Quer anunciar na ReefCorner também? Clique aqui e saiba como!

Todos os Fóruns
 Aquarismo
 Marinho
 diferença de corrente trifásica para monofásica
   Todos os usuários podem enviar NOVOS tópicos a este fórum
   Todos os usuários podem responder neste fórum
Página Seguinte
 Imprimir
Autor Tópico Anterior: Reefcorner gringa.Ovo ou galinha??? Tópico 6109 Tópico Seguinte: Reef Vital Formula DNA
Página: de 2

Eduardo Cavalcanti

Recife
PE - Brasil

2228 Mensagens

Publicado - 28/07/2002 :  7:19:03 PM  Mostrar perfil  Adicionar Eduardo Cavalcanti a lista de contatos
Não qualificado
qual a diferença entre estas duas correntes. a casa de campo onde está o meu nano é monofásica e lá ocorrem muitas variações de energia. alguém poderia me explicar pq? isso pode aumentar as chances de queimar algum equipamento?

Edited by - Eduardo Cavalcanti on 30/08/2002 12:08:09 PM
 Desconectado ~  Usuário desde: 26/08/2001  ~  Última Visita: 09/05/2010 Alertar Administração 

Gustavo Duarte

Rio de Janeiro
RJ - Brasil

3013 Mensagens

#51283 Publicado - 28/07/2002 :  8:09:16 PM  Mostrar perfil  Adicionar Gustavo Duarte a lista de contatos
Não qualificado
Trifásico são tres fios, um 220V, uma 110V e outro neutro. Se iga o 110 com o 220V vc cria uma ddp de 110V e portanto terá 110V. Se liga o 220V com o neutro vc terá uma DDp de 220V e se liga o 110 no neutro vc terá uma ddp de 110v.

Quem tem na rede de casa 110 e 220 tem sistema trifásico. Há aparelhos que funcionam trifásicos como o wave light da sítio. Entra 220V, 110V e neutro e ele decide se alimentará o equipamento com que voltagem.

Desconectado ~  Usuário desde: 15/04/2001  ~  Última Visita: 13/06/2004 Alertar Administração  Ir ao inicio da página

Gustavo Duarte

Rio de Janeiro
RJ - Brasil

3013 Mensagens

#51288 Publicado - 28/07/2002 :  8:25:24 PM  Mostrar perfil  Adicionar Gustavo Duarte a lista de contatos
Não qualificado
Eu to com a sensação que falei besteira. Agora já tou confuso, porque se são tres fases, com 220V 110V e neutro só temos duas fases. Cade a terceira?

Não sei se é 110V 110V e 220V e faz-se 110 ligando-se 220 e 110. Me embananei.

Mas é por aí...
 Desconectado ~  Usuário desde: 15/04/2001  ~  Última Visita: 13/06/2004 Alertar Administração  Ir ao inicio da página

Carlos Finck

Sao Paulo
SP - Brasil

1023 Mensagens

#51291 Publicado - 28/07/2002 :  8:33:03 PM  Mostrar perfil  Adicionar Carlos Finck a lista de contatos
Não qualificado
Não é bem assim, não... Monofásico tem UMA FASE e um neutro (Mono = Um), normalmente obtém-se 110V neste sistema (em algumas regiões, 127V).

Bifásico tem duas fases e, eventualmente, 1 neutro (Bi = Dois). Digo "eventualmente" porque em muitas cidades, o neutro não está disponível. Obtém-se 220V neste sistema (quando se liga 2 fases) ou 110V/127V (quando se liga 1 fase e o neutro).

Já o sistema trifásico é normalmente utilizado em instalações industriais, e possui 3 fases (Tri = três) e, eventualmente, um neutro. Obtém-se 220V, ou 380V ou 440V (dependendo do que foi ligado pela concessionária) entre fases, e aproximadamente, a tensão fase-fase dividida por 1,732 (raiz quadrade de 3) quando se liga uma fase e o neutro (p.ex., para fase-fase = 220V, fase-neutro = 127V).

O objetivo do sistema trifásico NÃO é obter uma maior gama de tensões disponíveis, mas sim proporcionar um melhor equilíbrio nos sistemas, quando grandes potências estão envolvidas (tem outros motivos, mas a resposta ficaria muito extensa...).

Flutuações de tensão danificam equipamentos, e podem ser originárias de instalações mal feitas e/ou sub-dimensionadas, ou de problemas da própria concessionária de energia. Chame um bom eletricista paa conferir a instalação de sua casa, pois a situação tende a se agravar, podendo ocorrer choques elétricos e incêndios.

Boa sorte!
 Desconectado ~  Usuário desde: 28/07/2002  ~  Última Visita: 05/05/2006 Alertar Administração  Ir ao inicio da página

Garcia Junior

Hortolândia
SP - Brasil

368 Mensagens

#51299 Publicado - 28/07/2002 :  9:42:57 PM  Mostrar perfil  Adicionar Garcia Junior a lista de contatos Ver Álbum de Fotos
Não qualificado
Fala Eduardo.

So complementando o que ja foi explicado acima.
Quando se constroi ou reforma uma residencia por exemplo, faz-se um projeto eletrico, e uma tabela com a previsao de potencia que sera utilizada em cada ambiente(é um pouco mais complexo que isso mas serve pra entender). A concessionaria de energia entao de acordo com o resultado(e com a localidade) da somatoria das potencias faz a ligacao de 1 fio fase(monofasico), 2 fios fase...ou 3(trifasico) e(possivelmente)o neutro.
Se nao me engano os valores sao:
Potencia Total menor que 10.000W - monofasico
Entre 10.000 e 20.000W - bifasico
Acima de 20.000W - trifasico

Reforçando o que ja foi dito é extremamente importante que um profissional inspecione os circuitos para confirmar se esta tudo correto e nao ha pontos de fuga de corrente ou circuitos subdimensionados, prejudicando a sua instalacao e a propria rede publica.

[]´s

Desconectado ~  Usuário desde: 28/10/2001  ~  Última Visita: 05/08/2013 Alertar Administração  Ir ao inicio da página

Hermann Krug

Rio de Janeiro
RJ - Brasil

4 Mensagens

#51345 Publicado - 29/07/2002 :  12:25:03 AM  Mostrar perfil  Adicionar Hermann Krug a lista de contatos
Não qualificado
É já vi que o negócio que vocês sabem mesmo é aquário.

Tá tudo errado.

Em instalações residenciais, pode-se ter monofásico, bifásico ou trifásico. Dependendo somente da carga demandada na residência.
Em trifásico há a possibilidade de se obter 220V entre as fases e 110V entre fase e neutro. Em bifásico 220V entre as duas fases e 110V entre qualquer fase e neutro. Monofásico só há a possibilidade de se obter 110V entra a fase e o neutro.
Na verdade entre fase e neutro se obtém 127V , porém é comum falar 110V. Em todas as instalações residenciais existe o fio neutro.

Minha intenção de corrigir vocês, foi esclarecer a dúvida, e talvez facilitar a vida de quem precise de uma instalação de 220V e não sabe como fazer sem ligar um, transformador.

Existem regiões onde a tensão nominal é 220V e não 127V, como Goias, Brasília, Friburgo-RJ e outros.

Mas a dúvida inicial do amigo é se pode queimar algum aparelho. Muito difícil, pois não são eletrônicos, são na maioria bombas.
 Desconectado ~  Usuário desde: 28/05/2002  ~  Última Visita: 17/01/2004 Alertar Administração  Ir ao inicio da página

Carlos Shibukawa

Kani-shi
.. - Japão

310 Mensagens

#51619 Publicado - 30/07/2002 :  03:58:14 AM  Mostrar perfil  Adicionar Carlos Shibukawa a lista de contatos
Não qualificado
Hermann.

Só uma dúvida?

Sendo estas localidades c/ tensão nominal de 220V, seriam todas as instalações ou bifásicas ou trifásicas correto?

[]'s

Carlos
 Desconectado ~  Usuário desde: 15/04/2001  ~  Última Visita: 23/12/2009 Alertar Administração  Ir ao inicio da página

Alexandre Góes

Administrador

Rio de Janeiro
RJ - Brasil

6140 Mensagens

#51629 Publicado - 30/07/2002 :  06:19:46 AM  Mostrar perfil  Adicionar Alexandre Góes a lista de contatos Ver Álbum de Fotos
Não qualificado
Fala Galera,

A tensão NUNCA é 110V. É sempre 127V...

Como o próprio nome diz, monofásico tem uma fase, bifásico duas e trifásico 3 (oh! ). Cada fase dessas, em qq um deles, é de 127V.

Esse valor é RMS... O valor de pico é quase 180V

O neutro é só vc aterrar um fio no chão. De vez em qdo ele é fornecido pela concessionária, mas não conte c/ isso.

Nos sistemas onde há mais de uma fase elas sempre tem uma defasagem de 120° entre si, ou 1/3*1/60s (1/60s é o período da onda, já q a frequência é 60Hz).
Uma começa no 0°, outra no 120° e outra no 240°.

Assim sempre q ligarmos duas fases entre si, qq q sejam elas, teremos sempre 120° de defasagem. A 0° c/ a 240° dá tb 120° de diferença, já q 240° = -120°
Dessa forma obtemos uma tensão de 220V.
 Desconectado ~  Usuário desde: 24/12/2000  ~  Última Visita: 20/07/2014 Alertar Administração  Ir ao inicio da página

Cleverson Pinto

Curitiba
PR - Brasil

100 Mensagens

#51763 Publicado - 30/07/2002 :  7:39:29 PM  Mostrar perfil  Adicionar Cleverson Pinto a lista de contatos
Não qualificado
Eduardo, você comparou a sua casa de campo (monofásica) com a sua casa na cidade (trifásica), e disse que ocorrem variações de eneregia na casa de campo. Qual é o tipo de "variação de energia" que você se refere?
Em geral, motores elétricos (não sei qual o tipo de motor que você tem), sofrem muito com tensão baixa, que independe do tipo do sistema (1F ou 3F). A tensão baixa normalmente ocorre quando a rede é muito longa e fica longe da fonte (que é a subestação ou o transformador de distribuição, localizado no poste).
Chama-se tensão baixa quando a tensão está fora dos valores admissíveis em normas. Por exemplo, se 127 V é a tensão nominal do sistema, é aceito que a tensão esteja entre 116 V e 132 V como tensão adequada. Também há os conceitos de tensão crítica e precária, mas não quero me alongar muito em conceitos.
Se a linha for longa, a tensão "cai" proporcionalmente a impedância (distância) do consumidor a fonte, e é claro, os que estão mais distantes, no fim da linha, são os que mais sofrem. Por ser uma casa de campo, a probabilidade de estar no fim da linha é grande.
Além da queda de tensão, que causa aquecimento do motor, existem outros fatores ligados a qualidade da energia, que podem vir (ou não) afetar o desempenho de máquinas elétricas.

[ ]s.
Cleverson.
 Desconectado ~  Usuário desde: 04/05/2001  ~  Última Visita: 23/01/2014 Alertar Administração  Ir ao inicio da página

Eduardo Cavalcanti

Recife
PE - Brasil

2228 Mensagens

#51776 Publicado - 30/07/2002 :  8:17:53 PM  Mostrar perfil  Adicionar Eduardo Cavalcanti a lista de contatos
Não qualificado
cleverson, disse cair no sentido de ligar o chuveiro elétrico e a potência da luz cair nitidamente, por exemplo
 Desconectado ~  Usuário desde: 26/08/2001  ~  Última Visita: 09/05/2010 Alertar Administração  Ir ao inicio da página

Gustavo Duarte

Rio de Janeiro
RJ - Brasil

3013 Mensagens

#51791 Publicado - 30/07/2002 :  9:14:28 PM  Mostrar perfil  Adicionar Gustavo Duarte a lista de contatos
Não qualificado
Alexandre

Quer dizer que as ondas vem certinho para caso usemos juntas elas se somem? Caraca, como é possivel no meio dessa confusão de fios os caras mandarem os fios certos pra dentro de casa? E se entrar dois fios com a mesma defasagem? Dá m*?

Caraca, há muito mais coisa interessante na eletricidade queeu imaginava!

Eu fiz confusão entre bifásico e trifásico. E outra coisa. Também nao sabia que o neutro era somente aterrado. Achava que a compania elétrica fornecia o aterramento do neutro...

Eu não entendo muito bem, apesar de ter percebido ser importante, essa questão das ondas e períodos em eletricidade. Obviamente conheço a física das ondas, mas não sua importancia em eletrônica e eletricidade. Em lâmpadas fluorescentes já rolou um debate sobre isso, dizendo que há sistemas de inibir a onda negativa etc e tal. Muito louco isso. Mais louco é o lance de imaginar que cada fio traz uma defasagem certinha...

Edited by - Gustavo Duarte on 30/07/2002 6:16:02 PM

Alexandre Góes

Administrador

Rio de Janeiro
RJ - Brasil

6140 Mensagens

#51817 Publicado - 30/07/2002 :  11:04:29 PM  Mostrar perfil  Adicionar Alexandre Góes a lista de contatos Ver Álbum de Fotos
Não qualificado
Fala Gustavo,

Elas não somam... O q vc usa é a ddp gerado pela diferença entre elas.
Não é confusão, não... Mas mesmo q fosse dois fios c/ uma mesma fase, é como se vc tivesse um "downgrade" de sistema. Ao invés de ser, por exemplo, trifásico, vc teria um bifásico. Essa q vc perguntou vou deixar p/ vc responder... Os fios de mesma fase, claro, tem sempre o mesmo potencial... E se eu ligar dois fios de mesmo potencial, qual será a ddp (diferença de potencial)?

Eletricidade é muito maneira... E olha q essa matéria, eletrotécnica, era uma das mais chatas da faculdade.
 Desconectado ~  Usuário desde: 24/12/2000  ~  Última Visita: 20/07/2014 Alertar Administração  Ir ao inicio da página

Carlos Finck

Sao Paulo
SP - Brasil

1023 Mensagens

#51833 Publicado - 30/07/2002 :  11:59:42 PM  Mostrar perfil  Adicionar Carlos Finck a lista de contatos
Não qualificado
ô Góes, sinto dizer mas discordo de você quando diz que a tensão é sempre 127V entre fase e neutro... Dependendo do sistema de trafos usado pela concessionária, você não tem os 127 V que a teoria apregoa (220 dividido por raiz de 3), mas sim os 110V que o zé povinho fala... Porque as concessionárias muitas vezes usam trafos redutores diferentes para alimentar residências (mono ou bifásicas - trafos que recebem 13.8KV de duas fases da linha primária e tem, em seu secundário, apenas dois enrolamentos defasados, como os transformadores 12-0-12V que todo mundo compra para fazer fonte de alimentação) e instalações comerciais/industriais (trifásicas, estas sim com trafos de três enrolamentos, que podem ser ligados no sistema delta ou estrela, e esta, por sua vez, com ou sem neutro).

Devido a esta questão dos trafos, embora TEORICAMENTE o proprietário de uma residência que tenha uma demanda muito alta possa pedir ligação trifásica, vai pedir para a concessionária para ver o que eles respondem...

E tem outra coisa (agora com relação à queima de equipamentos): reatores eletrônicos para fluos, hoje, são tão comuns quanto os convencionais, e estão sujeitos aos danos da flutuação excessiva na tensão. Timers, então, nem se fala... E quanto às bombas, embora simples enrolamentos, sofrem (um pouco) com a variação de temperatura que as variações de tensão provocam. Provavelmente, não chegarão a queimar, mas terão sua vida útil diminuída.

Equipamento não té barato, então, na dúvida, porque arriscar?
 Desconectado ~  Usuário desde: 28/07/2002  ~  Última Visita: 05/05/2006 Alertar Administração  Ir ao inicio da página

André Benincasa

Santos
SP - Brasil

667 Mensagens

#51837 Publicado - 31/07/2002 :  12:12:21 AM  Mostrar perfil  Adicionar André Benincasa a lista de contatos
Não qualificado
So pra colocar mais lenha na fogueira e discordando do Goés....

Onde minha irma mora é 1 fase 220V é serio nunca tinha visto isso a não ser lá, logo la a diferença entre fase e neutro é 220 Vac....

So mais uma coisa foi perguntado qual a diferença entre estas duas correntes,,,,, Mas acho que ja perceberam que se queria falar em Tensão...

[]'s
 Desconectado ~  Usuário desde: 05/06/2001  ~  Última Visita: 03/11/2013 Alertar Administração  Ir ao inicio da página

Carlos Finck

Sao Paulo
SP - Brasil

1023 Mensagens

#51848 Publicado - 31/07/2002 :  12:35:35 AM  Mostrar perfil  Adicionar Carlos Finck a lista de contatos
Não qualificado
Já não é mais lenha nesta fogueira, é álcool da melhor qualidade...

Tem regiões , principalmente fora dos grandes centros, onde, por uma questão de economia de material, as concessionárias ligam apenas uma fase na entrada da residência, e o outro "polo" é criado pela própria terra (solo)... E isto exige tensões mais altas para funcionar direito, pois o "segundo condutor" é, digamos, meio instável (se chover ou se a temperatura variar muito, a resistência elétrica do solo muda, devido a isto, melhor trabalhar com tensão mais alta, pois assim as variações na tensão são menos impactantes).

No interior do RJ, mesmo, a coisa funciona deste jeito (projeto Luz no Campo da CERJ, eu sei porque a empresa em que trabalho forneceu os cabos, e foi o tonto aqui que analisou as especificações...)Incrível, mas funciona...

Agora, cê tem certeza de que você tem 1 fase e 1 neutro? Ou seriam 2 fases e NENHUM neutro?

Alexandre Góes

Administrador

Rio de Janeiro
RJ - Brasil

6140 Mensagens

#51849 Publicado - 31/07/2002 :  12:38:46 AM  Mostrar perfil  Adicionar Alexandre Góes a lista de contatos Ver Álbum de Fotos
Não qualificado
Fala Galera,

Ce Fink, NUNCA vi fase de 110V. E se for 110V mesmo, como é q vc consegue 220V?!?!?!?! A ddp interfases seria de apenas 190V!

André, existe monofásico de 220V tb... Na minha msg falei "É sempre 127V" se referindo apenas aos 110V. Mas pode ser 1F 220V tb, com certeza. Explicando melhor p/ não gerar ambiguidades, onde se lê "A tensão NUNCA é 110V. É sempre 127V..." leia-se "A tensão NUNCA é 110V. É sempre 127V, qdo está especificado 110V".

Carlos Finck

Sao Paulo
SP - Brasil

1023 Mensagens

#51861 Publicado - 31/07/2002 :  01:13:11 AM  Mostrar perfil  Adicionar Carlos Finck a lista de contatos
Não qualificado
Fala, Góes:

Imagine um trafo hipotético, que tenha o seu primário calculado para receber 13.8kV (a tensão primária em Sampa) e um secundário claculado para fornecer 110V.
Agora, vamos enrolar este trafo, só que, no secundário, ao invés de usar um único fio esmaltado, usemos dois.
No final, você terá um secundário com 4 pontas (2 de cada fio, claro). Agora, pegue 2 das pontas que estão "mais próximas", digamos, as duas do "começo" do enrolamento e ligue juntas (chama-se isto de "tap").

Ligue o primário nos 13.8kV (cuidado, dá choque - desculpe, piada besta) e meça a tensão no secundário. Sabe o que que você tem? 220V entre as duas pontas, e 110 V entre cada ponta e o "tap"... Por quê? Porque as fases estarão defasadas de 180º...

Comprove na prática: vai numa casa de material elétrico e pede um trafo 110V / 12+12V. Ligue e meça a tensão entre os fios do secundário... Agora, desmonte o trafo e veja como ele é enrolado... Depois, me conta (eu sei que você é curioso e não vai resistir a fazer a experiência...)

E você tem razão, tem lugares em que a tensão fase-neutro é de 220V.

Alexandre Góes

Administrador

Rio de Janeiro
RJ - Brasil

6140 Mensagens

#51873 Publicado - 31/07/2002 :  01:41:07 AM  Mostrar perfil  Adicionar Alexandre Góes a lista de contatos Ver Álbum de Fotos
Não qualificado
Fala Ce Fink

É claro q dá p/ conseguirmos qq tensão... Não só 110V, como 95.3V, 72.4V ou 138.5V....
Nesse esquema q vc criou vc fez um "bifásico" c/ defasagem de 180°... Mas isso é utilizado em algum lugar?!?
Mas o q eu nunca vi é 110V ser DISTRIBUIDO pela concessionária. Onde tem isso?!?

André Benincasa

Santos
SP - Brasil

667 Mensagens

#51902 Publicado - 31/07/2002 :  03:00:09 AM  Mostrar perfil  Adicionar André Benincasa a lista de contatos
Não qualificado
Góes

Que existe monofasico 220V eu sei... mas veja lá

quote:
Como o próprio nome diz, monofásico tem uma fase, bifásico duas e trifásico 3 (oh! ). Cada fase dessas, em qq um deles, é de 127V.

Foi ai que me peguei tem monofasico de 220 Vac na distribuição de energia em SAntos, são raros casos aqui em Santos, mas tem...

Mas ja ta explicado em sua mensagem anterior

quote:
André, existe monofásico de 220V tb... Na minha msg falei "É sempre 127V" se referindo apenas aos 110V. Mas pode ser 1F 220V tb, com certeza. Explicando melhor p/ não gerar ambiguidades, onde se lê "A tensão NUNCA é 110V. É sempre 127V..." leia-se "A tensão NUNCA é 110V. É sempre 127V, qdo está especificado 110V".

[]'s
 Desconectado ~  Usuário desde: 05/06/2001  ~  Última Visita: 03/11/2013 Alertar Administração  Ir ao inicio da página

Cleverson Pinto

Curitiba
PR - Brasil

100 Mensagens

#52007 Publicado - 31/07/2002 :  4:33:26 PM  Mostrar perfil  Adicionar Cleverson Pinto a lista de contatos
Não qualificado
Eduardo,
neste caso em que você liga o chuveiro e a tensão da residência cai, é que há excesso de carga nesta fase. A solução é separar a fase em que você usa o chuveiro. Se a residência é monofásica, pode solicitar a concessionária local a mudança para bifásico. Deve ter uma taxa para esta mudança, e também não esquecer de incluir no orçamento a mudança interna do circuito.

Goes, André e Ce Finck,
para subsidiar a discussão de vocês, segue as tensões padronizadas no país, extraídas da Resolução ANEEL n. 505, de 26/11/01, que estabelece disposições relativas à conformidade dos níveis de tensão de energia elétrica em regime permanente. Estas são as tensões NOMINAIS. Esta mesma Resolução estabelece níveis que a tensão pode variar sendo considerada adequada (de 0,91 a 1,04 da Tensão Nominal, para as tensões padronizadas).

Tensões padronizadas:
(FF/FT)
3F - 220/127
380/220

1F - 254/127
440/220

Tensões não padronizadas (em extinção):
3F - 208/120
1F - 230/115
240/120

Ce Finck, quando você falou em um condutor chegando ao consumidor, provavelmente se referiu ao sistema MRT (Monofásico Retorno pela Terra), amplamente usado na eletrificação rural aqui no PR.

Espero ter contribuído.
[ ]s.
Cleverson.
 Desconectado ~  Usuário desde: 04/05/2001  ~  Última Visita: 23/01/2014 Alertar Administração  Ir ao inicio da página

Carlos Finck

Sao Paulo
SP - Brasil

1023 Mensagens

#52093 Publicado - 31/07/2002 :  11:34:23 PM  Mostrar perfil  Adicionar Carlos Finck a lista de contatos
Não qualificado
Você está certo, Cleverson, é o MRT mesmo... E não é usado só no Paraná, não...

Agora é a vez do Góes: A distribuição NÃO é feita em 110V, não, é em MT (13.8kV, e outras) não, esta é a tensão do ramal do consumidor...

E em muitas pequenas concessionárias Brasil afora, e também em outros países, o sistema que exemplifiquei é usado... E não fui eu que criei, não, o que é uma pena...

Quanto à Aneel, eles precisam aprender que o mundo não é cor-de-rosa... principalmente num país onde se escolhe pelo preço, e não pela qualidade, onde normas deixam de ser respeitadas em nome de economia burra...
Quem nunca viu instalação feita com condutores menores que 1,50mm² (que é a menor seção recomendada por norma) levanta a mão... E não estou falando de casas antigas, não...
Página: de 2 Tópico Anterior: Reefcorner gringa.Ovo ou galinha??? Tópico 6109 Tópico Seguinte: Reef Vital Formula DNA  
 Imprimir
Página Seguinte
Ir a:
  Esta página foi gerada em 0,4 segundos.