Quer anunciar na ReefCorner também? Clique aqui e saiba como!

Todos os Fóruns
 Aquarismo
 Faça Você Mesmo
 Reator de agua calcarea de modo continuo
   Todos os usuários podem enviar NOVOS tópicos a este fórum
   Todos os usuários podem responder neste fórum
Página Anterior | Página Seguinte
 Imprimir
Autor Tópico Anterior: Balling   dosadora Diy Tópico 42230 Tópico Seguinte: Reator de Cálcio de PVC
Página: de 6

Renato Vidal

Campinas
SP - Brasil

1598 Mensagens

#455533 Publicado - 09/08/2007 :  01:57:17 AM  Mostrar perfil  Adicionar Renato Vidal a lista de contatos Ver Álbum de Fotos
Não qualificado

Ótimo, valeu mesmo pela sugestão, acho que neste final de semana eu já faço, e mostro os resultados.

Obrigado

Abraços

Renato Vidal

19 9 91905481
renatovidaloliveira@yahoo.com.br
 Desconectado ~  Usuário desde: 07/07/2007  ~  Última Visita: 08/09/2014 Alertar Administração  Ir ao inicio da página

Mauro Becker

São Bernardo do Campo
SP - Brasil

4633 Mensagens

#459685 Publicado - 18/08/2007 :  04:00:50 AM  Mostrar perfil  Adicionar Mauro Becker a lista de contatos Ver Álbum de Fotos
Não qualificado

Renato,

Como foi a montagem?

Poste as fotos, e comente sobre os resultados.

Daniel,

Que resultados vc esta obtendo:

Calcio=

RA=

Manutenção, etc etc...

[ ]s
MBECKER

maurobecker@globo.com

Uma homenagem aos bagunceiros da RC
http://www.reefcorner.org/forum/topic.asp?TOPIC_ID=79387
 Desconectado ~  Usuário desde: 18/12/2003  ~  Última Visita: 26/06/2014 Alertar Administração  Ir ao inicio da página

Daniel Alcantara

São José dos Campos
SP - Brasil

116 Mensagens

#461437 Publicado - 22/08/2007 :  6:35:33 PM  Mostrar perfil  Adicionar Daniel Alcantara a lista de contatos Ver Álbum de Fotos
Não qualificado

Olá Mauro, desculpe a demora pra responder, mas estou na correria por aqui.

Meus parâmetros estão todos OK, no entanto, além dessa reposição de kalk, estou realizando reposição de cloreto de Ca e bicarbonato de sódio, pois o Ca e o KH estavam muito baixos.

Atualmente está assim:

Ca: 460 ppm

KH: 8,0º dKh

Notei uma melhora na qualidade da água, esta está mais transparente e os corais estão crescendo muito.

Porém essa semana tive um pequeno contratempo.

Houve um vazamento na garrafa de mistura do kalk e a caixa de reposição vazou toda pelo chão hehehe

Por sorte a caixa estava meio vazia e a "molhação" não foi tanta.

Agora terei que refazer o recipiente.

Abraço.
Daniel Alcantara
e-mail/msn: danielbalcantara@ibest.com.br
 Desconectado ~  Usuário desde: 12/05/2005  ~  Última Visita: 15/04/2011 Alertar Administração  Ir ao inicio da página

Renato Vidal

Campinas
SP - Brasil

1598 Mensagens

#461498 Publicado - 22/08/2007 :  8:18:48 PM  Mostrar perfil  Adicionar Renato Vidal a lista de contatos Ver Álbum de Fotos
Não qualificado

Beleza Mauro,

E todo pessoal RC

Montei sim, vou postar as fotos assim que conseguir uma brecha (matar a facu por exemplo).

Mas ainda não coloquei para rodar no aquário pois tive um contratempo também, por sorte, rodei com somente agua, e no quintal, perfeito, goteja (usei o equipo de soro) permite um super controle e tudo mais, porém usei uma garrafa de água mineral de 5 litros para a agua DI, mas ela é de um acrilico muito fino, e percebi que estava gotejando ao lado da cola, em vez de passar mais cola, optei por outro, um garrafão de 10 lts de agua, quadrado e de parede bem mais espessa, colei no domingo, e acredito que no próximo sabádo ja está no aquário.

Para o reator própriamente dito, imendei 2 garrafas PET, ficou com uma boa altura, é transparente, porém muito largo, não consegui nada no diametro que vc indicou, vou começar com esse, assim que encontrar algo mais adequado, substituo.

Por enquanto é isso,

Valeu.

Abraços

Renato Vidal

19 9 91905481
renatovidaloliveira@terra.com.br
 Desconectado ~  Usuário desde: 07/07/2007  ~  Última Visita: 08/09/2014 Alertar Administração  Ir ao inicio da página

Mauro Becker

São Bernardo do Campo
SP - Brasil

4633 Mensagens

#462862 Publicado - 25/08/2007 :  10:32:57 PM  Mostrar perfil  Adicionar Mauro Becker a lista de contatos Ver Álbum de Fotos
Não qualificado

Daniel, Renato,

Contratempos são os desafios dos DIY,rsrsrsrs.

Vcs precisam ver como ficou minha sala por causa do primeiro HSA de pvc que montei.

sorte na continuidade do projeto

[ ]s
MBECKER

maurobecker@uol.com.br

Desconectado ~  Usuário desde: 18/12/2003  ~  Última Visita: 26/06/2014 Alertar Administração  Ir ao inicio da página

Marco Vianna

Rio de Janeiro
RJ - Brasil

6628 Mensagens

#463032 Publicado - 26/08/2007 :  10:11:51 PM  Mostrar perfil  Adicionar Marco Vianna a lista de contatos Ver Álbum de Fotos
Não qualificado

Fala Mauro,

Mexendo aqui em minhas fotos antigas, olha só o que encontrei de 2004:

Hehehe, apenas uma curiosidade do Tempo das Pedras....

Marco Vianna

"Minha atitude (!) depende da sua!"
"Porque o palhaço gordo é sempre o mais engraçado?? Parece estar sempre com a bundinha rebolando... rsrsss"
 Desconectado ~  Usuário desde: 29/08/2001  ~  Última Visita: 24/05/2014 Alertar Administração  Ir ao inicio da página

Roberto Luiz

São Paulo - Butantã
SP - Brasil

262 Mensagens

#466042 Publicado - 03/09/2007 :  3:50:28 PM  Mostrar perfil  Adicionar Roberto Luiz a lista de contatos Ver Álbum de Fotos
Não qualificado

Mauro te enviei uma MP

Abs

rolongarco@hotmail.com
 Desconectado ~  Usuário desde: 28/07/2004  ~  Última Visita: 25/07/2014 Alertar Administração  Ir ao inicio da página

Mauro Becker

São Bernardo do Campo
SP - Brasil

4633 Mensagens

#467951 Publicado - 08/09/2007 :  04:12:34 AM  Mostrar perfil  Adicionar Mauro Becker a lista de contatos Ver Álbum de Fotos
Não qualificado

Roberto,

Estou no "sufoco", mas vou lhe responder, assim que possivel.

[ ]s
MBECKER

maurobecker@brturbo.com.br

Renato Vidal

Campinas
SP - Brasil

1598 Mensagens

#469524 Publicado - 12/09/2007 :  11:30:56 AM  Mostrar perfil  Adicionar Renato Vidal a lista de contatos Ver Álbum de Fotos

Mauro,

pessoal.

Vamos aos resultados:

Coloquei pra rodar no dia 23/08, (não esperei até sábado não).

Inicio 23/08 Ca 390 (deixei 5 dias sem repor nada)

Dia 24/08 Ca 420 RA 12

Dia 25/08 CA 480 - Aqui, interrompi por 3 dias para achar qual o consumo natural de Ca do aquário.

Dia 28/08 CA 420 - Baixou 60 em 3 dias, entendo que tenha que repor então 20 por dia. Então diminui o gotejamento para o mínimo possível (1 gota a cada 9 ou 10 segundos).

Dia 29/08 CA 430 RA 12

Dia 31/08 CA 440 RA 12

Dia 02/09 CA 450 RA 13

Dia 05/09 CA 450 RA 13

Dia 08/09 CA 440 (o calor aumentou, com isso a evaporação também) - Aumentei o gotejamento Dia 09/09 CA 460 - Diminui o gotejamento de novo

Dia 10/09 CA 450 RA 12

Dia 12/09 CA 450 RA 12

Dia 16/09 CA 450 (já não medi RA)

Dia 21/09 CA 440 (hoje o dia foi bem quente aqui)

OBS.: Não houve sedimentação, as vezes interrompo o fluxo e agito suavente a solução, continua levantando poeira.

A agua não acumulou nenhum tipo de resíduo por cima do Kalk na garrafa de reação.

Os resultados são perfeitos, apesar do baixo consumo, mantem-se equilibrado os paramentros.

Acredito que com o aumento da necessidade de Ca no aquário (crescimento dos corais ou novos corais), basta regular o gotejamento e mante-lo estavel novamente.

Muito Obrigado Mauro,

agora em vez de ficar gastando tempo preparando solução, gasto fazendo as medições (mas isso é só no primeiro mes).

Abração

Abraços

Renato Vidal

19 9 91905481
renatovidaloliveira@gmail.com

Editado por - Renato Vidal em 22/09/2007 01:10:06 AM

Dwight Bann

São Paulo
SP - Brasil

106 Mensagens

#477261 Publicado - 28/09/2007 :  02:28:10 AM  Mostrar perfil  Adicionar Dwight Bann a lista de contatos Ver Álbum de Fotos
Não qualificado

Mauro,

Tudo bem?

Que legal este projeto DIY.  Eu tinha acabado de postar um topico sobre um video que achei na internet sobre um reator de nielsen.  Depois de ter visto o video, eu acabei montando uma similar:

http://reefcorner.org/content.asp?/forum/topic.asp?TOPIC_ID=59230

Agora que vi o seu projeto, rssss, vou fazer um upgrade quando tiver um tempinho.

Perguntas:  Onde se consegue comprar os dosadores de soro?  Onde vc comprou o tubo transparente (câmara de reação) e os caps?  Vc menciona que o reator de kalk dura somente +/- 2 dias. Pq?  Parece que vc tem kalk suficiente na camara para meses.  É o tamanho do reservatório de agua RO/DI que está te limitando a 2 dias?

abraços!

Dwights Nano c/ T5/Moonlight
=============================
http://www.reefcorner.org/content.asp?/forum/topic.asp?TOPIC_ID=55270

Editado por - Dwight Bann em 28/09/2007 02:34:27 AM
 Desconectado ~  Usuário desde: 18/01/2007  ~  Última Visita: 05/11/2010 Alertar Administração  Ir ao inicio da página

Felipe Rabello

Porto Alegre
RS - Brasil

179 Mensagens

#477534 Publicado - 28/09/2007 :  6:59:00 PM  Mostrar perfil  Adicionar Felipe Rabello a lista de contatos
Melhor q o dosador de soro é usar o regulador de ar que temos no skimmer ele n marcara como o dosador de soro q "vicia" a manqueira numa posição e caso venha a entupir bata tirar e lavar q ja esta pronto.

Eu ainda estou preparando diáriamente o Kalk, por n tem espaço mas tenho q amontar um sistema assim é muito mais prático. Existe algum problema em colocar a regulagem de vasão depois do reator? e não na saida da agua DI.

[]'s

Felipe Rabello

E-mail:feliperabello@brturbo.com.br
MSN:felipesrabello@hotmail.com

Editado por - Felipe Rabello em 28/09/2007 7:19:32 PM
 Desconectado ~  Usuário desde: 21/05/2007  ~  Última Visita: 09/06/2009 Alertar Administração  Ir ao inicio da página

Renato Vidal

Campinas
SP - Brasil

1598 Mensagens

#477818 Publicado - 29/09/2007 :  1:24:16 PM  Mostrar perfil  Adicionar Renato Vidal a lista de contatos Ver Álbum de Fotos
Dwight,

O dosador de soro, voce encontra em farmácias, não são todas, ou então em casas que vendem equipamentos de apoio cirurgico.
O que ele disse quanto a 2 dias, é que a água deionizada do reservatório dele para esse reator, acaba em dois dias e tem que recarregar, vai muito da sua necessidade de Ca, no meu o reservatório cabem 10 litros, e ficou quase 20 dias gotejando, ai somente recarrega a água DI, não o Kalk.

Felipe,
No primeiro que eu fiz, e desmontei por que vazou, eu coloquei um na sáida da água deionizada e outro depois do reator.

Mas o risco de um vazamento sempre existe, então, se colocar o regulador depois do reator, e aparecer um vazemento na junção de entrada no reator, ou na saída dele, toda a água do reservatório vai vazar de uma vez, se voce colocar na saída do reservatório, vai vazar, mas apenas um gotejamento (mais fácil de organizar depois), claro, a não ser que o vazamento seja no reservatório.. ai estrumbica tudo mesmo (foi o meu caso).

Abraços

Renato Vidal

19 9 91905481
renatovidaloliveira@uol.com.br

Mauro Becker

São Bernardo do Campo
SP - Brasil

4633 Mensagens

#478005 Publicado - 29/09/2007 :  11:17:27 PM  Mostrar perfil  Adicionar Mauro Becker a lista de contatos Ver Álbum de Fotos
Não qualificado

Renato,

Um show a simplicidade da garrafinha de agua, matou a pau! O truque é que este dispositivo pode ser bem simples e barato.

Obrigado pela tabela (trabalho e custos) de valores de CA e RA. Bem acompanhado, garantindo resultados, só tenho elogios.

Dwight Bann,

Já tivemos a oportunidade de conversar pessoalmente, mas reforçando, a ideia é usar tubos ou potes de facil acesso e baratos.

Felipe,

Farei um teste com o registro associado ao conta gotas, realmente a mangueira acaba viciando em 6 meses.

O registro posterior a ~saturação, corre o risco de vasamentos (bem observado pelo Renato) e também imagino que ocorra entupimentos por sedimentação da substancia saturada.

Acho que melhor regular na entrada mesmo.

[ ]s
MBECKER

maurobecker@brturbo.com.br

Dwight Bann

São Paulo
SP - Brasil

106 Mensagens

#478066 Publicado - 30/09/2007 :  02:38:53 AM  Mostrar perfil  Adicionar Dwight Bann a lista de contatos Ver Álbum de Fotos
Não qualificado

Mauro,

Foi um prazer muito grande te conhecer hoje na palestra.  Valeu pelas dicas!

Abraços,

Dwights Nano c/ T5/Moonlight
=============================
http://www.reefcorner.org/content.asp?/forum/topic.asp?TOPIC_ID=55270
 Desconectado ~  Usuário desde: 18/01/2007  ~  Última Visita: 05/11/2010 Alertar Administração  Ir ao inicio da página

Mauro Becker

São Bernardo do Campo
SP - Brasil

4633 Mensagens

#478530 Publicado - 01/10/2007 :  1:54:37 PM  Mostrar perfil  Adicionar Mauro Becker a lista de contatos Ver Álbum de Fotos
Não qualificado

Dwight,

O prazer foi meu! As dicas... provavelmente vc tem muitas também.

[ ]s
MBECKER

maurobecker@terra.com.br

Denis Costa

Salvador - Aracaju
:D - Brasil

1043 Mensagens

#488019 Publicado - 21/10/2007 :  2:29:03 PM  Mostrar perfil  Adicionar Denis Costa a lista de contatos Ver Álbum de Fotos
Não qualificado

Ola pessoal!

Poxa acho que passei uma hora aqui lendo com calma todo o andamento de vcs :D    Venho procurando algo pela internet para aposentar a dosagem de calcio a noite! Poxa no inicio eh legal mas depois eh um saco!  Acho que esse projeto resolve tudo!

Vou tentar por em pratica hj mesmo e vou postanto as fotos e resultados!

Mauro parabens pela organização!

AquaBaSe - Aquarismo Bahia & Sergipe. Notícias, Entrevistas, artigos e muito mais! http://aquabahiasergipe.com.br entre e participe!!!

Reef antigo - Denis´s Reef: http://costadenis.spaces.live.com/

Desconectado ~  Usuário desde: 22/10/2004  ~  Última Visita: 27/09/2013 Alertar Administração  Ir ao inicio da página

Otero Rodrigo

Bauru
SP - Brasil

68 Mensagens

#488468 Publicado - 22/10/2007 :  3:12:20 PM  Mostrar perfil  Adicionar Otero Rodrigo a lista de contatos
Não qualificado
Só uma dúvida....no caso de um aquário de 200 litros com apenas peixes e corasio moles, essse reator de água calcárea substitui o reator de cálcio?
Rodrigo Otero
 Desconectado ~  Usuário desde: 06/12/2006  ~  Última Visita: 26/02/2009 Alertar Administração  Ir ao inicio da página

Mauro Becker

São Bernardo do Campo
SP - Brasil

4633 Mensagens

#488489 Publicado - 22/10/2007 :  4:00:41 PM  Mostrar perfil  Adicionar Mauro Becker a lista de contatos Ver Álbum de Fotos
Não qualificado

Denis,

Muito obrigado pelo apoio, a ideia é facilitar a vida. E bem barato rsrsrsrs

Otelo,

No meu entender o reator de calcio em um aquario com as caracteristicas por vc apontadas,é um agente facilitador da manutenção de RA e secundariamente de CA.

Hoje pela facilidade de manutenção eu optaria por investir neste equipamento mesmo para aquarios de manutenção mais simples (corais moles).

A adição de Kalwasser já tem plicação prioritaria na manutenção dos niveis de CA e secundariamente os niveis de RA,  também tem efeito paralelo de facilitar a aglutinação de materia organica e conseguente facilitação na exportação pelo skimmer (fosfato).

Assim eu não entendo que o uso de um reator ou de outro acabe suprindo a necessidade do outro e vice versa, dando as devidas considerações a aplicação de cada um e das necessidades de cada aquario.

Entendo que o ideal é o uso conjugado dos dois sistemas, mas claro que há uma questao de custos e na pratica o quanto de beneficio lhe tras, se não acaba sendo simplesmente mais barato colocar uma colher de bio calcio vez por outra (vide necessidades especificas de cada sistema).

[ ]s
MBECKER

maurobecker@bol.com.br

Otero Rodrigo

Bauru
SP - Brasil

68 Mensagens

#488519 Publicado - 22/10/2007 :  4:53:52 PM  Mostrar perfil  Adicionar Otero Rodrigo a lista de contatos
Não qualificado

Valeu pela reposta Mauro...eu estou montando um aqua novo e com ctz vou fazer esse reator que vc criou....eu só estava na dúvida sobre a necesidade de um reator de cálcio mesmo....o seu já era ctz de que eu iria utilizar....

Só mais uma dúvida....vc deixa gotejando o tempo todo...24 horas....quantas gotas por minuto vc usa aproximadamente? Deixa gotejar mais no período noturno que no diurno?

Obrigado pela resposta

Att.

Rodrigo Otero

Rodrigo Otero
 Desconectado ~  Usuário desde: 06/12/2006  ~  Última Visita: 26/02/2009 Alertar Administração  Ir ao inicio da página

Denis Costa

Salvador - Aracaju
:D - Brasil

1043 Mensagens

#488627 Publicado - 22/10/2007 :  9:20:17 PM  Mostrar perfil  Adicionar Denis Costa a lista de contatos Ver Álbum de Fotos
Não qualificado

Ola a todos!!!

Mauro, segue abaixo o setup do meu reef e o config de como estou dosando ca:

Setup:

160litros (Display + sump + refugio)

pH:8,4ppm

Ra:3,2mili/equi.

Ca:450ppm

Temp. 26,8C

Suplementação de Ca

de 3 em 3 dias meio medidor do biocalcium

gotejamento diario de hidroxido de Ca  1 gota a cada 2s

E aí será que esta bom?

AquaBaSe - Aquarismo Bahia & Sergipe. Notícias, Entrevistas, artigos e muito mais! http://aquabahiasergipe.com.br entre e participe!!!

Reef antigo - Denis´s Reef: http://costadenis.spaces.live.com/

Desconectado ~  Usuário desde: 22/10/2004  ~  Última Visita: 27/09/2013 Alertar Administração  Ir ao inicio da página
Página: de 6 Tópico Anterior: Balling   dosadora Diy Tópico 42230 Tópico Seguinte: Reator de Cálcio de PVC  
 Imprimir
Página Anterior | Página Seguinte
Ir a:
  Esta página foi gerada em 0,79 segundos.