cabeça, etc...

[]'s
Ricardo Nishimoto
www.reefcorner.org
 Desconectado ~  Usuário desde: 15/04/2001  ~  Última Visita: 11/03/2012 Alertar Administração 

Eliezer Jr

São Paulo
SP - Brasil

383 Mensagens

#27544 Publicado - 02/02/2002 :  10:13:25 PM  Mostrar perfil  Adicionar Eliezer Jr a lista de contatos
Não qualificado
Olá

Ricardo , á quantos cm de profundidade vc notou essa areia preta ? No meu aquario consigo perceber que o substrato fica "iluminado" a uns 4 cm de profundidade.

[]
Eliézer
 Desconectado ~  Usuário desde: 15/04/2001  ~  Última Visita: 04/07/2009 Alertar Administração  Ir ao inicio da página

Ricardo Nishimoto

Colaborador

Maringá
PR - Brasil

3080 Mensagens

#27546 Publicado - 02/02/2002 :  10:18:16 PM  Mostrar perfil  Adicionar Ricardo Nishimoto a lista de contatos Ver Álbum de Fotos
Não qualificado
2cm de profundidade no meio do aquário.

4cm? só se for na frente, devido à espessura do vidro.

[]'s
Ricardo Nishimoto
www.reefcorner.org
 Desconectado ~  Usuário desde: 15/04/2001  ~  Última Visita: 11/03/2012 Alertar Administração  Ir ao inicio da página

Gustavo Duarte

Rio de Janeiro
RJ - Brasil

3013 Mensagens

#27547 Publicado - 02/02/2002 :  10:25:23 PM  Mostrar perfil  Adicionar Gustavo Duarte a lista de contatos
Não qualificado
Realmente Ricardo... A Zona de descontinuidade redox deixa uma marca preta partir dela até o restante da zona anóxica.
A marca preta não é exatamente a zona de descontinuidade redox e sim a parte anaeróbia superior do subsrato. A zona de descontinuidade redox é a inerface onde o potencial redox zera, indicando a ausência de O2.
Tente medir em quantos cm de profundidade está sua ZDR, porque assim poderemos saber quantos cm de zona aeróbia (e nirificante) seu substrato tem, e quanto de zona anaeróbia (e denitrificante) ele possui. Fica ineressante...

Abraços
Gustavo Duarte

Edited by - Gustavo Duarte on 02/02/2002 7:26:44 PM
 Desconectado ~  Usuário desde: 15/04/2001  ~  Última Visita: 13/06/2004 Alertar Administração  Ir ao inicio da página

Fernando Guimarães

Moderador

Curitiba
PR - Brasil

4937 Mensagens

#27567 Publicado - 02/02/2002 :  11:31:40 PM  Mostrar perfil  Adicionar Fernando Guimarães a lista de contatos Ver Álbum de Fotos
Não qualificado
Fala Ricardo NishiMarMorto, blz/
Esse filme eu conheço....
Essa zona escura está distribuída no Yemanjá Reef por todo o substrato, com um porção superior em torno de 1 a 1,5cm em média e depois começa a escurecer.
Acho q está assim em função do pouco movimento natural (bioturbinadores) na camada superficial, pois só os paguros, ainda não consegui acertar os pepinos-do-mar certos e tbm estou aguardando uma remessa de nassaurios e pepinos certos...

Desconectado ~  Usuário desde: 15/04/2001  ~  Última Visita: 22/07/2014 Alertar Administração  Ir ao inicio da página
  Tópico Anterior: Zoanthus oque eles comem ? Tópico 3265 Tópico Seguinte: marine depot  
 Imprimir
Ir a:
  Esta página foi gerada em 0,43 segundos.